Busca de Exercícios - UPE - Características de uma condição genética através da análise genealógica .f - Características da herança da polidactilia .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Características de uma condição genética através da análise genealógica .f
  • Características da herança da polidactilia .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2019)Número Original: 1Código: 10127484

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de figuras (Biologia).t Características da herança da polidactilia .f Uso de heredograma (Biologia).t

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Em humanos, a polidactilia pós-axial é caracterizada pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo da mão e/ou do pé. Observe a imagem e o heredograma a seguir: Fonte: http://www.criancaesaude.com.br/ortopedia- Fonte: Autoria do Elaborador pediatrica/drmrangel/polidactilia-excesso-de-dedos-na-mao/ Com base nas informações, é CORRETO afirmar que a característica em questão é condicionada por alelo a) autossômico recessivo letal, conforme observado no indivíduo 1, visto apresentar polidactilia, e dois de seus filhos que não a possuem morrerem antes de se reproduzirem. b) ligado ao X recessivo com expressividade variável, segundo se observa no indivíduo 2, devido ao fato de possuir polidactilia e ter prole com e sem a referida característica. c) autossômico dominante com penetrância incompleta como observado no indivíduo 3, por não apresentar polidactilia, mas recuperar a característica em sua prole na geração seguinte. d) ligado ao X dominante com penetrância completa, conforme se observa no indivíduo 4, em razão de ter passado a característica igualmente para filhos e filhas. e) autossômico recessivo pleiotrópico, como identificado no indivíduo 5, uma vez que apresenta mais de duas formas alélicas para a característica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2021)Número Original: 5Código: 10195862

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

Leia o texto e analise o heredograma a seguir: Úrsula (1-4) evita o marido, José Arcadio (l-3), temendo gerar um descendente com “rabo de porco”. Tal característica física aparecera anteriormente na família. Mas Úrsula concebeu três crianças sem rabo de porco: (Il-2), (Il-4) e (1-7). A família Buendía é marcada por relações consanguíneas, traições e amores não correspondidos. Tal família é extinta em sua sétima geração (VII), quase ao mesmo tempo do vilarejo e do nascimento de um bebê com rabo de porco (VII-1). Uma historia de CEM ANOS DE SOLIDÃO Vasaado na cura Cem Aros de Sotdão”, de Gaodoriei Garcia Marquez JOSÉ ARCADIO Ú Ai ae ÚRSULA IGUARAN Fonte: Genética na Escola 14 v2(2019). Disponível em: < https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1c- aef006b093c9 filesusr.com/ugd/b703be afe857a600544c99b6fb62fa900587bc.pdf> Acesso em: jul. 2020. Texto e Figura adaptados. Sobre o tipo de herança genética do fenótipo “rabo de porco”, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA. I-3 e 1-4 são primos, o casamento consanguíneo é representado pela linha dupla do casamento, e ambos possuem o gene para o fenótipo, caracterizando assim uma herança autossômica dominante. 1-3, 1-2, 1-2, IV-1, IV-2, V-2, V-4, VI-1 portam o gene na forma heterozigota para o fenótipo, que é de herança autossômica recessiva. IV-1, IV-2 são gêmeos bivitelinos e possuem genótipos diferentes, assim apenas um deles poderia ter passado adiante o gene para o fenótipo, mas somente para as suas filhas, visto ser uma herança ligada ao X dominante. V-4 e VI-1 são primos em segundo grau, e ambos portam o gene para o fenótipo, uma herança ligada ao Y. VII-1 é um menino afetado, da família Buendia, apresentando o fenótipo de herança do tipo ligada ao sexo recessiva, por só acometer os meninos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.