Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - USP - Alcool (Geografia) - Agricultura Moderna - Fontes Renováveis de Energia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Alcool (Geografia)
  • Agricultura Moderna
  • Fontes Renováveis de Energia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2010)Número Original: 47Código: 5912

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Alcool (Geografia) Agricultura Moderna Fontes Renováveis de Energia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
Exibir texto da questão

Considere os mapas do Estado de São Paulo, seus conhecimentos e as afirmativas abaixo. ESTADO DE SÃO PAULO — CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR in, a 3 2003 2004 PE 250m Fonte: http:tiwww. dar inpe.brimapdar/index jap. Accosado em 24/08/2000. A expansão desse cultivo tem ocorrido, principalmente, com vistas ao aumento da produção de etanol para o abastecimento dos mercados interno e externo. Il. O cultivo desse produto agrícola tem ocupado porções do Oeste Paulista que, tradicionalmente, eram ocupadas com pasto. Hi. A expansão desse cultivo tem acarretado a diminuição da produção de gêneros alimentícios em algumas regiões do estado. Está correto o que se afirma em: a) lell, apenas. b) Il, apenas. c) Ile Ill, apenas. d) Ill, apenas. e) Illelll.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(USP - 2023)Número Original: 60Código: 12818584

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fontes Renováveis de Energia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

Emissão Total de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Brasil 33,2% | * Agropecuária 28,9% “º Energia 27,1% « Uso da terra, mudança do uso da terra e florestas 6,4% . o -* Processos industriais e produtos agrícolas o Resíduos agrícolas Revista Fapesp, 2022. Adaptado. Segundo os dados apresentados e seus conhecimentos, é possível afirmar que, no Brasil, (A)a agropecuária é a atividade econômica com maior emissão na forma de gás metano, resultante do processo fermentativo da digestão celulósica nos ruminantes. (B) os resíduos agrícolas têm pouca contribuição no total emitido à atmosfera na forma de cloretos e sulfetos originados de seu intemperismo, com baixos teores de carbono. (C) os processos industriais contribuem com emissões significativas de GEE na forma de gás metano, resultante da atividade microbiana sobre os compostos nitrogenados. (D) as mudanças no uso da terra, em que há a substituição de florestas por áreas cultivadas, respondem por cerca de metade da emissão de GEE a partir de bactérias e fungos. (E) o setor de energia é um grande emissor de GEE na forma de óxido nítrico, metano e dióxido de carbono, resultantes de todos os processos de geração de energia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(USP - 2022)Número Original: 27Código: 11677585

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Fontes Renováveis de Energia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

Observe os gráficos a seguir. Gráfico 1: Geração de energia elétrica por tipo de fonte (Terawatts -hora Gráfico 2: Geração de energia elétrica por fontes renováveis TWh) e participação das fontes renováveis (%) no Brasil (2001-2019) mhHidrelétrica mEólica mSolar = Outras renováveis — % renováveis E Hidrelétrica *» Outras renováveis Noruega NS S,0 BRASIL a 826 1.000 100 Canadá O 65.4 Suécia a 58,9 m Não renováveis 88 89 900 g4 81 87 x 83 1º Alemanha TR 41,6 B00 Z 7% Za 80 i. I 40,4 ino Unido. E 700 o Reino Unido 37,8 625.6 Espanha TT 37,5 Argentina TN 32,5 China O 26,9 MUNDO HH 26.3 França HO 20,1 Japão O 19,6 600 570,8 5812 589,3 60 531,8 500 4451 466.2 50 403,0 400 364,3 40 3285 300 30 200 20 | 100 o Rússia E 17.6 o EUA HO 17,3 Índia TR 19,0 México TH 18,0 2001 2003 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 a Geração anual de energia elétrica (TWh) Participação de fontes renováveis (%) PIB— IBGE. “Geração de energia elétrica”. Revista FAPESP, edição 297, nov. 2020. Adaptado. A partir dos dados apresentados, a) apresente uma diferença entre a matriz energética do Brasil e da China. b) aponte duas razões que dificultam ao Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica por fontes renováveis. c) explique duas razões para o aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2014)Número Original: 51Código: 31724

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

UFO (Geografia) Região Nordeste.b Agricultura Moderna
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
Exibir texto da questão

A região do médio Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, tem sido, desde a década de 1980, uma das mais importantes zonas agrícolas {fruticultoras, no País. Por exemplo, o total da produção dos municípios de Juazeiro, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Curaçá ultrapassa 550.000 toneladas anuais, sendo que destas, as produções de uva e manga são as principais. IBGE, Pesquisa Agricola Municipal, 2005. Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, identifique a predominância das características do clima, do solo e do manejo agrícola responsáveis pela excelente produtividade da região nele mencionada. a) Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribuídas nas demais estações do ano, solos bem drenados e práticas de terraceamento. b) Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos ricos em nutrientes e práticas eficientes de irrigação. c) Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos bem drenados e extensas áreas com adubação orgânica. d) Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribuídas nas demais estações do ano, solos aluviais e extensas áreas com adubação orgânica. e) Ausência de períodos de estiagem, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano, solos ricos em nutrientes e práticas de terraceamento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2018)Número Original: 50Código: 6978495

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fontes Renováveis de Energia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
Exibir texto da questão

Países europeus, como França e Alemanha, têm valorizado, principalmente nas duas últimas décadas, o estabelecimento da menor distância possível entre as áreas de produção agricola e de consumo, o que se denomina circuito curto. Na França, o circuito curto é reconhecido por integrar, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor, quando não se trata de venda direta. No Brasil, ainda que não haja uma definição oficial, o circuito curto é identificado pela proximidade entre produtor e consumidor. Moacir R. Darolt et al. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês. Agriculturas, v.10, n.2. Adaptado. Considere a definição apresentada e analise as três afirmações: | A proximidade entre área de produção agrícola e de consumo pode contribuir para a redução da emissão de CO >. Il. O objetivo fundamental do circuito curto é a ampliação da lucratividade das grandes indústrias alimentícias, com ganhos advindos da redução dos custos de transporte. HI. Com o circuito curto, são geradas novas relações sociais, pelas quais se pode atingir o preço justo das mercadorias, tanto para o consumidor como para o produtor. Está correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) le ll. (D) lle Ill. (E) le il.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?