Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - URCA - História Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(URCA - 2023)Número Original: 9Código: 12877456

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Questões com imagens (Hist.) Debates sobre a construção do racismo a partir do século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

(URCA/2023.1) No livro Memórias da Plantação, da artista e pesquisadora angolana Grada Kilomba, ela escreve sobre a presença do colonialismo no tempo presente, transcendendo os idos dos séculos XVI ao XIX. Segundo a artista, as memórias deste passado estão vivas, enterradas em nossa mente, e elas estão sempre prontas para serem contadas e recontadas. Para o linguista neerlandês, Teun A. van Dijk, no livro Discurso e Poder o racismo transpõe os atos de xingamentos e se manifesta na prática discursiva do cotidiano, nos roteiros, imagens e no audiovisual da mídia publi- citária e nos discursos oficiais. Em 2008, uma pesquisa de opinião global sobre ações governamentais para prevenir a discriminação racial entrevistou pessoas de 16 países. A China ficou em segundo lugar - 90% dos chineses disseram que igualdade racial é importante. Observe o conjunto de figuras abaixo: AND BE LIKE DE Quaid = Figura 1. A figura Chlorinol é uma gravura do final do século XIX usada como publicidade de promoção do sabão alvejante de mesmo nome, publicada em jornal inglês do ano de 1907. A tradução da legenda: Nós iremos usar Chlorinol e ficar como o negro branco. É PELO CORPO QUE SE RECONHECE RAD DDR DEVASSA NEGRA. ENCORPADA, ESTILO DARK ALE. DE ALTA FERMENTACAO, CREMOSA E COM AROMA DE MALTE TORRADO ad: Figura 2. O anúncio da Devassa Tropical Dark, veiculado entre 2010 e 2011, trazia uma ilustração de uma mulher negra, em pose sensual e com um vestido de gala com as costas abertas, junto à mensagem: É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra. Figura 3. Anúncio do sabão Qiaobi veiculado na China em 2016. Quadro a quadro, na propaganda há uma jovem chinesa lavando roupas. Um homem negro de cabelos crespos, com marcas claras no rosto, surge em cena. Após ambos se olharem sugestivamente, ela insere um tablete de sabão Qiaobi na boca dele. Em seguida, a jovem empurra o homem para dentro de uma máquina de lavar. Após instantes, o homem negro reaparece transformado em um chinês de pele clara e cabelos lisos. A jovem parece estar encantada com o resultado. Após a leitura das imagens e suas respectivas legendas, marque a alternativa CORRESPONDENTE: I. Historicamente as expansões marítimas e o imperialismo europeu sobre os territórios africano, asiático e da Oceania provocou dizimação, o empobrecimento cultural, material e moral desses povos não europeus. II. O colonialismo é compreendido como um sistema sociopolítico, cultural, econômico e ideológico que sistematizou o racismo contra povos não europeus, e suas práticas culturais. O colonialismo se impõe, a partir do poder econômico até os dias atuais, seja no discurso do cotidiano, na publicidade ou nos discursos oficiais da economia e das instituições públicas e privadas. HI. A primeira figura apresenta uma forma de discriminação racial comum na publicidade comercial do século XIX. Na segunda figura têm-se uma representação que valoriza o corpo da mulher negra, sendo exaltada por suas verdadeiras qualidades. Na terceira figura, há uma representação que reforça o ideal racista das propagandas comerciais do século XIX. IV. Na década de 1960 houve uma nova fase para as mulheres que lutavam pelo fortalecimento do movimento feminista, incluindo a emancipação dos seus corpos, autonomia, liberdade e igualdade de direitos; neste contexto os negros nos Estados Unidos protestavam contra a brutalidade policial, a segregação, a discriminação e pela conquista de direitos civis. A) Apenas afirmativas III e IV estão corretas. B) Apenas afirmativas II, HI e IV estão corretas. C) Apenas afirmativas I, Il e IV estão corretas. D) Apenas afirmativas I, Il e IV estão incorretas. E) Apenas afirmativas I e IV estão incorretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2021)Número Original: 14Código: 11707070

Segundo Semestre - Segundo Dia

Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos relacionados com o Milagre Econômico brasileiro a partir do governo Médici .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

I. I. Observe a imagem: em Cartaz impresso e distribuído pelo Serviço Social da In- distria (SESD), para a Semana da Pátria, no ano de 1974, durante o governo Médici. A partir do governo Mé- dici (1969-1974), um dos governos da Ditadura Milit: Empresarial brasileira, foi desenvolvida uma política econômica que ganhou a alcunha de "Milagre Econô- mico", Sobre esta política e suas consequências: O Brasil teve um crescimento econômico. especialmente na indústria de transformação e na indústria de bens duráveis. O crescimento tinha por base o capital estrangeiro, o capital nacional financiado pelo Estado e as empresas estatais. Houve um aumento da dependência do exterior, aumento da dívida externa, de 3,9 bilhões para 12 bilhões de dólares. A desigualdade social aumentou no período: enquanto as rendas do capital aumentaram, o salário mínimo real caiu, o que configura a expansão da pobreza nas cidades. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação III está correta. B) Estão corretas as afirmações II e II. C) Estão corretas as afirmações Ie IL. D) Todas as afirmações estão corretas. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2021)Número Original: 8Código: 11707105

Segundo Semestre - Segundo Dia

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX África.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

Observe as imagens: Imagem: 1: Organizações africanas antes de 1885 In: https:/fafricaurteeducacao.clar.nfg.be/modulodlentntipartel btnile Imagem 2: Partilha da Africa pelos paises imperialistas ram a , i , i 4 4 | K i | rever, In: https:/novuescols.ory.he/conteudo/2S6/a-que-foba-conferencia-de-herlim O continente africano tem uma história milenar. Milha- res de etnias e culturas, centenas de reinos, alguns forma- ram impérios, que caracterizam a diversidade daquele continente. Em 1880, 10% do continente estava sob do- mínio europeu. Nas décadas seguintes, foi dividido pelas potências imperialistas europeias: Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, França e Inglaterra. Foram características do colonialismo imperialista sob os povos africanos: I. O saque das riquezas minerais, a exploração de produtos tro- picais, a constituição de latifúndios. Il. A exploração mediante trabalho compulsório em algumas áreas, como no Congo Belga, com castigos físicos, massa- cres € torturas aos que não aceitavam. WI. A divisão artificial dos territórios, segundo os interesses dos colonizadores, sem levar em conta as divisões anteriores, dos próprios povos africanos. Marque a alternativa correta: A) Todas as afirmações estão corretas: T, Ile III. B) Estão corretas as afirmações Te IL. €) Estão corretas as afirmações II e TI. D) Apenas a afirmação TIT está correta. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(URCA - 2022)Número Original: 14Código: 11701049

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do processo político que culminou no impeachment do presidente Collor .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2022
Questão de Vestibular - URCA 2022
Exibir texto da questão

Em maio de 1992, o irmão do Presidente Fernando Collor de Mello, de nome Pedro Mello, de- nunciou que havia um esquema de corrupção, tráfico de influências, contas fantasmas, que envolviam o pre- sidente e seus aliados políticos. A situação desembocou na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPD, promovida pelo Congresso Nacional. No embate político da época, Collor convocou a população a vestir as cores da bandeira nacional e seus opositores estimula- ram a população a vestir-se de preto e ir às ruas. Manifestação no ano de 1992. Divulgação: Repórter UNESP O movimento de milhares de jovens que foram às ruas no ano de 1992 pelo impeachment do Presidente Collor de Mello, ficou conhecido por: A) Vem pra Rua. B) Tenentismo. C) Caras Pintadas. D) Passe Livre. E) Diretas Já.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(URCA - 2022)Número Original: 2Código: 11701055

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a civilização romana em seu período republicano .f Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2022
Questão de Vestibular - URCA 2022
Exibir texto da questão

Observe a gravura abaixo, referente à Revolta do Monte Sagrado (494 a.C.) promovida pela plebe romana: “A Secessão do Povo ao Mons ace”, gravada por B. Batacin, 184 a: ps commons wikia ce/ ike: Secessão pleisJPG No início do período republicano da Roma Antiga, a plebe enfrentava duras condições, tais como: não ter acesso aos cargos públicos e à justiça, não ter suas famí- lias reconhecidas pelo Estado, podendo inclusive ser es- cravizada por dívidas. Sobre a condição social em Roma no período republicano: Foi durante este período que surgiram diversas leis que abo- liram alguns dos privilégios dos patrícios, como a permissão para o casamento entre plebeus e patrícios e o fim da escra- vidão por dívida. Il. A plebe migrou para outras regiões da peninsula italiana, não fazendo mais parte da sociedade romana. IIL. A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo e as lutas soci- ais internas, provocaram mudanças nas condições sociais e políticas da plebe. Marque a alternativa correta: A) Todas as afirmações estão corretas: 1, Ile III. B) Estão corretas as afirmações I e II. C) Estão corretas as afirmações I e III. D) Apenas a afirmação II está correta. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?