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Busca de Exercícios - USP - Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g - Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade) Aprenda a usar!

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1(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 5971

Segunda Fase

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Voluntários da Pátria Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Imagem de Ângelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira. Fonte: Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Biblioteca Nacional, 2003. Observando a ilustração, explique a) o impacto social a que ela se refere; b) os desdobramentos políticos dessa guerra.


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2(USP- SP - 2014)Número Original: 65Código: 31735

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Intradisciplinar Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Otráfico de escravos africanos para o Brasil a) teve início no final do século XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais. b) foi pouco expressivo no século XVII, ao contrário do que ocorreu nos séculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no início do século XIX. c) teve início na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, até a metade do século XIX. d) foi extinto, quando da Independência do Brasil, a despeito da pressão contrária das regiões auríferas. e) dependeu, desde o seu início, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditárias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente, até o século XVIII.


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3(USP- SP - 2012)Número Original: 77Código: 5130

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentido das relações entre a escravidão e a expansão cafeeira a partir da segunda metade do século XIX .f Brasil.b Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Examine a seguinte tabela: Ano Nº de escravos que entraram no Brasil 1845 19.453 1846 50.325 1847 56.172 1848 60.000 Dados extraídos de Emília Viotti da Costa. Da senzala à colônia. São Paulo: Unesp, 1998. A tabela apresenta dados que podem ser explicados a) pela lei de 1831, que reduziu os impostos sobre os escravos importados da África para o Brasil. b) pelo descontentamento dos grandes proprietários de terras em meio ao auge da campanha abolicionista no Brasil. c) pela renovação, em 1844, do Tratado de 1826 com a Inglaterra, que abriu nova rota de tráfico de escravos entre Brasil e Moçambique. d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em função da expansão cafeeira, a despeito da promulgação da Lei Aberdeen, em 1845. e) pela aplicação da Lei Eusébio de Queirós, que ampliou a entrada de escravos no Brasil e tributou o tráfico interno.


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     B     
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4(USP - 2022)Número Original: 36Código: 11677561

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Pernambuco.b Movimentos sediciosos do período imperial influenciados pelas ideias revolucionárias europeias .f
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Questão de Vestibular - USP 2022
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No dia 01 de janeiro de 1849 foi divulgado na imprensa pernambucana o “Manifesto ao Mundo”, escrito por Borges da Fonseca, que apresentava as seguintes reivindicações: Protestamos só largar as armas, quando virmos instalada uma Assembleia Constituinte. Esta Assembleia deve realizar os seguintes princípios: 1. O voto livre e universal do Povo Brasileiro; 2. A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa; 3. O trabalho como garantia de vida para o cidadão Brasileiro; 4. O comércio a retalho só para os cidadãos brasileiros; 5. A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos; 6. A extinção do poder moderador e do direito de agraciar; 7. O elemento federal na nova organização; 8. Completa reforma do poder judicial, em ordem a segurar as garantias dos direitos individuais dos Cidadãos; 9. Extinção da lei do juro convencional; 10. Extinção do atual sistema de recrutamento. Vamireh Chacon (sel. e intro.). Nunes Machado. Perfis parlamentares. Brasília: Câmara dos Deputados, 1978, p.22. a) Como ficou conhecido esse movimento na história imperial brasileira? b) Explique o teor de duas das reivindicações indicadas no Manifesto. c) Indique dois elementos comuns entre o evento pernambucano e as revoluções europeias de 1848.


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5(USP - 2021)Número Original: 2Código: 9131168

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Lei de Terras instituída no segundo reinado brasileiro .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
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No dia 18 de setembro de 1850, o Parlamento brasileiro aprovou a lei nº 601 que ficou conhecida como a “Lei de Terras”. a) Indique uma alteração no regime da propriedade fundiária no Brasil prevista pela lei. b) Quais os beneficiários desse dispositivo jurídico no século XIX? c) Mencione dois efeitos dessa legislação sobre as formas de organização do trabalho na economia cafeeira.


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