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1(USP- SP - 2013)Número Original: 50Código: 4989

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Documentos históricos sobre a violência da Revolução Francesa no final do século XVIII .f França.b
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam. Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado. O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor a) discorda dos propósitos revolucionários e defende a continuidade do Antigo Regime, seus métodos e costumes políticos. b) apoia 'incondicionalmente as ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de transformar o país. c) defende a criação de um poder judiciário, que atue junto ao rei. d) caracteriza a violência revolucionária como uma reação aos castigos e à repressão antes existentes na França. e) aceita os meios de tortura empregados pelos revolucionários e os considera uma novidade na história francesa.


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2(USP- SP - 2016)Número Original: 79Código: 6387578

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentido das representações artísticas relacionadas com a Inglaterra no contexto da Europa após a Revolução Francesa Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Jacques-Louis David. Governo inglês — o Inglês nascido livre, 1794. A imagem pode ser corretamente lida como uma a) defesa do mercantilismo e do protecionismo comercial ingleses, ameaçados pela cobiça de outros impérios, sobretudo o francês. b) crítica à monarquia inglesa, vista, no contexto da expansão revolucionária francesa, como opressora da própria sociedade inglesa, c) alegoria das pretensões francesas sobre a Inglaterra, já que Napoleão Bonaparte era frequentemente considerado, pela burguesia, um líder revolucionário ateu. d) apologia da monarquia e da igreja inglesas, contrárias à laicização da política e dos costumes típicos da Europa da época e) propaganda de setores comerciais ingleses, defensores dos monopólios comerciais e contrários ao livre- cambismo que, à época, ganhava força no país.


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3(USP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 31832

Segunda Fase - Terceiro Dia

Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
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O problema agrário era portanto o fundamental no ano de 1789, e é fácil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomara como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a única fonte de renda líquida. E o ponto crucial do problema agrário era a relação entre os que cultivavam a terra e os que a possuíam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam. Eric Hobsbawm. A era das revoluções. 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29. a) Caracterize o momento social e econômico por que a França passava no período a que se refere o texto. b) Quais são as principais diferenças entre as propostas fisiocratas e as práticas mercantilistas anteriores a elas?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(USP- SP - 2005)Número Original: 36Código: 5965481

Primeira Fase - Grupo V

Aspectos e características da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada pela Assembleia Nacional em 1789 França.b
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Questão de Vestibular - USP 2005
Questão de Vestibular - USP 2005
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votada pela Assembléi A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava a) b) c) a) e) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão. recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna. estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social. assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa. pór em prática o principio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.


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5(USP- SP - 2007)Número Original: 5Código: 6294

Segunda Fase

Revolução Francesa
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Questão de Vestibular - USP 2007
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As agitações políticas e sociais que marcaram o período 1820-1848, no Ocidente, guiaram-se por concepções decorrentes tanto da Revolução Francesa de 1789, quanto da Revolução Industrial inglesa (em curso desde a década de 1780). a) Descreva uma dessas concepções. b) Relacione-as com um movimento social e/ou político do período (1820-1848).


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