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1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


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2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 98Código: 3890

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Plebeísmo Assonância
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Para o Mano Caetano O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? Geografia de verdades, Guanabaras postiças Saudades banguelas, tropicais preguiças? A boca cheia de dentes De um implacável sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, Ressuscita vampira, sem o menor aviso LJ E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo Tipo pra rimar com ouro de tolo? On, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease me outra vez Ou em banto baiano Ou em português de Portugal Se quiser, até mesmo em americano De Natal LJ * Tease me (caçoe de mim, importune-me) Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos LOBÃO. Disponível em: htp:lvagalume uol com.br. “Acesso em: 14 ago. 2000 (acaptado). coloquiais na seguinte passagem: voo o “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3) “Que devora a voz do morto” (v. 9) “lobo-bolol/Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)


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3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 117Código: 10821

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Plebeísmo Neologismo
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Cabeludinho Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um pertume die noesia à nassa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a nãv gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro. BARROS, M Memórias inventadas. a infância. São Poui: Planeta, 2003, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes lades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca OQ os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto. a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa. a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas. o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias. a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem. vo oo


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4(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 16Código: 6092383

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Considere os seguintes comentários sobre os recursos expressivos que compõem o textc | No 1º parágrafo, a expectativa da chegada do cometa é apresentada por meio de antiteses. II No 2º parágrafo, ao descrever o Halley, o autor se vale da personificação, como ocorre no trecho “e airosamente deslizou sobre nossas cabeças”. IIl_ Em “Hoje, o excitante é imaginar a possibilidade dessa destruição por obra e graça do homem”, no final do texto, pode-se entender um comentário irônico. Está correto o que se afirma em A Lilell B Lapenas. C Il, apenas. D Ill apenas. E lell apenas.


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5(AFA- RJ - 2013)Número Original: 31Código: 21559

Prova A

Metáfora Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Assinale a sentença cuja figura de linguagem foi indicada corretamente entre parênteses. a) “Gates e Jobs - Quando as órbitas se cruzam.” (comparação) b) “Jobs encarava as pessoas com uma intensidade cáustica e ardente;” (catacrese) c) “...ora no modo de dizer que você era um merda, ora no de tentar seduzi-lo”. (metáfora) d) “..Jobs, por sua vez, via em Gates uma estreiteza enervante.” (metonimia)


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