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1(USP- SP - 2015)Número Original: 3Código: 5802019

Segunda Fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f Europa.b
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Leia os dois fragmentos abaixo. 1. É necessário, pois, aceitar como princípio e ponto de partida o fato de que existe uma hierarquia de raças e civilizações, e que nós pertencemos a raça e civilização superiores, reconhecendo ainda que a superioridade confere direitos, mas, em contrapartida, impõe obrigações estritas. A legitimação básica da conquista de povos nativos é a convicção de nossa superioridade, não simplesmente nossa superioridade mecânica, econômica e militar, mas nossa superioridade moral. Nossa dignidade se baseia nessa qualidade, e ela funda nosso direito de dirigir o resto da humanidade. O poder material é apenas um meio para esse fim. Deciaração do francês Jules Harmand, em 1910. Apud: Eduard Said. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado. apesar das suas diferenças, os ingleses e os franceses viam o Oriente como uma entidade geográfica — e cultural, política, demográfica, sociológica e histórica — sobre cujos destinos eles acreditavam ter um direito tradicional. Para eles, o Oriente não era nenhuma descoberta repentina, mas uma área ao leste da Europa cujo valor principal era definido uniformemente em termos de Europa, mais particularmente em termos que reivindicavam especificamente para a Europa — para a ciência, a erudição, o entendimento e a administração da Europa — o crédito por ter transformado o Oriente naquilo que era. Edward Said. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. a) Identifique a principal ideia defendida no texto | e explique sua relação com a expansão imperial europeia no final do século XIX. b) Relacione o texto I com o texto Il, quanto à concepção política neles presente.


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2(USP- SP - 2006)Número Original: 8Código: 5965954

Segunda Fase

Imperialismo europeu na África e Ásia.g
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Questão de Vestibular - USP 2006
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A História Contemporânea, no programa de História da FUVEST, contém um item que diz: “A Europa em competição (1871-1914): imperialismo, neocolonialismo e belle époque”. Indique a) em que consistia essa competição e por que era imperialista. b) o significado da expressão belle époque.


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3(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984849

Segunda Fase - Terceiro dia

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX Processos e fatos históricos sobre os conflitos na Ásia no contexto do imperialismo inglês a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
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A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio, para cujo cultivo possui facilidades peculiares. O ópio pode ser produzido em Bengala melhor e mais barato do que em qualquer outra parte do mundo; e a China oferece um mercado quase que ilimitado em suas dimensões. O gosto por essa droga espalhou-se pelo império, a despeito das severas regulações para sua exclusão, e se diz que ele entrou no próprio palácio. Não obstante o consumo desse estimulante pernicioso eventualmente ser reprimido de um ponto de vista moral, é certo que ele promove diversos objetos que são igualmente desejáveis tanto pela índia como pela Inglaterra. A índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre a índia e a Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar a demanda por ópio indiano. Edward Thornton, India, its state and prospects. Londres: Parbury, Allen & Co., 1835. Adaptado. a) Indique como o texto caracteriza a cadeia mercantil do ópio e qual sua importância para a economia inglesa do século XIX e para as relações coloniais entre Grã-Bretanha e Índia. b) Identifique e explique um conflito posterior a 1835 que se relacione diretamente aos processos descritos no texto.


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