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11(USP - 2022)Número Original: 30Código: 11677345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Princípio Fundamental da Contagem
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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Atualmente, no Brasil, coexistem dois sistemas de placas de identificação de automóveis: o padrão Mercosul (o mais recente) e aquele que se iniciou em 1990 (o sistema anterior, usado ainda pela maioria dos carros em circulação). No sistema anterior, utilizavam-se 3 letras (em um alfabeto de 26 letras) seguidas de 4 algarismos (de O a 9). No padrão Mercosul adotado no Brasil para automóveis, são usadas 4 letras e 3 algarismos, com 3 letras nas primeiras 3 posições e a quarta letra na quinta posição, podendo haver repetições de letras ou de números. A figura ilustra os dois tipos de placas. padrão Mercosul BRASIL LLLNLNN sistema anterior - número UF - CIDADE LLL-NNNN Dessa forma, o número de placas possíveis do padrão Mercosul brasileiro de automóveis é maior do que o do sistema anterior em (A) 1,5 vezes. (B) 2 vezes. (C) 2,6 vezes. (D) 2,8 vezes. (E) 3 vezes.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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12(USP - 2021)Número Original: 7Código: 9147311

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Arranjo e Combinação
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Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
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Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de dimensões 60 cm x 24 cm x 18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais. Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo? (A) 60 (B) 72 (C) 80 (D) 96 (E) 120


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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13(USP- SP - 2020)Número Original: 1Código: 7504707

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Princípio Fundamental da Contagem
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Questão de Vestibular - USP 2020
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A figura apresenta uma parte de uma tabela na qual cada linha e cada coluna seguem de acordo com o padrão representado. 15/16/17 /18/19/20/21/22/23/24 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30/31 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44) 45 Com relação a essa tabela de números: a) Escolha um quadrado 3 x 3 e, exibindo a soma de seus 9 números, verifique que o resultado é múltiplo de 9. b) Um quadrado com 16 números tem por soma de todos esses números o valor de 1.056 (mil e cinquenta e seis). Descubra o menor número desse quadrado. c) Asoma de todos os números de um quadrado n x n, com menor número igual a 4, é de 108.000 (cento e oito mil). Qual é o valor de nº?


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14(USP- SP - 2020)Número Original: 3Código: 7504703

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Princípio Fundamental da Contagem
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Questão de Vestibular - USP 2020
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Um jogo educativo possui 16 peças nos formatos: círculo, triângulo, quadrado e estrela, e cada formato é apresentado em 4 cores: amarelo, branco, laranja e verde. Dois jogadores distribuem entre si quantidades iguais dessas peças, de forma aleatória. O conjunto de 8 peças que cada jogador recebe é chamado de coleção. a) Quantas são as possíveis coleções que um jogador pode receber”? b) Qual é a probabilidade de que os dois jogadores recebam a mesma quantidade de peças amarelas? c) A regra do jogo estabelece pontuações para as peças, da seguinte forma: círculo = 1 ponto, triângulo = 2 pontos, quadrado = 3 pontos e estrela = 4 pontos. Quantas são as possíveis coleções que valem 26 pontos ou mais?


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15(USP- SP - 2019)Número Original: 4Código: 6991085

Segunda Fase - Segundo Dia

Arranjo e Combinação
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Uma urna tem 4 bolas azuis e B bolas brancas. Ao serem retiradas duas delas de uma só vez, aleatoriamente, a probabilidade de saírem duas bolas azuis é denotada por py, a probabilidade de saírem duas bolas brancas é denotada por pp, e a probabilidade de saírem duas bolas de cores diferentes é denotada por py. a) Se4=2eB = õs5, determine pp. b) Se o total de bolas da urna é 21 e py é o triplo de py, quantas bolas azuis e quantas bolas brancas há na urna? , 1 c) Se 4 = 3, para quais valores de B o valor de py é estritamente maior do que >"


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