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1(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 6011

Segunda Fase

Intradisciplinar nos ítens separados (Discursivas) Equação de Clapeyron (Física) Lei Geral dos Gases Perfeitos (Física) Rec Cálculo da quantidade de calor em um gás à Pressão constante
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Um grande cilindro, com ar inicialmente à pressão P, e temperatura ambiente (T; = 300 K), quando aquecido, pode provocar a elevação de uma plataforma A, que funciona como um pistão, até uma posição mais alta. Tal processo exemplifica a transformação de calor em trabalho, que ocorre nas máquinas térmicas, à pressão constante. Em uma dessas situações, o ar contido em um cilindro, cuja área da base S é igual a 0,16 m, sustenta uma plataforma de massa Ma =160 kg a uma altura H, = 4,0 m do chão (situação |). Ao ser aquecido, a partir da queima de um combustível, o ar passa a uma temperatura T>, expandindo-se e empurrando a plataforma até uma nova altura Hz = 6,0 m (situação Il). Para verificar em que medida esse é um processo eficiente, estime: a) A pressão P, do ar dentro do b) A temperatura T; do ar no cilindro, em kelvins, na situação Il. lindro, em pascals, durante a operação. (Po) (Po) Ls s Al 9 =| A dono = P, P, =4,0m T; th Situação | Situação II c) A eficiência do processo, indicada pela razão R = AE,/Q, onde AE, é a variação da energia potencial da plataforma, quando ela se desloca da altura H; para a altura Hz, e Q, a quantidade de calor recebida pelo ar do cilindro durante o aquecimento. NOTE E ADOTE: Densidade do ar a 300K = 1,1 kg/m? PV=nRT; Pamostérica = Po = 1,00 x 10º Pa; Calor específico do ar a pressão constante Cy =1,0x 10° J/(kg-K) 1Pa=1 Nim?


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2(USP- SP - 2012)Número Original: 85Código: 5193

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Temperatura, Energia Térmica e Calor UFO (Física) Termodinâmica Teoria Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior da geladeira. Após a abertura da porta, a temperatura da sala, a) b) 9 a) e) diminui até que o equilíbrio térmico seja estabelecido. diminui continuamente enquanto a porta permanecer aberta. diminui inicialmente, mas, posteriormente, será maior do que quando a porta foi aberta. aumenta inicialmente, mas, posteriormente, será menor do que quando a porta foi aberta. não se altera, pois se trata de um sistema fechado e termicamente isolado.


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3(USP- SP - 2011)Número Original: 1Código: 5233

Segunda fase - Terceiro dia

Calor Latente Calor Sensível Rec
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Questão de Vestibular - USP 2011
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Um forno solar simples foi construído com uma caixa de isopor, forrada internamente com papel alumínio e fechada com uma tampa de vidro de 40 cm x 50 cm. Dentro desse forno, foi colocada uma pequena panela contendo 1 xícara de arroz e 300 ml de agua a temperatura ambiente de 25 °C. Suponha que os raios solares incidam perpendicularmente à tampa de vidro e que toda a energia incidente na tampa do forno a atravesse e seja absorvida pela água. Para essas condições, calcule: a) A potência solar total P absorvida pela água. b) A energia E necessária para aquecer o conteúdo da panela até 100ºC. c) O tempo total T necessário para aquecer o conteúdo da panela até 100 °C e evaporar 1/3 da água nessa temperatura (cozer o arroz). NOTE E ADOTE Potência solar incidente na superficie da Terra: 1 kW/m? Densidade da agua: 1 g/cm*® Calor especifico da agua: 4 J/(g °C) Calor latente de evaporação da agua: 2200 J/g Desconsidere as capacidades caloríficas do arroz e da panela.


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4(USP - 2017)Número Original: 66Código: 6978264

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relação entre a potência e a quantidade de calor Sensível (Não Gráfico) (Sem fluxo de matéria) .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém- descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora. A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente, a) 0,06 W b) 0,10 W c) 0,14W d) 0,18 W e) 0,22 W Note e adote: Calor especifico da agua: 1 cal/(g-°C) 1cal=4) Temperatura de congelamento da água: O “C Temperatura de ebulição da água: 100 °C Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura.


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5(USP - 2020)Número Original: 73Código: 7504861

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Estudo das características genéricas da teoria cinética dos gases no contexto do escape da atmosfera de corpos celestes .f
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste. |. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo. Il. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio. HI. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa. Apenas é correto o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) II. (D)le ll. (E) le Il.


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