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Busca de Exercícios - USP - Preposição - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(USP- SP - 2015)Número Original: 2Código: 5801717

Segunda Fase - Primeiro Dia - Prova A

Preposição Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Leia o seguinte texto jornalístico: PARA PARA Numa de suas recentes críticas internas, a ombudsman desta Folha propôs uma campanha para devolver o acento que a reforma ortográfica roubou do verbo “parar”. Faz todo sentido. O que não faz nenhum sentido é ler “São Paulo para para ver o Corinthians jogar”. Pior ainda que ler é ter de escrever. Juca Kfouri, Folha de S. Paulo, 22/09/2014. Adaptado. a) No primeiro período do texto, existe alguma palavra cujo emprego conota a opinião do articulista sobre a reforma ortográfica? Justifique sua resposta. b) Para evitar o “para para” que desagradou ao jornalista, pode-se reescrever a frase “São Paulo para para ver O Corinthians jogar”, substituindo a preposição que nela ocorre por outra de igual valor sintático-semêntico ou alterando a ordem dos termos que a compõem. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(USP- SP - 2011)Número Original: 80Código: 5303

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Os interlocutores do diálogo contido no texto compartilham o pressuposto de que a) cidades são geralmente feias, mas interessantes. b) o empreendedorismo faz de São Paulo uma bonita cidade. c) La Paz é tão feia quanto São Paulo. d) São Paulo é uma cidade feia. e) São Paulo e Bogotá são as cidades mais feias do mundo.


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3(USP- SP - 2010)Número Original: 8Código: 5860

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
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A chamada Lei do Agrotóxico (nº 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”. Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico” a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição. b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”. c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos. d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto à inocuidade e ao mau uso dos produtos. e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.


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     C     
     D     
     E     




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4(USP- SP - 2012)Número Original: 37Código: 5112

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é a) “usurpado”. b) “detalhista”. c) “fomentar”. d) “litígios”. e) “insanidade”.


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5(USP- SP - 2009)Número Original: 7Código: 6034

Primeira Fase

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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ISTOÉ - Quais são os equívocos mais comuns a respeito das pessoas altamente criativas? Weisberg - O primeiro é que apenas um tipo específico de pessoa é criativa, e que ela usa processos mentais diferentes do restante dos seres humanos. Existe um mito de que os gênios usam processos inconscientes para criar suas obras ou têm patologias mentais que contribuem no processo criativo. Isso não é verdade. ISTOÉ - Mas não se pode dizer que são pessoas comuns. Weisberg - As diferenças existem, claro. Picasso, por exemplo. Um aspecto bem distinto dele foi sua produtividade. Ele trabalhava o tempo todo e queria, propositadamente, criar coisas novas. Quase todos nós podemos aprender a desenhar. Não acho que essa habilidade seja o que o diferencia do restante, mas talvez o desejo de produzir algo novo, que afete o mundo. Entrevista de Robert Weisberg concedida a Leoleli Camargo, IstoÉ, nº 2013, página 6, 04/06/08. Ao responder à revista, como o entrevistado procura desmistificar a figura do gênio? a) Citando Picasso, porque estudos comprovam que sua herança genética foi responsável pela sua produtividade e versatilidade como artista. Mencionando patologias mentais, porque concorda que distúrbios, como a esquizofrenia, são responsáveis pela criatividade dos gênios. c) Considerando pertinente a hipótese de que a criação ocorre pela associação do trabalho constante com o desejo de produzir algo novo. Sugerindo a tese de que a criação de coisas novas é uma capacidade comum a todos, sendo raros, porém, aqueles que podem desenhar. e) Levantando a hipótese de que os processos mentais beneficiam-se de estimulantes químicos para facilitar o processo criativo. gs s


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