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1(USP- SP - 2020)Número Original: 2Código: 7504653

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Consequências da extinção de espécies na dinâmica de uma teia alimentar .f Com diagrama (Biologia).t Esquematização da pirâmide de energia de um ambiente .f Identificação de espécies de uma cadeia alimentar presentes em teia alimentar .f Identificações de espécies que ocupam diferentes níveis tróficos em uma teia alimentar .f

Questão de Vestibular - USP 2020
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Em um cerrado campestre bem preservado, ocorre a teia trófica representada no esquema. a) Cite uma espécie dessa teia alimentar que ocupa mais de um nível trófico, especificando quais são eles. b) Cite cinco espécies de uma cadeia alimentar que faça parte dessa teia. Desenhe um esquema da pirâmide de energia desse C) ambiente. Com relação à dinâmica dessa teia alimentar, descreva o efeito indireto da extinção local do bem-te-vi sobre a população do predador de topo dessa teia (ou seja, aquele que preda sem ser predado por nenhum outro componente da teia). Caso o capim-cabelo-de-porco venha a sofrer uma grande queda em sua biomassa, qual interação biológica seria esperada entre os consumidores primários que se alimentam desse recurso?


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2(USP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991025

Segunda Fase - Segundo Dia

Características dos fatores abióticos que proporcionam maior diversidade de adaptação dos animais ao clima frio.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior produção primária bruta ao longo do ano.t Com gráfico de barras (biologia).t Fatores ambientais que influenciam na complexidade de uma cadeia trófica.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior diversidade de seres vivos.t

Questão de Vestibular - USP 2019
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Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol. Pluviosidade anual (mm) Temperatura máxima Duração do dia em junho 3000 + em junho (ºC) (horas:minutos) 30 5 11:55 5 2500 4 Em al. 14) EM E 25 5 11:26 4 2000 + a mo EE 20 5 11:12 4 1500 4 15 + 10:58 4 4 10:43 - 1000 10 10:29 5 500 4 5 | 10:14 5 0 0 10:00 L1 L2 L3 L4 L1 L2 L3 L4 Li L2 L3 L4 a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios? b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique. c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.


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3(USP - 2021)Número Original: 4Código: 9131088

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação dos fatores abióticos de um ambiente.f Características dos níveis de organização dos seres vivos .f Identificação de um organismo pela densidade populacional.f Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos fatores bióticos de um ambiente.f Características dos níveis de organização em ecologia .f

Questão de Vestibular - USP 2021
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O esquema representa um costão rochoso e alguns dos organismos comuns que nele vivem. Nível médio da maré alta é R ae Go Caramujo Õ dio dk Caranguejo Craca “Ee Estrela-do-mar / Sos Ostra Q, x <> * de pg x @ sp IX TE rocha 959 5009 % 093% 805% 4 --------------: Nivel médio da maré baixa Com base no esquema, responda: a) Qual é o organismo que apresenta maior densidade populacional nesse trecho de costão rochoso representado no esquema? b) Cite um fator biótico e um fator abiótico que podem atuar neste ambiente. c) Com relação ao esquema, preencha as lacunas da frase que se encontra na folha de respostas, utilizando os níveis de organização a seguir (é possível fazer ajustes de concordância de plural e singular): molécula > célula > tecido > órgão > sistema> organismo ou indivíduo > população > comunidade > ecossistema > bioma > biosfera c) O costão rochoso é um ambiente característico de/do(s)/da(s) costeiros(as), muito comuns nas áreas litorâneas do Sudeste do Brasil, limítrofes com o(s)/a(s) Mata Atlântica. O esquema mostra um(a) de invertebrados, formado(a) por de cinco espécies.


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4(USP - 2018)Número Original: 42Código: 6978353

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Características das bactérias que participam do ciclo do nitrogênio .f Características dos processos envolvidos no ciclo da água .f Formas da restituição do carbono à atmosfera.t

Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquimicos. |. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera. Il. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera. Il. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva. Está correto o que se afirma em (A) |, apenas. (B) le Il, apenas. (C) Ile III, apenas. (D) III, apenas. (E) |, Ile IL.


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5(USP - 2017)Número Original: 48Código: 6978262

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação (Biologia) Com gráfico de barras (biologia).t Características de uma população em equilíbrio Características de uma população em expansão Características de uma população em risco de extinção

Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, Be €, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente. Estágios Populações A Senescente | Adulto 2 Adulto 1 Juvenil 2 a E Juvenil 1 E au RS | Bresinsky et ol. Tratado de Botânica de Strasburger, 36º ed, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2012, Adaptado. A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente, a) A,B, C. b) A, C, B. c) B,A, C. d) B,C,A. e) CA,B.


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