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Resultados

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 10Código: 12637

Inverno

Fusão Nuclear (Física das Radiações) Fissão Nuclear (Física das radiações) Teoria
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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A fissão e a fusão são processos que ocorrem em nú- cleos energeticamente instáveis como forma de reduzir essa instabilidade. A fusão é um processo que ocorre no Sol e em outras estrelas, enquanto a fissão é o processo utilizado em reatores nucleares, como o de Angra | () Na fissão, um núcleo se divide em núcleos mais leves, emitindo energia. ( ) Na fusão, dois núcleos se unem formando um nú- cleo mais pesado, absorvendo energia. ( ) Na fusão, a massa do núcleo formado é maior que a soma das massas dos núcleos que se fundiram. ( ) Na fissão, a soma das massas dos núcleos resul tantes com a dos nêutrons emitidos é menor do que a massa do núcleo que sofreu a fissão. (_ ) Tanto na fissão como na fusão ocorre a conversão de massa em energia. A sequência correta, de cima para baixo, é A) F-V-F-v- B) F-F- C) V-F- D) V-F- EE) v-v—


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2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 22Código: 6983593

Primeira Fase - Prova Q e X

Interpretação do gráfico de proteção da radiação UVA e UVB por filtros solares .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Em um estudo científico, uma fina camada de um novo filtro protetor solar foi exposta previamente à radiação UVA e UVB durante diferentes intervalos de tempo, testando-se em seguida a sua eficiência em barrar essa mesma radiação. A figura a seguir mostra apenas dois dos resultados obtidos no experimento, sendo uma das curvas referente a uma exposição por 10 minutos e, a outra, a uma exposição de 30 minutos. q — oO o Eficiência 2250 300 350 400 450 Comprimento de onda (nm) De acordo com essa figura, na faixa de 300 a 320 nm, ao triplicar o tempo de exposição prévia, o protetor apresentou uma eficiência a) menor, e a curva A diz respeito aos 30 minutos de exposição prévia. b) menor, e a curva A diz respeito aos 10 minutos de exposição prévia. c) menor, e a curva B diz respeito aos 10 minutos de exposição prévia. d) maior, e a curva B diz respeito aos 30 minutos de exposição prévia.


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3(UFRGS - 2017)Número Original: 23Código: 7090573

Primeiro Dia

Cálculo do tempo passado a partir do decaimento radioativo do carbono 14 (Formula não pronta) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Os seres, quando vivos, possuem aproximadamente a mesma fração de carbono-14 ('*C), isótopo radioativo do carbono, que a atmosfera. Essa fração, que é de 10 ppb (isto é, 10 átomos de ““C para cada bilhão de átomos de C), decai com meia-vida de 5.730 anos, a partir do instante em que o organismo morre. Assim, o ““C pode ser usado para se estimar o tempo decorrido desde a morte do organismo. Aplicando essa técnica a um objeto de madeira achado em um sítio arqueológico, a concentração de !*C nele encontrada foi de 0,625 ppb. Esse valor indica que a idade aproximada do objeto é, em anos, de (A) 1.432. (B) 3.581. (C) 9.168. (D) 15.280. (E) 22.920.


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4(UFRGS - 2018)Número Original: 23Código: 7078663

Primeiro Dia

Relacionamento entre colunas (Questões objetivas) Identificação do tipo de força fundamental e sua relação com um fenômeno observado .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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As forças que se observam na natureza podem ser explicadas em termos de quatro interações fundamentais. Na primeira coluna do quadro abaixo, estão listadas as quatro interações fundamentais; na segunda, exemplos de fenômenos que se observam na natureza. 1 - Força gravitacional (a) Decaimento beta 2 - Força eletromagnética | (b) Coesão do núcleo atômico 3 - Força nuclear forte (c) Marés 4 - Força nuclear fraca (d) Estabilidade do átomo Assinale a alternativa que associa corretamente as interações fundamentais, mencionadas na primeira coluna, aos respectivos exemplos, listados na segunda. (A) 1(c) — 2(b) — 3(a) — 4(d) (B) 1(c) — 2(d) — 3(a) — 4(b) (C) 1(c) — 2(d) — 3(b) — 4a) (D) 1a) — 2(b) — 3(c) — Ad) (E) 1a) — 2d) — 3(b) — Ac)


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5(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 17Código: 6396445

Primeiro Dia

Identificação da partícula radiativa emitida a partir do tracejado delas em um câmpo magnético .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Partículas a, p e y são emitidas por uma fonte radioativa e penetram em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme. As trajetórias são coplanares com o plano desta página e estão representadas na figura que segue. Y x Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo. A julgar pelas trajetórias representadas na figura acima, o campo magnético plano da figura. (A) aponta no sentido positivo do eixo X, no (B) aponta no sentido negativo do eixo X, no (C) aponta no sentido positivo do eixo Y, no (D) entra perpendicularmente no (E) sai perpendicularmente do


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