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Busca de Exercícios - USP - Cadeias Alimentares - Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Aprenda a usar!

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1(USP- SP - 2020)Número Original: 6Código: 7504661

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Características da variação populacional de dinoflagelados no evento de maré vermelha.t Características do evento maré vermelha.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2020
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Ao investigarem as razões para um evento de maré vermelha que ocorreu em uma região costeira do Brasil, os cientistas e técnicos encontraram uma relação entre a pluviosidade na área, o tratamento e destino de esgotos domésticos nos municípios vizinhos e a abundância de algumas espécies de microalgas com toxinas (nocivas à saúde humana) do grupo dos dinoflagelados, segundo o gráfico abaixo. ne Cro que" Senn® nov dez 2018 jan fev mar abr 2019 mai jun jul Abundancia de dinoflagelados (célula / litro de agua do mar) Pluviosidade (mm de chuva) a) b) C) Qual é o mês de ocorrência da maré vermelha”? Como esse aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa e como ela pode evitar uma intoxicação? Pelo demonstrado no gráfico, qual a razão para o rápido aumento na abundância de dinoflagelados no evento de maré vermelha? E para seu rápido declínio? Contagem de coliformes fecais (CF / litro de água do mar)


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2(USP- SP - 2009)Número Original: 2Código: 6025

Segunda Fase

Cadeias Alimentares Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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A presença do mercúrio foi analisada em populações humanas ribeirinhas e em três espécies A, Be C de animais de um rio da região amazônica, todos fazendo parte de uma mesma teia alimentar. A tabela mostra os resultados obtidos. Amostras Concentração média de mercúrio (microgramas/g) Cabelos de seres humanos 19,1 Tecidos de animais da espécie A 8,3 Tecidos de animais da espécie B 0,7 Tecidos de animais da espécie C 0,01 a) No esquema da folha de respostas, distribua os seres humanos e os animais das espécies A, Be C, de modo a representar corretamente a teia alimentar. b) Não está ainda esclarecido se o mercúrio presente no rio pode prejudicar a saúde das populações ribeirinhas. Como precaução, pensou-se em recomendar que as pessoas deixassem de comer peixe. Sabendo-se que peixe e mandioca (aipim) são os alimentos básicos dessas populações, a retirada do peixe da alimentação pode provocar desnutrição? Por quê? f Produtores


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3(USP - 2021)Número Original: 30Código: 9147606

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Consequências do aumento de gás carbônico (CO2) para o ambiente marinho .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
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O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (1): (I) CO; + H,)0 = H2CO3 = HCO3° + H* As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (Il) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos: (II) Ca?* + CO377 = CaCO3 Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta: (A) O processo (|) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (Il). (B) O processo (|) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (Il). (C) O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (Il). (D) O processo (|) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (Il), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias. (E) O processo (1) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (Il). Note e adote: Considere o bicarbonato solúvel e o carbonato de cálcio insolúvel.


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4(USP - 2019)Número Original: 31Código: 6983399

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Consequências do dióxido de carbono dissolvido nos oceanos para os recifes de corais.t
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno. O dióxido de carbono dissolvido no oceano (A) gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes. (B) é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral. (C) leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral. (D) é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes. (E) reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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5(USP - 2020)Número Original: 56Código: 7504877

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ações humanas que interferem no equilíbrio biológico dos rios que passam por grande centros urbanos.t
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve-se principalmente à(ao) (A) descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos. (B) aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens. (C) aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles. (D) descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento. (E) ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação.


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