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1(USP- SP - 2019)Número Original: 6Código: 6991034

Segunda Fase - Segundo Dia

Com diagrama (Biologia).t Determinação da proporção genotípica dos descendentes de cruzamentos entre plantas com alelos de segregação independente .f Determinação de genótipos a partir dos fenótipos envolvendo genes com segregação independente .f Determinação da proporção fenotípica dos descendentes de cruzamentos entre plantas com alelos de segregação independente .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Em uma variedade de petúnia, as flores podem ser brancas, róseas ou roxas. Suponha que essas cores de flores resultem de pigmentos cuja síntese é determinada por genes com segregação independente que participam de uma mesma via metabólica, conforme esquematizado abaixo: Precursor (flores brancas) Lócus A | <— Enzimal Produto | (flores róseas) Lócus B <—— Enzima? Produto Il (flores roxas) Apenas a presença de alelos dominantes em cada um dos dois loci determina enzimas ativas capazes de mediar as respectivas etapas de produção dos pigmentos. a) Quais são os possíveis genótipos de uma planta que apresenta flores róseas? b) Quais são as proporções genotípica e fenotípica esperadas entre os descendentes do cruzamento de plantas com genótipos AaBb x aabb? c) Qual é a proporção fenotípica esperada no cruzamento de indivíduos heterozigóticos para os dois loci?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(USP- SP - 2005)Número Original: 6Código: 5965686

Segunda Fase

Lei da Segregação Independente Rec
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Questão de Vestibular - USP 2005
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Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores púrpuras e grãos de pólen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e grãos de pólen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores púrpuras e grãos de pólen longos. Cruzando-se essas plantas heterozigóticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e grãos de pólen redondos, foram obtidas 160 plantas: 62 com flores púrpuras e grãos de pólen longos, 66 com flores vermelhas e grãos de pólen redondos, 17 com flores púrpuras e grãos de pólen redondos, 15 com flores vermelhas e grãos de pólen longos. Essas frequências fenotípicas obtidas não estão de acordo com o esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente). a) De acordo com a Segunda Lei de Mendel, quais são as frequências esperadas para os fenótipos? b) Explique a razão das diferenças entre as frequências esperadas e as observadas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(USP- SP - 2006)Número Original: 90Código: 5965762

Primeira Fase - Grupo V

Lei da Segregação Independente Mitose Meiose Rec
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Questão de Vestibular - USP 2006
Questão de Vestibular - USP 2006
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Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb Um espermatócito desse individuo sofre meiose Simultaneamente, uma célula sanguínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética a) AaBb e AaBb b) AaBb e AAaaBBbb c) AAaaBBbb e AaBb d) AAaaBBbb e AAaaBBbb e) ABe AaBb


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