Busca de Exercícios - USP - Mutações Gênicas e Cromossômicas - Mutações Gênicas - Agentes Mutagênicos Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Mutações Gênicas e Cromossômicas
  • Mutações Gênicas
  • Agentes Mutagênicos
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2006)Número Original: 2Código: 5965902

Segunda Fase

Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec Agentes Mutagênicos

Questão de Vestibular - USP 2006
Exibir texto da questão

a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação. b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP- SP - 2016)Número Original: 36Código: 6387630

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Com diagrama (Biologia).t Consequências de alelos mutantes no funcionamento de uma via metabólica .f

Questão de Vestibular - USP 2016
Exibir texto da questão

No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte. Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene a) A, ocorrem falta do substrato 1 e acúmulo do substrato 2. b) C, não há síntese dos substratos 2 e 3. c) A, não há síntese do produto final. d) A, o fornecimento do substrato 2 não pode restabelecer a síntese do produto final. e) B, o fornecimento do substrato 2 pode restabelecer a síntese do produto final.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(USP- SP - 2010)Número Original: 8Código: 5830

Segunda fase - Segundo dia

Mutações Gênicas

Questão de Vestibular - USP 2010
Exibir texto da questão

O fungo Neurospora crassa é capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mínimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Num experimento realizado nos anos de 1940, a exposição de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que não conseguia se desenvolver em substrato mínimo. O quadro abaixo mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados. Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Tubo 5 Esporos da Esporos da Esporos da Esporos da Esporos da nova linhagem | nova linhagem | nova linhagem | nova linhagem | nova linhagem Conteúdo dos + + + + + tubos Substrato Substrato Substrato Substrato Substrato completo mínimo mínimo + mínimo + mínimo + nutriente A nutriente B nutriente C Resultado Fungo Fungo observado cresceu não cresceu a) O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa conclusão? b) Que alterações os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mínimo? Tubo 3 Tubo 4 Tubo 5 Resultado observado


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2010)Número Original: 9Código: 5861

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Viroses Mutações Gênicas e Cromossômicas Rec

Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
Exibir texto da questão

A Gripe A, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola, pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vírus Influenza A, há dois genes que codificam proteínas de superfície, chamadas de Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16 e 9 tipos. Com base nessas informações, analise as afirmações: . O sistema imunológico do indi O número de combinações de proteínas de superfície do vírus Influenza A é 25, o que dificulta a produção de medicamentos antivirais específicos. |. Tanto na época atual quanto na da Gripe Espanhola, as viagens transoceânicas contribuíram para a disseminação do vírus pelo mundo. íduo reconhece segmentos das proteínas de superfície do vírus para combatê-lo. Está correto o que se afirma em a) |, somente. b) le Il, somente. c) le ll, somente. d) Ile Ill, somente. e) | lle ll.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP- SP - 2006)Número Original: 91Código: 5965761

Primeira Fase - Grupo V

Mutações Gênicas e Cromossômicas Árvores Filogenéticas Rec

Questão de Vestibular - USP 2006
Questão de Vestibular - USP 2006
Exibir texto da questão

Um determinado tipo de proteina, presente em praticamente todos os animais, ocorre em três formas diferentes: a forma P, a forma PX, resultante de mutação no gene que codifica P, e a forma PY, resultante de mutação no gene que codifica PX A ocorrência dessas mutações pôde ser localizada nos pontos indicados pelos retângulos escuros na árvore filogenética, com base na forma da proteina presente nos grupos de animais |, Il, ll IV e V. 77) Indique a alternativa que mostra as proteinas encontradas nos grupos de animais | a V. Proteina P Proteina PX Proteina PY a) LIVev Ul I b) IVeV Ledll I c) IVeV IL te lll d) tell I IVev e) tell I WVeV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.