Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Tecidos Condutores
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 6Código: 6977376

Exame Discursivo

Resposta no nome do tópico .f Uso de figuras (Biologia).t Características da formação dos anéis de crescimento das árvores .f Características gerais do xilema .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

A contagem e a análise dos anéis de crescimento presentes nos troncos de árvores e arbustos possibilitam estimar a idade da planta e investigar as condições climáticas de épocas pré- existentes. Sabe-se que a grande disponibilidade de água, durante os períodos úmidos, favorece o crescimento de células com grande calibre, formando anéis claros. Já em períodos mais secos, as células ficam mais compactadas, formando anéis escuros. Observe a ilustração de um corte transversal do tronco de uma árvore, com anéis de crescimento claros e escuros; Adaptado de revistas.ufpr.br. Indique o tipo de tecido condutor responsável pela formação dos anéis de crescimento. Indique, também, dentre as substâncias químicas presentes nesse tecido, aquela que confere mais rigidez às paredes das células. Aponte, ainda, as duas principais funções desse tecido para os vegetais.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2020)Número Original: 3Código: 9473108

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências da retirada do Anel de Malpighi para as plantas .f Características do fluxo em massa de solutos no vegetais .f Características das funções dos tecidos vegetais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

As figuras a seguir ilustram a prática conhecida como Anel de Malpighi. B C Essa pratica consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma arvore. Em A, está representado o movimento da condução de seiva, em B, o caule principal da planta após a retirada do anele, em C, o aspecto apresentado pelo caule principal após algumas semanas. Com base nas figuras, responda aos itens a seguir. a) Qual a função dos tecidos representados pelos números 1 e 2 em A? Em C, o que ocorrerá com a planta após algum tempo e por quê? b) O anel de Malpighi interfere no fluxo em massa de solutos. Como ocorre esse fluxo em massa?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2016)Número Original: 64Código: 6388086

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise de um experimento sobre o deslocamento de seiva nas plantas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

Considere o seguinte experimento: Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas. (Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011) Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de (A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé- lulas da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passa- gem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores. (C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacaro- se produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema. (D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática ne- gativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hi- potônica em relação à osmolaridade da seiva elabo- rada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2017)Número Original: 6Código: 7818510

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação (Biologia) Características da teoria de Dixon sobre a condução de seiva bruta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Um professor de Biologia propôs a quatro grupos de alunos que pensassem sobre a explicação acerca da condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares. Os grupos apresentaram as seguintes possibilidades explicativas: Grupo Explicação A força impulsionadora da seiva bruta é gerada pelo diâmetro diminuto dos tubos L crivados presentes nos vasos do xilema. Isso exerce adesao e coesao entre as moléculas dos vasos, promovendo a ascensão da seiva. A produção de carboidratos nas folhas aumenta a concentração osmótica nesses órgãos 2. que exercem a sucção da seiva bruta e a capilaridade no interior dos vasos do xilema. A ascensão da seiva bruta é impulsionada pela sucção exercida pelas folhas quando 3. elas perdem água pela transpiração e pela coesão das moléculas de água no interior do xilema. Os solutos organicos acumulados no interior do xilema radicular desenvolvem uma 4. grande pressão osmótica que mantém as forças de coesão entre as moléculas de água, impulsionando a seiva bruta até a copa das árvores. Qual grupo apresenta a explicação que contém aspectos nos quais se baseia a teoria de Dixon”? KR wNnNa


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 67Código: 7506005

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do transporte de água pelos vasos condutores das plantas .f Uso de figuras (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Um coqueiro (Cocos nucifera) pode atingir até 30 metros de altura e produzir até 80 frutos por ano. Cada fruto, ainda ver- de, tem em média 289 mL de água, na qual estão dissolvidos açúcares e sais minerais. (www.agencia.cnptia.embrapa. br) Por analogia, os frutos de um coqueiro assemelham-se a caixa dágua de uma residência. Em ambos os casos, a água obtida ao nível do solo é armazenada, em grande quantidade, metros acima do nível desse solo. Caixa d'água | Rede pública be, t (www.forumdaconstrucao.com.br. Adaptado.) Para que a água ascenda à caixa d'água e à copa do coquei- ro, é necessário que, (A) ao nível do solo, haja no cano e no floema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores. (B) metros acima do nível do solo, haja no cano e no xile- ma uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (C) metros acima do nível do solo, haja no cano e no floema uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (D) ao nível do solo, haja no cano uma impulsão da coluna de água e, metros acima do nível do solo, haja no xilema uma sucção da coluna de água, elevando-as desde o nível do solo. (E) ao nível do solo, haja no cano e no xilema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?