Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - USP - História Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2023)Número Original: 1Código: 12818366

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

América Latina.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

 “El Juramento de los treinta y tres orientales”, óleo sobre tela, de Blanes (entre 1875 e 1878). “Independência ou morte”, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888). https://blanes.montevideo.gub.uy/. https://www.gov.br/. “O quadro Independência ou Morte retrata o momento em que D. Pedro levanta a espada e proclama a independência do Brasil. Saliento, nessa obra, a pompa em sua composição que sobressai em todos os detalhes. Além disso, note-se que a luz esplendorosa que ilumina os personagens vem do alto, do céu. A tela do maçom Blanes representa o juramento de 33 homens que, em 25 de agosto de 1825, deram início à reconquista militar da Província Oriental [que] culminou com a independência nacional uruguaia. Enfatizo nesta pintura que os homens pisam num terreno plano e usam roupas comuns. Uma forte luz, que brota da terra, os ilumina, mostrando sua força e determinação interiores. Assim, Pedro Américo revestiu seu tema com grandeza, ressaltando as aparências exteriores. De outra parte, o uruguaio salienta as virtudes que vinham de dentro dos heróis, fazendo dos trajes apenas acessórios menores que não ofuscam a magnitude da cena histórica. Na minha visão, as escolhas pictóricas de Pedro Américo estão relacionadas ao imaginário simbólico da monarquia e as de Blanes foram inspiradas pelo ideário republicano. São as afinidades políticas que nos fazem entender as concepções diferentes dos dois pintores sobre o mesmo tema da independência.” PRADO, Maria Ligia C. “A pintura e a construção das identidades nacionais na América Latina”. Nossa América, Revista do Memorial da América Latina, n. 59, 2022; p. 22 e 23. Adaptado. Com base no texto e na leitura das imagens, responda: a) Como, no tema da tela pintada por Blanes, se articulam as histórias do Brasil e do Uruguai? b) Que elementos corroboram a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo e de despojamento na de Blanes? Indique um elemento de cada imagem. c) Como, na visão da autora, as pinturas se relacionam com os regimes políticos adotados, após as independências, no Brasil e no Uruguai?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP- SP - 2011)Número Original: 2Código: 5210

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características da arte no contexto do movimento renascentista a partir do século XIV .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2011
Exibir texto da questão

Observe a imagem e leia o texto a seguir. E Fonte: Michelangelo, A criação de Adão, detalhe do teto da Capela Sistina, Vaticano (c. 1511). www.rastel.com. Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia. Clayton Levy, “Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo”, Jornal da Unicamp, nº 256, junho de 2004, http://www .unicamp.br/unicamp/unicamp hoje/ju/junho2004/ju256pagf .html. Acessado em 11/06/2010. a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento. b) Identifique, na imagem acima, duas características da arte renascentista.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(USP- SP - 2019)Número Original: 3Código: 6991061

Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos políticos e sociais do mundo a partir da segunda metade do século XX e suas relações com os movimentos sociais .f Aspectos e características das manifestações que eclodiram na Tchecoslováquia em 1968.g Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características dos protestos ocorridos no México em 1968.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Observe atentamente as imagens e depois responda às questões. Foto 1 no deêla q © | Lr E ARE SIoNTd Manifestação contra a repressão de Tlatelolco, México, 1968. Primavera de Praga. Praga, Tchecoslováquia, 1968. a) Explique o protesto relacionado ao chamado massacre de Tlatelolco, ocorrido no México, em 1968 (foto 1). b) Explique o protesto relacionado à chamada Primavera de Praga, ocorrida na Tchecoslováquia, em 1968 (foto 2). c) Relacione esses dois protestos ao contexto mundial desse período.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2012)Número Original: 5Código: 5035

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) África.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da interferência europeia no continente africano no período moderno e no período contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. Desde o século XVI, os portugueses e, trezentos anos mais tarde, os franceses, britânicos e alemães souberam usar os povos [africanos] mais fracos contra os mais fortes que desejavam submeter. Aliaram-se àqueles e somaram os seus grandes números aos contingentes, em geral pequenos, de militares europeus. Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 98. a) Diferencie a presença europeia na África nos dois períodos aos quais o texto se refere. b) Indique uma decorrência, para o continente africano, dessa política colonial de estimular conflitos internos.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2023)Número Original: 3Código: 12818364

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Congo.b Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o reino do Congo durante a Idade Moderna .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

 Audiência de portugueses com o rei do Congo, século XVII. LOPES, David. “The destruction of the Kingdom of Kongo”. Civil Rights Journal (Vol. 6, Issue 1). p. 35. Winter 2002. O reino do Congo se formou a partir da mistura, por meio de casamentos, de uma elite tradicional com uma elite nova, descendente dos estrangeiros que vieram do outro lado do rio. Isso ocorreu no início do século XV, e quando os portugueses a ele chegaram (o primeiro contato se deu em 1483), encontraram uma sociedade hierarquizada, com aglomerados populacionais que funcionavam como capitais regionais e uma capital central, na qual o mani Congo, como o obá do Benin e muitos outros chefes de grupos diversos, vivia em construções grandiosas, cercado de suas mulheres e filhos, conselheiros, escravos e ritos. SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008. p. 38. A partir da leitura da imagem e do texto, responda às questões a seguir: a) De que forma a caracterização do reino do Congo como uma sociedade hierarquizada é representada na imagem? b) Cite dois elementos da imagem que remetem a símbolos europeus de realeza. c) Como a imagem representa as relações entre as nações europeias e os reinos africanos no início da Idade Moderna?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?