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1(UNEB - 2019)Número Original: 26Código: 7941691

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do processo educacional dos jovens no período da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das sociedades muçulmanas da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das civilizações ocidentais do período da Idade Moderna.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade espartana da antiguidade.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade egípcia da antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...| eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018). A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete a civilização (A) egípcia, quando a ameaça de democratização do poder pelas reformas empreendidas a partir da unificação dos reinos do Baixo Egito e Alto Egito, exigiu a formação de uma guarda imperial submetida ao Faraó. espartana, quando a formação de uma camada de guerreiros, que detinha o poder político e econômico, exigia uma educação de caráter militarista, para a manutenção de um sistema oligárquico no poder através da coerção dos hilotas. medieval, quando a carreira militar, através da consagração como cavaleiro, era uma das poucas possibilidades de o servo camponês ascender socialmente e abandonar sua situação de miserabilidade. muçulmana, quando a jihad foi utilizada pela doutrina islâmica para a formação de um império militarista, que expandiu suas conquistas pela Península Ibérica, em detrimento do desenvolvimento científico e comercial. moderna, quando a conquista e colonização do continente africano pelos europeus ocorreu com a formação do movimento das Cruzadas para a reconquista da Terra Santa, durante o processo da expansão marítima e comercial.


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2(UNEB - 2019)Número Original: 27Código: 7941693

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do trabalho nas civilizações ameríndias brasileiras anteriores à chegada dos europeus.g Aspectos do trabalho nas civilizações ameríndias anteriores à chegada dos europeus .f Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f Aspectos e características do trabalho nas sociedades ibero-americanas do período moderno.g Aspectos e características do trabalho nas sociedades grega e romana da antiguidade .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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O desenvolvimento das sociedades ocidentais foi marcado por um processo de violência, que se manifestava pela existência do trabalho compulsório. No decorrer dessa evolução, pode-se inferir que o trabalho, nas sociedades (A) (B) romana e grega da Antiguidade, era baseado na superioridade racial do homem branco, o que justificava a base da produção escravista clássica. ameríndias, anteriores à chegada dos europeus na América, era livre e assalariado, recompensado com sementes de cacau e quilos de ouro e prata. indígenas brasileiras, era baseado na coerção do chefe tribal sobre a comunidade, mecanismo reforçado com a sistematização da exploração do pau-brasil, durante a colonização. africanas, anteriores aos processo colonialista, era pautado na riqueza produzida pelo tráfico transatlântico, que fornecia lucros para a elite local. ibero-americanas pautava-se na escravidão do africano como mecanismo de acumulação de capital, através do controle mercantil do tráfico negreiro.


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3(UFRGS - 2020)Número Original: 4Código: 7887770

Quarto Dia

Aspectos da sociedade inca no período pré-colombiano .f Aspectos políticos, culturais e econômicos das populações nativas pré-cabralinas .f Aspectos da sociedade asteca no período pré-colombiano .f Aspectos da sociedade maia no período pré-colombiano .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( )A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza. ( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada. ( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário. ( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (B) V-F-F-V. (C) F-V-F-V. (D) F-V-V-F. (E) F-F-V-V.


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4(UNEB - 2018)Número Original: 34Código: 7941360

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos e características da centralização política e administrativa do Egito e da Mesopotâmia.g Aspectos do processo de centralização política e administrativa das sociedades ameríndias pré-Colombiana .f Aspectos e características das manifestações nacionalistas a partir do século XIX .f Aspectos do processo de centralização política e administrativa dos reinos europeus na Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
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Os conflitos entre os humanos acompanham a história da humanidade, desde seus primórdios, podendo-se inferir que (A) a centralização política e administrativa que contribuiu para a formação do Estado centralizado no Egito Antigo e nas sociedades mesopotâmicas decorreu da necessidade de os povos coletores e caçadores se protegerem da concorrência comercial externa. (B) o surgimento e a formação das primeiras civilizações e dos Estados centralizados na América resultou da necessidade das comunidades nômades ameríndias de se unirem contra os invasores europeus, no processo de colonização mercantilista. (C) a formação dos Estados Nacionais, na época moderna, ocorreu com o objetivo de os europeus se protegerem do processo de invasão dos normandos, magiares e muçulmanos, o que acelerou o processo de urbanização e da aliança entre o rei, a burguesia e a nobreza. (D) o nacionalismo, característico do século XIX, identificado com as ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, foi uma reação da burguesia contra as tentativas do restabelecimento do Antigo Regime, a partir das deliberações do Congresso de Viena. (E) o protecionismo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi imposto às colônias afro-asiáticas pelas antigas metrópoles, como uma tentativa de manter os laços de dominação econômica e evitar a influência soviética nessas regiões.


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5(UECE - 2019)Número Original: 34Código: 7856193

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos e características do movimento anabatista no contexto das reformas religiosas.g Aspectos e características do movimento contrarreformista da igreja católica no contexto das reformas religiosas.f Aspectos e características do movimento luterano no contexto das reformas religiosas .f Aspectos do movimento calvinista no contexto das reformas religiosas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Numere os ideais das reformas religiosas que ocorreram no decorrer do século XVI, apresentados abaixo, de acordo com os seguintes representantes dos movimentos reformistas: 1. Luteranos; 2. Calvinistas; 3. Anabatistas; 4. Contrarreformistas. ( ) Defendiam a liberdade de consciéncia em matéria de fé. ( ) Defendiam a justificação pela graça e as obras. ( ) Acreditavam que apenas a fé na promessa divina era eficaz para a salvacao. ( ) Acreditavam que, na predestinacao divina, havia eleitos e condenados. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 2,3,1,4. B) 1,2,4,3. C) 4,1,2,3. D) 3,4,1,2.


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