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1(URCA - 2023)Número Original: 2Código: 12877394

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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(URCA/2023.1) Em seu livro de verbetes História & Memória, o historiador francês Jacques Le Goff escre- veu sobre a predominância e o domínio da corrente his- toriográfica sistematizada no Ocidente. Segundo ele: “A partir do século XVI, a historiografia no Ocidente, a dos eruditos, secundada pela dos universitários, divide a história em três idades: Antiga, Medieval e Moderna, cada um dos adjetivos apenas remete, na maior parte dos casos, a um período cronológico, e o termo moderno opõe-se mais a medieval do que antigo. Finalmente, este quadro de leitura do passado nem sempre corresponde ao que os homens desse passado pensavam.” ax corr Jacques. Segunda Parte - Pensar a História: a ambiguidade de antigo: a Antiguidade greco-romana e as outras. In: História & Memória. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. p. 162). A partir da compreensão ocidental da História, é COR- RETO afirmar que: No século XX, o ponto de vista dos modernos manifesta- se acima de tudo no campo da ideologia cristã. Na construção da modernização do pensamento moral dos ci- dadãos de bem. Ao final do século XIX, a oposição antigo/moderno volta a encontrar-se no campo das artes, em que várias tendências se definem como sagradas na perspectiva cristã. No campo religioso, origina-se a corrente modernista, exaltada pela Igreja como um avivamento do espírito hu- mano, levando a sociedade na direção dos padrões de civi- lidade. A oposição antigo/moderno desenvolveu-se num contexto de passagem das grandes cruzadas, e das disputas religi- osas constituídas no seio da Antiguidade Clássica para o contexto de trevas da Idade Média. A oposição antigo/moderno, que emerge periodica- mente nas controvérsias dos intelectuais europeus desde a Idade Média, não pode ser reduzida à oposição progresso/reação, pois se situa fundamentalmente em nível cultural.


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2(UNICAMP - 2022)Número Original: 55Código: 11674848

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e X

Classificação dos períodos históricos relacionados aos processos de rupturas das civilizações no tempo e no espaço .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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É uma tarefa difícil realizar um diagnóstico do tempo presente. Definir o presente como “época”? Os marcos canônicos (geralmente de natureza política) variam, sabidamente, ao gosto das experiências nacionais. Na França, na península Ibérica e no Brasil, o marco que define o início da história contemporânea é a Revolução Francesa. Na Alemanha e na Inglaterra, o historiador que se dedica à história contemporânea trabalha preferencialmente com eventos posteriores à Il Guerra Mundial. Contemporânea, na Rússia, é a história posterior a 1918. Na Italia, por sua vez, trata-se do período que advém após o Congresso de Viena (1814-1815). (Adaptado de Helena Miranda Mollo, Sergio da Mata, Mateus Henrique de Faria Pereira e Flávia Varella, Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. Posição Kindle: 107-111.) A partir da leitura do texto, é correto afirmar que a) o recorte temporal de História Contemporânea é natural e consensual entre as civilizações ocidentais e resume o que podemos definir como História do Tempo Presente. b) experiências traumáticas marcadas, por exemplo, pelas duas grandes guerras mundiais, definem nossa experiência de tempo presente e delimitam o início da História Contemporânea. c) as balizas cronológicas da História que definem as periodizações usadas pelas grandes narrativas históricas e livros escolares são de natureza política, variando de acordo com as experiências nacionais. d) os riscos de se construir narrativas múltiplas sobre a história do tempo presente tornam urgente uma revisão histórica que estabeleça balizas cronológicas universais na linearidade do tempo histórico.


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3(UDESC - 2018)Número Original: 29Código: 9716646

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UDESC 2018
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A História, segundo o historiador Marc Bloch, pode ser definida como a ciência do homem no tempo. Quando estudada em instituições escolares, ela é, comumente, dividida em: Idade Antiga, Idade Medieval, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Sobre este modelo de organização do tempo histórico em períodos ou idades, analise as proposições. Il. | O modelo acima foi instituído na Grécia durante o século IV a.C. por Aristóteles que, na época, assumia as funções de tutor de Alexandre da Macedônia. Il. A adoção deste modelo demonstra o forte vínculo existente entre os programas escolares de história e a tradição europeia, na medida em que as idades são organizadas a partir de processos ocorridos majoritariamente no Continente Europeu. Ill. O modelo citado foi desenvolvido e institucionalizado em 1837, pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, e refere-se, exclusivamente, aos processos ocorridos a partir do Descobrimento do Brasil, em 1500. Assinale a alternativa correta. . ( ) Somente a afirmativa | é verdadeira. . ( ) Somente a afirmativa IIl é verdadeira. . ( ) Somente as afirmativas | e Il são verdadeiras. . ( ) Somente as afirmativas Il e Ill são verdadeiras. . ( ) Somente a afirmativa Il é verdadeira. mo ow >


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4(UDESC - 2018)Número Original: 32Código: 9716654

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Brasil.b Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UDESC 2018
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É prática comum nos programas escolares a delimitação de datas que marcam o início e, muitas vezes, o fim de processos históricos. No caso da História do Brasil, o ano de 1500 recebe bastante atenção. A respeito do ano de 1500 como início oficial da História do Brasil, analise as proposições. |. A definição de datas como marcos históricos tem implicações políticas, uma vez que elege certos eventos como fundamentais. No caso da História do Brasil, a ênfase no ano de 1500 ressalta a importância atribuída à chegada dos europeus para a constituição da história brasileira. Il. Ao definir o ano de 1500 como marco inicial para a História do Brasil, corre-se o risco de desconsiderar a importância da história, as características e os costumes dos vários grupos indígenas que já habitavam o território, que seria posteriormente conhecido como Brasil. Ill. A definição do ano de 1500, como marco para o início oficial da História do Brasil, foi resultado de uma série de demandas populares que reivindicavam a possibilidade de opinar a respeito da oficialização da História Nacional. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas | e Il são verdadeiras. Somente as afirmativas Il e Ill são verdadeiras. Somente as afirmativas | e Ill são verdadeiras. Somente a afirmativa | é verdadeira. Somente a afirmativa Il é verdadeira. moom >


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5(UECE - 2016)Número Original: 35Código: 7855619

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Errata (Gabarito) Classificação dos períodos históricos relacionados aos processos de rupturas das civilizações no tempo e no espaço .f
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Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
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Relacione corretamente os fatos históricos com seus respectivos períodos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna IT. Coluna I Coluna II 1. Revolução Industrial ( ) Idade Média 2. Formação das ( ) Idade Moderna monarquias nacionais 3. Criação da democracia ( ) Idade Antiga 4. Reforma e ( ) Idade Contrarreforma Contemporânea A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 3,4,2,1. B) 1, 2, 4, 3. C) 2,4,3,1. D) 4, 2, 1, 3.


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