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1(USP - 2019)Número Original: 85Código: 6983281

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos da primeira revolução industrial ocorrida na Inglaterra do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 192 edição, p. 52. A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII, (A) deveu-se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifista e voltada para o comércio. (B) originou-se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada. (C) vinculou-se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith. (D) resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores. (E) decorreu da ampla difusão de um ideário Ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o “espírito do capitalismo”.


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     B     
     C     
     D     
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2(USP- SP - 2008)Número Original: 79Código: 6220

Primeira Fase

Capitalismo Concorrencial ou de Mercado - Primeira Revolução Industrial (História)
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Questão de Vestibular - USP 2008
Questão de Vestibular - USP 2008
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“O livre-comércio é um bem — como a virtude, a santidade e a retidão — a ser amado, admirado, honrado e firmemente adotado, por si mesmo, ainda que todo o resto do mundo ame restrições e proibições, que, em si mesmas, são males — como o vício e o crime — a serem odiados e detestados sob quaisquer circunstâncias e em todos os tempos.” The Economist, em 1848. Tendo em vista o contexto histórico da época, tal formulação favorecia particularmente os interesses a) do comércio internacional, mas não do inglês. b) da agricultura inglesa e da estrangeira. c) da indústria inglesa, mas não da estrangeira. d) da agricultura e da indústria estrangeiras. e) dos produtores de todos os países.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(USP- SP - 2005)Número Original: 3Código: 5965722

Segunda Fase

Primeira Revolução Industrial (História)
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Questão de Vestibular - USP 2005
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“O pano ou tecido deste Reino... interessa tanto ao soberano quanto ao súdito, ao nobre e ao plebeu, até mesmo a toda profissão, condição e espécie de homem desta nação”. Thomas Middleton, 1622. a) Por que a produção têxtil inglesa interessava ao rei, à nobreza e aos plebeus? b) Qual a importância da produção têxtil para a futura Revolução Industrial inglesa?


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4(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5072

Segunda fase - Segundo dia

Primeira Revolução Industrial (História)
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Questão de Vestibular - USP 2012
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BALANÇAS COMERCIAIS DA FRANÇA E INGLATERRA NO SÉCULO XVIII (EM MILHÕES DE LIBRAS) Exportações e importações na França de 1715 - 1780 Exportações e importações na Inglaterra do 1700 - 1785 | | 400. | T T T . ih, 400 so | | Ii | me pet ll | its silly Ny ql! | jpeonmações + Mi Il I ul erly"! 4 | Fernand Braudel, Civilização material, economia e capil Considerando os dois gráficos acima, lismo, Vol. Il, Lisboa, Teorema, 1992, p. 175. Adaptado. a) defina e explique o significado geral de uma balança comercial “favorável” ou “desfavorável” para um determinado país; b) compare os papéis político-econômicos da França e da Inglaterra na competição internacional do século XVIII, bem como a importância desses países para as regiões colo! americanas da época.


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5(USP - 2017)Número Original: 6Código: 6978669

Segunda Fase - Terceiro dia

Relações de trabalho, tecnologia e liberdade no mundo greco-romano .f História Comparada Aspectos do conhecimento científico e tecnológico do Ocidente na passagem do século XVIII para o XIX .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
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A construção da modernidade econômica no Ocidente teve como elementos determinantes a aquisição de características mentais e sociais totalmente estranhas ao mundo greco-romano: uma árdua e longa reapropriação civil do trabalho e a invenção de uma relação nunca antes experimentada entre trabalho dependente e liberdade pessoal, seja nas cidades que renasciam, seja nos campos depois do feudalismo. E também uma reconquista da dimensão física da natureza — matéria e movimento, em um novo quadro de experiências e conceitos — como condição para uma aliança entre inteligência e produtividade, entre conhecimento científico, saberes artesanais e inovações tecnológicas. Aldo Schiavone, Uma História rompida. Roma Antiga e Ocidente Moderno. A partir do texto, a) caracterize a relação entre trabalho e “liberdade pessoal” na Antiguidade Clássica; b) compare a natureza do conhecimento científico e das inovações tecnológicas do mundo greco-romano com a do mundo moderno.


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