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  • Segunda Revolução Industrial (História)
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1(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 15Código: 6991597

Segunda Fase

Aspectos do desenvolvimento econômico e tecnológico durante a segunda revolução industrial .f Imaginário do progresso e sua relação com o avanço tecnológico e a escalada das tensões que culminou com a Primeira Guerra Mundial .f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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15.0 período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente ao grande boom econômico e industrial do Ocidente. (Adaptado de Jacques Le Goff, História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 204-245.) Com base no texto e em seus conhecimentos históricos, a) apresente duas características importantes do boom econômico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890; b) explique o ideário do progresso e o relacione com a Primeira Guerra Mundial.


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2(USP- SP - 2013)Número Original: 5Código: 4913

Segunda fase - Segundo dia

Crescimento das elites urbanas e a criação do consumo na Segunda Revolução Industrial (História) Desenvolvimento Tecnológico - Segunda Revolução Industrial (História)

Questão de Vestibular - USP 2013
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Observe os mapas com as maiores aglomerações urbanas no mundo. MAPA | - 1800 MAPA IL- 1900 ETA RS Maiores aglomerações urbanas (Em milhões de habitantes) cone 14 4 Jf 04500 km Le monde diplomatique, 2010, Simielli, 2012. Adaptado. Com base nos mapas e em seus conhecimentos, a) identifique um fator natural e um fator histórico que favoreceram a concentração de cidades mais populosas na Europa Ocidental, no ano de 1900. Explique. b) explique o processo de urbanização mundial considerando o mapa III.


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3(UNEB - 2017)Número Original: 34Código: 7941263

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos do método de produção conhecido como Taylorismo no contexto da Segunda Revolução Industrial .f Questões com imagens (Hist.) Aspectos do método de produção conhecido como Fordismo no contexto da Segunda Revolução Industrial .f

Questão de Vestibular - UNEB 2017
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THAVES “VOU ME APOSENTAR AMANHÃ E SABE O QUE VOU FAZER ? ANDAR ATE O FIM Re ty “ To tty LDESTA LINHA DE MONTAGEM El ay, if iN “Ae DESCOBRIR O QUE ESTOU | É ANAS REA a AZENDO MA 30 ANOS! à ! ‘ ) À Jam: v a \ fe Da ee Rea 309800009.0000090000000000¢ TE ee ee ty hm, MES É E. A charge satiriza uma determinada característica do método de produção industrial taylorista/fordista, mostrada do ponto de vista do operário. Nesse contexto, é correto afirmar que, no método de produção abordado, ocorre (A) trabalho em equipe. (B) produção por demanda. (C) flexibilização da produção. (D) intensa divisão do trabalho. (E) E) falta de planejamento das etapas produtivas.


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4(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984849

Segunda Fase - Terceiro dia

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX Processos e fatos históricos sobre os conflitos na Ásia no contexto do imperialismo inglês a partir do século XIX .f

Questão de Vestibular - USP 2018
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A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio, para cujo cultivo possui facilidades peculiares. O ópio pode ser produzido em Bengala melhor e mais barato do que em qualquer outra parte do mundo; e a China oferece um mercado quase que ilimitado em suas dimensões. O gosto por essa droga espalhou-se pelo império, a despeito das severas regulações para sua exclusão, e se diz que ele entrou no próprio palácio. Não obstante o consumo desse estimulante pernicioso eventualmente ser reprimido de um ponto de vista moral, é certo que ele promove diversos objetos que são igualmente desejáveis tanto pela índia como pela Inglaterra. A índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre a índia e a Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar a demanda por ópio indiano. Edward Thornton, India, its state and prospects. Londres: Parbury, Allen & Co., 1835. Adaptado. a) Indique como o texto caracteriza a cadeia mercantil do ópio e qual sua importância para a economia inglesa do século XIX e para as relações coloniais entre Grã-Bretanha e Índia. b) Identifique e explique um conflito posterior a 1835 que se relacione diretamente aos processos descritos no texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 47Código: 17267

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Crescimento das elites urbanas e a criação do consumo na Segunda Revolução Industrial (História) Desenvolvimento Urbano

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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Sabão Ivory 1909 - Sabonete L’Aureole Na segunda metade do século XIX, em todo mundo ocidental, verificou-se o crescimento das elites urbanas. A existência de um público leitor urbano, com determinado nível de renda e de instrução, determinou a reformulação da linguagem visual da época, como vemos nas imagens de embalagem de sabonete acima. Além das novas tecnologias introduzidas no setor gráfico, permitindo a produção e a veiculação em maior escala de informações e de imagens, o outro fator decisivo para essa expansão foi a) a mudança na relação entre comerciante e consumidor que passou a depender muito mais do poder de influência da publicidade e da embalagem dos produtos, do que da real necessidade do consumidor em adquiri-los. b) o apoio irrestrito dos governos nacionais, que se utilizaram dessa expansão inédita de impressos e do consumo tipográfico pela população urbana para anunciar e veicular símbolos patrióticos e incentivar o nacionalismo. c) a ávida necessidade, nessas novas sociedades urbanas ocidentais, de informação e de ideais, como pátria e liberdade, civilização e tecnologia, capazes de unirem, em torno de um mesmo ideal, os diferentes grupos sociais. d) a maior oferta de mão-de-obra especializada nos grandes centros urbanos, capaz de atender a demanda desse novo setor tipográfico e também de se tornarem futuros consumidores. e) a busca constante de novidades que pudessem aumentar as vendas no comércio, dado ao aumento expressivo da capacidade de consumo das classes trabalhadoras urbanas.


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