Busca de Exercícios - URCA - Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(URCA - 2020)Número Original: 15Código: 10114344

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
Exibir texto da questão

D “Se as palavras indicam muito das mudanças sociais e culturais de uma época, pois são carregadas de historicidade, a expressão “mulher pública” é reveladora de uma longa história de constantes exclusões e humilhações ostensivas para as mulheres, mas também de profundos deslocamentos, conquistas e inovações realizadas pelas mulheres. Basta lembrar que, apenas 30 anos atrás, esse termo designava um setor social condenado, estigmatizado e marginalizado, ligado à comercialização sexual do corpo, nos bairros do submundo das cidades. “mulheres públicas”, até então, era sinônimo de “mulheres alegres” ou de “mulheres da vida”, e todas essas expressões, apenas surradas, longe de remeter às imagens positivas que insinuam, nomeavam as prostitutas, “esgotos seminais”, na triste e misógina definição de Santo Agostinho” (RAGO, Margareth. “Ser mulher no século XXI ou carta de alforria”. IN: VENTURINI, Gustavo; RECAMÓN, Marisol; OLIVEIRA, Suely de. 4 mulher brasileira nos espaços público e privado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004, p. 31). Sobre as mulheres na História do Brasil, assinale a alternativa que contenha os itens corretos: Até aproximadamente o final do século XIX, o discurso predominante socialmente sobre o ser mulher significava identificar-se com a maternidade e a esfera privada do lar, sonhar com um bom casamento indissolúvel e afeiçoar-se às atividades leves e delicadas, que exigissem pouco esforço físico e mental; I) Ao longo da primeira metade do século XX, HD aquelas mulheres, que à época eram chamadas de “mulheres da vida”, circulavam livremente por ruas, praças e bares, sem que sofressem condenação moral, perseguição policial, ou qualquer outra forma de violência; No imaginário social da primeira metade do século XX, predominavam as definições de que as mulheres deveriam ser mães, como se sua essência estivesse no útero, responsável pelos bons e maus funcionamentos fisiológicos, psíquicos e emocionais, o que nem sempre foi acatado pelas próprias mulheres. Assinale: A) Se 1, Ie II estão corretos; B) Se apenas I e II estão corretos; C) Se apenas I e III estão corretos; D) Se apenas II e III estão corretos; E) Somente I está correto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.