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1(USP - 2019)Número Original: 66Código: 6983243

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Romantismo
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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Com base nos trechos acima, é adequado afirmar: (A) Para Alencar, a literatura brasileira deveria ser capaz de representar os valores nacionais com o mesmo espírito do europeu que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera. (B) Ao discutir, no primeiro trecho, a importação de ideias e costumes, Alencar propõe uma literatura baseada no abrasileiramento da língua portuguesa, como se verifica no segundo trecho. (C) O contraste entre os verbos “chupar” e “sorver”, empregados no primeiro trecho, revela o rebaixamento de linguagem buscado pelo escritor em Iracema. (D) Em Iracema, a construção de uma literatura exótica, tal como se verifica no segundo trecho, pautou-se pela recusa de nossos elementos naturais. (E) Ambos os trechos são representativos da tendência escapista de nosso romantismo, na medida em que valorizam os elementos naturais em detrimento da realidade rotineira.


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2(USP- SP - 2011)Número Original: 76Código: 5311

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede. -. é O ciúme e o valor marcial; ....... a austera sabedoria dos anos; Iracema o amor. No meio destes caracteres distintos e animados, a amizade é simbolizada em ....... . Entre os indígenas a amizade não era este sentimento, que à força de civilizar-se, tornou-se raro; nascia da simpatia das almas, avivava- se com o perigo, repousava na abnegação recíproca, Ra e ....... são os dois amigos da lenda, votados à mútua estima e ao mútuo sacrifício”. Machado de Assis, Crítica. No trecho, os espaços pontilhados serão corretamente preenchidos, respectivamente, pelos nomes das seguintes personagens de Iracema: a) Caubi, Jacaúna, Araquém, Araquém, Martim. b) Martim, Irapuã, Poti, Caubi, Martim. c) Poti, Araquém, Japi, Martim, Japi d) Araquém, Caubi, Irapuã, Irapuã, Poti. e) Irapuã, Araquém, Poti, Poti, Martim.


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3(USP- SP - 2011)Número Original: 72Código: 5304

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Neste trecho, em que narra uma cena relacionada ao tráfico de escravos, o narrador não emite julgamento direto sobre essa prática. Ao adotar tal procedimento, o narrador a) revela-se cúmplice do mercado negreiro, pois fica subentendido que o considera justo e irrepreensível. b) antecipa os métodos do Realismo-Naturalismo, o qual, em nome da objetividade, também abolirá os julgamentos de ordem social, política e moral. prefigura a poesia abolicionista de Castro Alves, que irá empregá-lo para melhor expor à execração pública o horror da escravidão. d) contribui para que se constitua a atmosfera de ausência de culpa que caracteriza a obra. e) mostra-se consciente de que a responsabilidade pelo comércio de escravos cabia, principalmente, aos próprios africanos, e não ao tráfico negreiro. 2


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4(USP- SP - 2007)Número Original: 7Código: 6286

Segunda Fase

Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - USP 2007
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E chegando à barca da glória, diz ao Anjo: Brísida. Barqueiro, mano, meus olhos, prancha a Brísida Vaz! Anjo. Eu não sei quem te cá traz... Brísida. Peço-vo-lo de giolhos! Cuidais que trago piolhos, anjo de Deus, minha rosa? Eu sou Brísida, a preciosa, que dava as môças aos molhos. A que criava as meninas para os cônegos da Sé... Passai-me, por vossa fé, meu amor, minhas boninas, olhos de perlinhas finas! (..) Gil Vicente, Auto da barca do inferno. (Texto fixado por S. Spina) a) No excerto, a maneira de tratar o Anjo, empregada por Brisida Vaz, relaciona-se a atividade que ela exercera em vida? Explique resumidamente. b) No excerto, o tratamento que Brísida Vaz dispensa ao Anjo é adequado à obtenção do que ela deseja — isto é, levar o Anjo a permitir que ela embarque? Por quê?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(USP- SP - 2013)Número Original: 76Código: 4959

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fases Literárias José de Alencar (Romance Regionalista)
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo “O samba”, aqui reproduzida, Araripe Jr. parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os textos em que Alencar “mais se quis aproximar dos padrões” de uma “nova escola”, deixando, neles, reconhecível que, “no momento” em que os escreveu, “algum livro novo o impressionara, levando-o pelo estímulo até superfetar* a sua verdadeira índole de poeta”. Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que a “nova escola” e o “livro novo” a que se refere o crítico pertencem ao que historiadores da literatura chamaram de (*) “superfetar = exceder, sobrecarregar, acrescentar-se (uma coisa a outra). a) Romantismo-Condoreirismo. b) Idealismo-Determinismo. c) Realismo-Naturalismo. d) Parnasianismo-Simbolismo. e) Positivismo-Impressionismo.


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