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1(UECE - 2017)Número Original: 4Código: 7864966

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Características gerais da reprodução das briófitas .f Características das estruturas presentes no ciclo reprodutivo das briófitas.t
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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As briófitas, os vegetais mais antigos do mundo, são plantas pequenas e delicadas que vivem, geralmente, em ambientes úmidos e sombreados. Em relação à reprodução das briófitas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. ( ) O arquegônio é a estrutura reprodutora feminina em forma de frasco, com uma base alargada da qual parte um longo tubo, que produz a oosfera. ( ) O anterídio, estrutura reprodutora masculina, é o local onde os anterozoides, cada um com dois flagelos, sao produzidos. ( ) As briófitas se reproduzem sexuadamente por fragmentação, processo em que partes de um indivíduo ou colônia geram novos gametófitos. ( ) O anterídio cresce durante o desenvolvimento do embrião e o jovem esporófito emergente continua em sua base recebendo alimento. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: A) V,F,V,F. B) F,V,F, V. C) F,F,V,V. D) V,V,F, F.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(PUC-CAMPINAS- SP - 2008)Número Original: 46Código: 19120

Vermelho (Medicina) - Verão

Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Briófitas Rec
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
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Num terreno úmido situado ao lado de uma plantação de tomate cresceram musgos e samambaias. Considerando-se os ciclos de vida desses dois tipos de vegetais, pode-se afirmar corretamente que (A) (B) (6) (D) (5) os esporos do musgo e da samambaia são transportados por correntes de ar, germinando somente se cairem no solo seco. o esporófito do musgo, bem como o da samambaia, é capaz de realizar fotossintese e de absorver nutrientes do solo. o gametófito do musgo e o da samambaia têm tamanho muito pequeno e dão origem a um esporáfito grande e rico em clorofila. a fecundação do musgo necessita de água para o encontro dos gametas, ao passo que na samambaia o encontro entre os gametas ocorre por meio de correntes dear. o esporófito do musgo é nutrido pelo gametófito, enquanto que, na samambaia, o esporófito realiza fotossíntese e absorve nutrientes do solo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 44Código: 17006

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Briófitas Rec
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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A respeito das plantas representadas acima, são feitas as seguintes afirmações: I. Be D representam as fases esporofíticas, formadas por células diploides (2n). II. AeC representam as fases gametofiticas, formadas por células haploides (n). II. Be € são originadas a partir do zigoto. IV. Anterozoide e oosfera são produzidos por meiose. Estão corretas, apenas, a)lelI. b) Te III. ce) Ie Ill. d)TelIV. e) HI e IV.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UEL - 2015)Número Original: 1Código: 9375832

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características gerais do ciclo de vida dos cnidários .f Uso de figuras (Biologia).t Consequências do estresse ambiental no ciclo de vida de um hidrozoário .f Características gerais da reprodução das briófitas .f Comparação de características (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2015
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Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como “água- “viva imortal”. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um biólogo marinho alemão. Sommer manteve espécimes de Turritopsis dohrnii no laboratório e, após vários dias, notou que os animais estavam se comportando de uma maneira muito peculiar... eles se “recusavam” a morrer. Aparentemente, eles estavam revertendo o envelhecimento e rejuve- nescendo progressivamente, até alcançarem seu estágio inicial de desenvolvimento, ponto em que novamente iniciavam seu ciclo de vida. Em 1996, os cientistas de- screveram como a espécie pode se transformar novamente em um pólipo a partir da fase de medusa. Um dos cientistas comparou a água-viva a uma borboleta que pudesse novamente se tornar uma lagarta. Hoje sabemos que o rejuvenescimento de Turritopsis dohrnii é desencadeado por estresse ambiental ou agressão física. Essas descobertas apareceram para desbancar a lei mais fundamental da natureza — “você nasce e então você morre”. (Adaptado de: . Acesso em: 18 jun. 2014.) (Adaptado de: RICH, N. Can a Jellyfish Unlock the Secret of Immortality? The New York Times. nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) O esquema ao lado ilustra o ciclo de vida de uma água-viva. a) Utilizando as letras do esquema, determine as etapas que podem se reverter em situações de estresse ambiental durante a vida de um indivíduo de Turritopsis dohrnii e justifique usando as informações do texto. b) Embora, entre os animais, o ciclo de vida ilustrado ocorra apenas no filo Cnidaria, entre os vegetais, como os musgos (Bryophyta), um tipo de ciclo de vida semelhante a este é comum. Entre os cnidários e os musgos, existem diferenças marcantes em relação ao teor cromossômico das células em cada fase dos ciclos e, também, em relação ao tipo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Explique essas diferenças.


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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 20Código: 12748

Verão

Sementes Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Briófitas Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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Muitos mamíferos são importantes polinizadores, en- quanto outros são eficientes dispersores de sementes, que podem desempenhar um papel essencial na rege- neração das florestas onde vivem. Para que um repre- sentante frugivoro da ordem Chiroptera (morcegos) seja um dispersor de sementes eficiente, ele deve A) alimentar-se exclusivamente de briófitas e pteridófitas. B) mastigar bem cada semente para quebrar sua dormência. C) apresentar adaptações morfológicas para levar o pólen de uma planta para outra D) levar as sementes para longe da árvore-mãe e depositâ-las em local adequado. E) manteras sementes sob a copa da árvore-mãe para protegê-las das intempéries.


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     A     
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