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Resultados

1(MACKENZIE - 2016)Número Original: 45Código: 7016186

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características da reprodução dos fungos ficomicetos Características da reprodução dos fungos
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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Um fungo, uma tragédia Em 1645, na Irlanda, irrompeu uma devastadora praga da batata, que resultou em perdas quase que totais nas colheitas do produto agricola mais importante do pais. Nos anos seguintes, essa praga levou as populações de camponeses ao desespero com mais de um milhão de mortes causadas pela fome, já que a batata era o seu produto e alimento básico. A mangra ou mancha da batata é causada por um fungo parasita, o Phytophthora infestans. As plantas afetadas têm suas folhas e tubérculos apodrecidos e a transmissão por esporos, é muito rápida. (Trecho extraído do livro de Cesar e Cezar, volume II) A respeito da reprodução dos fungos, são feitas as seguintes afirmações: I. Todos eles apresentam reprodução assexuada realizada por esporos. II. Nem todos eles apresentam reprodução sexuada. HI. O esporo do fungo é uma célula haplóide que, sozinha, pode dar origem a um novo indivíduo. IV. Os fungos mais simples, os ficomicetos, só apresentam reprodução assexuada. Estão corretas, apenas a) Tell. b) IelIl. c) I, Ue UL. d) We Ill. e) IlelV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(USP - 2020)Número Original: 49Código: 7504914

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Características reprodutivas dos fungos pluricelulares que permitem a rápida colonização de ambientes.t
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem-se por brotamento (gemulação), espalhando-se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve-se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui (A) esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente. (B) reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes. (C) zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas. (D) cistos de resistência que encapsulam adultos diploides. (E) fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(URCA - 2019)Número Original: 54Código: 10040209

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Características das estruturas responsáveis pela dispersão dos fungos .f
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Questão de Vestibular - URCA 2019
Questão de Vestibular - URCA 2019
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O guarda roupa do quarto de João apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. João identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-lo totalmente. Na semana seguinte, para surpresa de João, os pontos e fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, assinale a alternativas abaixo, que justifica o reaparecimento do mofo. A) A grande capacidade de dispersão, aliada à velocidade de divisão do esporo, a não fixação das hifas a madeira e o rápido crescimento do fungo, compensa sua imobilidade e o fungo volta a se reproduzir. B) Devido os esporos serem células móveis, resistentes a ambientes favoráveis como o quarto de João, essa característica facilita sua dispersão pelo vento, mesmo que seja aplicado álcool, sendo assim, o fungo volta a se reproduzir. C) Embora João tenha passado um pano embebido em álcool na porta, até limpá-lo totalmente, o micélio libera enzimas digestivas que agem extracelularmente, impedindo a eliminação total do mofo, por isso o fungo volta a se reproduzir. D) Os fungos alimentam-se de matéria orgânica, no caso a madeira. Suas hifas penetram na madeira e seus esporos estão sempre presentes. O álcool não destrói as hifas nem os esporos; por isso, o fungo volta a se reproduzir. E) Durante a aplicação do álcool, ocorre reaproveitamento de oxigênio e absorção da água pelo fungo que passa a utiliza na fixação da matéria orgânica, impedindo a eliminação total do mofo, por isso o fungo volta a se reproduzir.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(FATEC - 2017)Número Original: 48Código: 7877579

Segundo semestre

Formas de combater a propagação de organismos que causam manchas escuras e aveludadas em livros presentes em ambientes fechados.t
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Questão de Vestibular - FATEC 2017
Questão de Vestibular - FATEC 2017
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Uma estante de um escritório ficou fechada durante meio ano. Quando foi reaberta, sentiu-se um odor desagradável dos livros, que tinham as capas com manchas escuras e aveludadas. Para evitar que outros livros apresentem o mesmo problema, recomenda-se que as demais estantes do escritório sejam (A) umedecidas, dado que os germes que crescem em livros são típicos de ambientes secos. (B) expostas a maior concentração de gás carbônico, já que musgos de livros são autótrofos. (C) expostas a maior concentração de gás oxigênio, já que mofos de livros são autótrofos. (D) arejadas, combatendo os ácaros que depositam ovos escuros nas capas dos livros. (E) arejadas, dificultando a deposição e a germinação de esporos de fungos nas capas dos livros.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(FATEC- SP - 2014)Número Original: 47Código: 6011756

Primeiro Semestre

Fatores que possibilitam o crescimento de fungos em uma biblioteca.t
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Questão de Vestibular - FATEC 2014
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Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados. (httpz/tinyurlcomVI2ptévz Acesso em: 09.05.2013. Adaptado) Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de (A) (B) (o) (D) (E) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes. calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necess: visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes. para o desencadeamento de reações químicas, luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes. matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos. gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos.


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