Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Interações Gênicas
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2017)Número Original: 2Código: 7876519

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Determinação da altura dos descendentes nas diferentes gerações de um cruzamento .f Identificação (Biologia) Características dos genes relacionados com a altura de plantas .f

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Numa determinada espécie de milho, a altura da planta varia de 150cm a 300cm. Cruzando-se linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 150cm e linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 300cm, obteve-se uma geração F1 que, autofecundada, originou sete fenótipos. Com base nos dados apresentados, responda: A) Quantos genes efetivos estão atuando na herança da altura do milho? B) Quantos centímetros cada gene efetivo adiciona ao fenótipo mínimo? Qual a altura dos descendentes da geração F1? C) A geração F2 resultou em 384 plantas. Quantas dessas possuem uma altura de 250cm?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(FAMERP - 2019)Número Original: 4Código: 7890840

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Probabilidades envolvendo genes epistáticos .f Determinação de genótipos envolvendo genes epistáticos .f Determinação de fenótipos envolvendo genes epistáticos .f

Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Exibir texto da questão

A cor da pelagem em camundongos é determinada por dois genes. A pelagem preta é determinada pelo alelo Me a pelagem marrom é determinada pelo alelo m. O alelo B permite o depósito de pigmento marrom ou preto e o alelo b não permite a deposição de pigmentos, determinando a pelagem branca. Os genes envolvidos estão em diferentes pares de cromossomos homólogos. a) Quais são os possíveis fenótipos dos descendentes gerados do cruzamento entre uma fêmea MMbb e um macho mmBb? b) Em um cruzamento-teste, uma fêmea branca foi cruzada com um macho preto, gerando descendentes de pelagens preta, branca e marrom, sendo que cada um deles apresentava apenas uma cor. Quais os genótipos dessa fêmea e desse macho? Qual a probabilidade de nascer um filhote marrom na descendência gerada desse cruzamento-teste?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(USP - 2018)Número Original: 45Código: 6978359

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Determinação da proporção fenotípica da pelagem de cães descendentes de um cruzamento .f

Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
Exibir texto da questão

Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos Be b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e). O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo. Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados”? (A) 0,0 e 36. (B)9,9€e 18. (C) 18,9€9. (D) 18, 0e 18. (E) 18, 18 e 0.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2018)Número Original: 23Código: 7928484

Primeira Fase

Determinação da proporção fenotípica para cor da pelagem dos descendentes de um cruzamento .f

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto a cor da pelagem: a) 9 pretos —- 3 marrons — 4 albinos. ) 9 pretos — 4 marrons — 3 albinos. ) 3pretos — 1 albino. ) ) O D QO 1 preto — 2 marrons — 1 albino. 3 pretos — 1 marrom. (D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 18Código: 6401345

Terceiro Dia

Características de cruzamentos com genes epistáticos para cor da pelagem .f


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa correta, considerando que o gene K é epistático em relação ao gene A de tal forma que, na presença de K, todos os cães têm a cor do pelo preta; e que o genótipo kk permite a expressão dos diferentes alelos do gene A. (A) O cruzamento entre cães KK a/a” X Kk a/a” somente resulta cães com cor do pelo preta. (B) Os cães apresentados no quadro são homozigotos dominantes para o gene K. (C) O cruzamento entre cães kk prateados pode acarretar cães dourados. (D) A cor de pelo preta somente pode ser obtida em cães homozigotos para os dois genes citados. (E) O cruzamento entre di-híbridos Kka'a resulta em 9/16 animais pretos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.