Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Regiões no período colonial brasileiro.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 5039

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Diferenças e semelhanças entre o processo colonial da região do Rio Grande do Sul e as demais colônias portuguesas no Brasil .f Brasil.b

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

A formação histórica do atual Estado do Rio Grande do Sul está intrinsecamente relacionada à questão fronteiriça existente entre os domínios das duas coroas Ibéricas na América meridional. Desde o século XVIII, esta região foi cenário de constantes disputas territoriais entre diferentes agentes sociais. Atritos que não estiveram restritos apenas às lutas travadas entre luso-brasileiros e hispano-americanos pelo domínio do Continente do Rio Grande. Eduardo Santos Neumann, “A fronteira tripartida”, Luiz Alberto Grijó (e outros). Capítulos de História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, p. 25. Adaptado. a) Caracterize a “questão fronteiriça”, mencionada no texto acima. b) Quais são as principais diferenças e semelhanças entre a organização socioeconômica do Rio Grande colonial e a de regiões açucareiras, como Bahia e Pernambuco, na mesma época?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2023)Número Original: 4Código: 12877417

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Ceará.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

Il. HI. (URCA/2023.1) Segundo o historiador brasileiro, Fran- cisco José Pinheiro, a ocupação da capitania do Ceará pelos povos ibéricos ocorreu tardiamente, desorde- nando o modo como se estabeleciam os meios de produção já experimentados noutros territórios, como da Bahia. Desse modo, pode-se considerar, em se tra- tando da história da ocupação e dos confrontos em torno do território cearense que, a terra era, sobretudo, para alguns tantos, um território que se constituía em valor, símbolo e vida a calcinar identidades. Mas, para outros, uma ideia concreta de propriedade privada: Leia as afirmativas abaixo e em seguida marque a al- ternativa CORRESPONDENTE: . O confronto entre indígenas e lusitanos pode ser compre- endido em face do projeto de domínio português no Ceará. A pecuária foi considerada atividade subsidiária da produção açucareira que avançava pelas terras litorâneas. De acordo com a oralidade Tabajara da Serra da Ibiapaba, houve no início do século XVII, migrações dos povos indígenas do litoral da Bahia para a Capitania do Ceará. O conceito de território possui significados e compre- ensões distintos quando consideramos as diferenças entre o pensamento dos povos indígenas e o pensamento dos co- lonos portugueses. A) As afirmativas I, Il e IV estão incorretas. B) Todas as afirmativas estão corretas. C) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas. D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. E) Todas as afirmativas estão incorretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2023)Número Original: 5Código: 12877431

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Brasil.b Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

A) (URCA/2023.1) No excerto retirado da Carta Ânua, de 1695, do padre jesuíta, Asceno Gago missionário, lê-se: “É esta nação Tabajara, entre todas as do Brasil, a de me- lhor juízo. Não resolvem coisa alguma de importância sem consulta e para isso costumam ter em meio da aldeia uma casa de parlamento, aberta por todas as partes, para que todos os que queiram possam ouvir o que nela se deter- mina” (PINHEIRO, Francisco José. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: SOUSA, Simone (et al). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000, p. 20). A partir deste trecho do relato do padre jesuíta mis- sionário acerca da população tabajara, é CORRETO afirmar: Revela a visão preconceituosa do missionário diante os po- vos indígenas, ao passo que exerce comparativo de valor moral entre eles. O missionário observa e registra o modo de vida dos povos Tabajara, demarcando com legitimidade ci- entífica/histórica implementada pelo seu juízo de valor na definição das qualidades positivas e negativas dos povos indígenas. Apresenta eloquência e sensatez do missionário ao distin- guir a nação Tabajara como mais civilizada aos padrões lusitanos que outras nações indígenas. Considera o processo de decisão adotado pelos Tabajara, ao passo que o missionário dá legitimidade a visão eu- rocêntrica e inclui os povos Tabajara no processo civili- zatório tardio experimentado no Ceará. Revela a afirmação de que o povoamento indígena no Ceará se deu de forma tardia, sendo os povos da nação Ta- bajara fruto de imigração de outros territórios, como Per- nambuco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(URCA - 2023)Número Original: 6Código: 12877445

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Ceará.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Aspectos políticos, culturais e econômicos da colonização do Ceará .f

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

Il. HI. IV. (URCA/2023.1) A partir de uma perspectiva da geo- história, a historiadora Maria Salete Souza, escreve em seu capítulo Ceará: bases de fixação do povoamento e o crescimento das cidades, “em se tratando do povo- amento do Ceará, até o final do século XVIII apenas doze vilas tinham sido instaladas, sendo elas: Aquiraz (1713); Fortaleza (1726); Icó (1738); Aracati (1748); Caucaia (1759); Viçosa do Ceará (1759); Crato (1764); Baturité (1764); Sobral (1773); Granja (1776); Quixe- ramobim (1789) e Guaraciaba do Norte (1796). (SOUZA, Maria Salete. Ceará: bases de fixação do povoamento e o crescimento das cidades. In: SILVA, José Bor- zacchiello (et al). 2. ed. Ceará: um novo olhar geográfico. 2. ed. Fortaleza: edições Demócrito Rocha, 2007, p. 19). Leia as afirmativas abaixo e em seguida, a considerar os aspectos do povoamento do Ceará, marque a alter- nativa CORRESPONDENTE. O desenvolvimento das primeiras vilas foi acelerado e elas foram favorecidas pela facilidade de localização a conectar Ceará, Pernambuco e a Bahia. As estradas surgiram a partir dos caminhos das boiadas. Em direção ao Cariri, a Estrada Geral do Jaguaribe permi- tiu o abastecimento das principais mercadorias ao interior do Ceará, oportunizando o escoamento da produção regio- nal. A fundação das primeiras vilas e cidades no Ceará tinha por objetivo implantar atividades administrativas, militar e religiosa, antes de atingir o nível de um centro de con- vergência da produção regional. Crato e Missão Velha, foram destaques na região Sul do Ceará, como centros de trocas comerciais importantes para o impulsionamento do cariri cearense. A) A afirmativa II está incorreta. B) A afirmativa IV está incorreta. C) A afirmativa III está incorreta. D) A afirmativa I está incorreta. E) Todas as afirmativas estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2022)Número Original: 22Código: 11716050

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o desenvolvimento cultural em Pernambuco no período colonial .f Pernambuco.b

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Em 1990, o autor espanhol Luís Soler escreveu: “No Recife(...) acabei por me conscientizar a respeito dessa qualidade de arte popular e passei a sentir sua penetração e significado junto ao povo, a me informar sobre o seu marcante cultivo no sertão nordestino (...) as influências árabes não se diluíram nas terras ibéricas a ponto de estarem já deglutidas e descaracterizadas entre os portugueses que colonizaram o Brasil. Ao contrário, elas predominavam, com nítidos perfis, nos modos e no conceito de vida dos lusos-colonizadores, sendo precisamente no sertão brasileiro que vieram a ser preservadas vivas e inteiras, incontaminadas pelos modismos evolutivos (...)”. Disponível em: https://historiaislamica.com/pt/como-seculos-de-isl-em-portugal-deixaram-uma-forte-influencia-muculmana-na- cultura-nordestina/?fbclid=IwAR 1ah4WD6bxFkMj4Rxsq1kFoMNQxQgHHOAO-pKFkMJnLksUBaUsJw3qmzyo Acesso em: 17 de jun. 2021. Esse texto descreve a a) b) e) d) e) imutabilidade da cultura popular. cultura popular como fonte histórica. extinção da cultura islâmica pós-conquista. importância da cultura galega para a formação do Brasil. ausência, na cultura nordestina, dos elementos europeus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.