Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Trocas Gasosas
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2019)Número Original: 13Código: 7854891

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Movimento estomático em plantas xerófitas.t Características das células-guardas.t Características do movimento estomático em diferentes condições.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

No que diz respeito a células-guarda e movimento estomático, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir: ( ) Células-guarda, células subsidiárias e poro formam o complexo estomático. ( ) As células-guarda regulam a transpiração e o tamanho do poro estomático, para atender a demanda fotossintética de aquisição de O>, enquanto minimizam a perda de COs. ( ) Em condições de deficiência hídrica, em um dia ensolarado, os estômatos tenderão a permanecer fechados, evitando a desidratação da planta. ( ) Em algumas plantas xerófitas, os estômatos se abrem a noite e permanecem fechados durante o dia, como ocorre com plantas de metabolismo Cs. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) V,V, F, F. B) F,F,V,V. C) F,V,F,V. D) V,F,V,F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2017)Número Original: 62Código: 6987012

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Identificação dos processos metabólicos das plantas pelo o uso do gás carbônico (CO2) e devolução do oxigênio (O2).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação: O vegetal “arranca” o carbono, que é o € do CO,, para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O,, ou seja, oxigênio. (Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.) Tal informação refere-se à (A) (C) (D) respiração celular e está correta, uma vez que, nas mitocôndrias, o carbono do CO, é disponibilizado para a síntese de tecidos vegetais e o O, é devolvido para a atmosfera. fotossíntese e está correta, uma vez que, através des- se processo, a planta utiliza o carbono na síntese de seus tecidos, devolvendo para a atmosfera o oxigênio do CO.. fotossíntese e está incorreta, uma vez que o carbo- no do CO, é utilizado na síntese de carboidratos que serão consumidos na respiração celular, mas não como matéria-prima do tronco. fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decom- posição da água, e não do CO, que a planta capta da atmosfera. respiração celular e está incorreta, uma vez que 0 O, liberado para atmosfera tem origem na quebra de car- boidratos na glicólise, da qual também resulta o car- bono que irá compor os tecidos vegetais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNEB - 2017)Número Original: 35Código: 7942049

Demais Cursos e Medicina - Caderno 2

Características dos organismos do Reino Plantae .f Uso de figuras (Biologia).t Características das formas de utilização do gás carbônico (CO2) pelas plantas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2017
Exibir texto da questão

Amazônia: a floresta combate (sim) o efeito estufa Pesquisas provam que a região capta muito mais gás carbônico do que emite. A Amazônia não para de surpreender. Medidas efetuadas em pontos diferentes da floresta mostraram que ela absorve muito mais gás carbônico (CO,) do que emite. Até agora, a cartilha ecológica propunha que a absorção só era maior do que a emissão em florestas jovens, nas quais as árvores se encontram em processo acelerado de crescimento. Mas isso vem ocorrendo também na Amazônia. Essa atividade, que desafia os modelos teóricos, talvez seja o mais importante mecanismo natural de moderação do efeito estufa em todo o planeta. (ARANTES, 2016). Com base no texto e relacionando-o com os conhecimentos a respeito dos processos de obtenção de energia e características básicas do Reino Plantae, é correto afirmar: (A) Os vegetais jovens, em suas regiões apicais, apresentam uma intensa atividade meristemática, proporcionando seu crescimento longitudinal. (B) A fixação do CO, nos vegetais ocorre por ação da enzima rubisco no interior dos tilacoides, viabilizando a síntese de compostos orgânicos. (C) A capacidade de fixar o CO, no processo fotossintético foi iniciada a partir da origem dos cloroplastos em todos os eucariontes fotoautótrofos. (D) O CO,, na sua totalidade, é absorvido pelos vegetais e liberado nos processos exergônicos realizados pelas mitocôndrias, tendo como consequência a síntese de ATP. (E) A liberação do CO, na respiração é maior durante a noite, pois é o período em que não ocorre a fotossíntese, somente a respiração aeróbica, quando as plantas expressam maior crescimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 63Código: 34011

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Trocas Gasosas Respiração (Fisiologia Geral) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condi- ções, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimen- to respisatório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0.5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos, Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho tespisatório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui (A) maior concentração de CO, que aquela do sangue venoso. (B) menor concentração de CO, que o ar atmosférico. (C) maior concentração de O, que aquela do sangue arterial. (D) maior concentração de CO, que aquele que havia sido expirado. (E) menor concentração de O, que aquele que havia sido expi- rado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNIFESP - 2020)Número Original: 3Código: 9494660

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Identificação dos tecidos condutores vegetais por meio de suas características .f Características dos estômatos durante a noite .f Características necessárias para uma estrutura vegetal ser considerada viva .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
Exibir texto da questão

Dois ecólogos viram um toco de árvore que, à primeira vista, parecia estar morto, porém, notaram que ele estava vivo. Intrigados, os cientistas instalaram no toco e em uma árvore ao lado instrumentos para medir o fluxo de água. Os resultados mostraram que o funcionamento das duas plantas estava intimamente interligado. Nos dias de sol, a árvore absorvia água do solo, enquanto o toco permanecia dormente. À noite, era o toco que se hidratava, e a árvore não absorvia mais água. Ao que tudo indica, a fusão de várias raízes criou um verdadeiro sistema de encanamento compartilhado no solo daquela floresta. (A. J. Oliveira. “O toco de árvore que se recusa a morrer”. https://super.abril.com.br, 29.07.2019. Adaptado.) a) Durante a noite, como se apresentavam os ostíolos dos estômatos nas folhas da árvore? Qual a consequência desse comportamento dos ostíolos em relação ao fluxo de dióxido de carbono da atmosfera para o mesófilo? b) Em qual tecido vegetal os ecólogos mediram o fluxo de água presente no toco e na árvore? Por que somente a hi- dratação não justifica o toco estar vivo?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?