Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - USP - Imunologia e Imunização Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Imunologia e Imunização
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2019)Número Original: 34Código: 6983309

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação por tabelas (Biologia).t Causas da baixa adesão à vacina na sociedade .f Mecanismos gerais de produção de vacinas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, | . Contudo, sabe-se que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de | As lacunas le Il podem ser corretamente preenchidas por: (A) à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública. anticorpos que estimulam uma resposta imunológica passiva contra uma doença específica, em pessoas saudáveis. (B) a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo. vírus patogênicos modificados em laboratório, causando a cura pela competição com os vírus não modificados da pessoa doente. (C) a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo. antígenos do agente patogênico, estimulando uma resposta imunológica ativa, em pessoas saudáveis. (D) ao alto custo dessas vacinas, não coberto pelo sistema público, o que as torna inacessíveis a grande parte da população. antígenos do agente patogênico para garantir a cura em um curto espaço de tempo, em pessoas doentes. (E) à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde pública. anticorpos específicos produzidos em outro organismo, que se multiplicam e eliminam o agente patogênico, em pessoas doentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(USP - 2021)Número Original: 5Código: 9131091

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Função da febre no organismo nos primeiros dias de uma infecção .f Identificação (Biologia) Características dos métodos de diagnóstico da COVID-19 por meio da presença de anticorpos .f Uso de figuras (Biologia).t Consequências da diminuição da saturação de oxigênio para o pH sanguíneo .f Consequências do acúmulo de líquidos nos pulmões para as trocas gasosas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

Analise a resposta imunológica à infecção do organismo pelo coronavírus do tipo SARS-CoV-2, associado à COVID-19, a variação na quantidade de vírus no organismo, os sintomas (quando presentes) e as possibilidades de diagnóstico da infecção por dois métodos (X e Y) ao longo de 20 dias após a infecção. SARS-CoV-2 Linfócitos B Anticorpos —> Ys Fagócitos Sf E 7/ x O a 12 horas 7 a20 dias Tempo após a infecção Término da febre e início de outros sintomas A 0 Diagnóstico pelo método Y Curva da quantidade de vírus no organismo ==. o* / Curva de eficácia do diagnóstico pelo método X I 1 1 10 15 20 Diasapós © a infecção Abbas, et al. Imunologia Celular e Molecular, 2011, e J. Bras. Patol. Med. Lab., https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049. Adaptados. a) Cite uma função da febre nos primeiros 5 dias da infecção por SARS-CoV-2. b) Dos métodos citados, identifique e justifique aquele mais indicado para o diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2 pela presença de anticorpos. Segundo o gráfico apresentado, em qual dia após a infecção o diagnóstico será mais preciso utilizando este método? c) A resposta imunológica à infecção por SARS-CoV-2 pode causar inflamação pulmonar. Isso resulta em acúmulo de líquido nos pulmões, o que prejudica a troca gasosa, diminuindo a saturação de oxigênio no sangue. Como o acúmulo de líquidos nos pulmões interfere na troca gasosa? O que acontece com o pH do sangue quando ocorre diminuição da saturação de oxigênio?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(USP- SP - 2012)Número Original: 13Código: 5202

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Interpretar (Gráficos) Rec Imunologia e Imunização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Um camundongo recebeu uma injeção de proteina Ae, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas. a 3 (unidade arbitrária) g Ê 8 E E 8 8 2 8 E = 8 Ê 5 8 3 4 5 6 7 8 1 Tempo (semanas) Injeção Injeção deproteinaA — de proteinas Ae B W. K. Purres, D. Sadava, G. H. Orians, H. C. Heller. Life. The Science of Biology. Sinauer Associates, Inc. W.H. Freeman & Comp., 6º ed,, 2001. Adaptado. As curvas a) Xe Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteina A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária. b) Xe Y representam as concentrações de anticorpos contra a proteina A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária. c) Xe Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária. d) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteina B, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária. e) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2011)Número Original: 46Código: 5377

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Rec Imunologia e Imunização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
Exibir texto da questão

Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação: Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele. Folha de S. Paulo, 06/08/2010. Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteina, presente a) b) no platelminto causador da doença, ao ser introduzida no ser humano, estimula resposta imunológica que, depois, permite o reconhecimento do parasita no caso de uma infecção. no platelminto causador da doença, serve de modelo para a produção de cópias de si mesma no corpo do hospedeiro que, então, passa a produzir defesa imunológica contra esse parasita. no molusco causador da doença, estimula a produção de anticorpos no ser humano, imunizando- o contra uma possível infecção pelo parasita. no molusco causador da doença, atua como anticorpo, no ser humano, favorecendo a resposta imunológica contra o parasita. no nematelminto causador da doença, pode ser utilizada na produção de uma vacina capaz de imunizar o ser humano contra infecções por esses organismos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2023)Número Original: 3Código: 12818344

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Resposta Imunológica
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

“Um homem que vive com HIV desde a década de 1980 foi curado. Este é apenas o quarto caso do tipo no mundo. Ele recebeu um transplante de medula óssea para tratar uma leucemia que desenvolveu aos 63 anos, e o doador era naturalmente resistente ao vírus. A equipe médica responsável pelo seu tratamento decidiu que ele precisava do transplante para substituir sua medula óssea doente por células normais. O HIV entra nos glóbulos brancos do nosso corpo usando uma porta microscópica - uma proteína chamada CCR5. No entanto, algumas pessoas, incluindo o doador, têm mutações no gene CCR5 que fecham essa porta e impedem a entrada do vírus.” Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62324526. Adaptado. O HIV liga-se ao receptor CCR5 durante o processo de infecção dos glóbulos brancos. A mutação delta 32 do CCR5 inviabiliza sua inserção na membrana plasmática impedindo a entrada do HIV conforme ilustrado a seguir: Vírus HIV Receptor CCR5 selvagem AAA A AAAA MAAAAAAAAAA >t cca] tac [AGT] cag] TAT] caal TIC] TGS] AAG] AAT] TTC] CAG] ACA] TTA [AAG] ATA [GTC | deleção AAAAAAAAAA Receptor CCR5 com a mutação delta 32 Vírus HIV Disponível em https://doi.org/10.1007/s40011-021-01237-y/. Adaptado. a) Cite outra infecção sexualmente transmissível, além da AIDS. b) Um laboratório de análises clínicas possui amostras de sangue e mucosa bucal colhidas do paciente antes do transplante e após 1 ano do procedimento. Qual dessas 4 amostras é a indicada para confirmar a presença da mutação no gene CCR5 no paciente curado? Justifique sua resposta. c) Considerando a estrutura dos genes eucarióticos, a deleção de 32 pares de bases aconteceu em que parte do gene CCR5? Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?