Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNIFESP - 2020)Número Original: 6Código: 9494629

Segunda Fase - Provas Complementares - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
Exibir texto da questão

O lema do carpe diem sintetiza expressivamente o motivo de se aproveitar o presente, já que o futuro é incerto. Tal lema manifesta-se mais explicitamente nos seguintes versos de Tomás Antônio Gonzaga: (A) Ah! socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os Astros, voa, Traze-me as tintas do Céu. (B) Depois que represento Por largo espaço a imagem de um defunto, Movo os membros, suspiro, E onde estou pergunto. (C) É bom, minha Marília, é bom ser dono De um rebanho, que cubra monte e prado; Porém, gentil pastora, o teu agrado Vale mais que um rebanho, e mais que um trono. (D) Se algum dia me vires desta sorte, Vê que assim me não pôs a mão dos anos: Os trabalhos, Marília, os sentimentos Fazem os mesmos danos. (E) Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim, façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2021)Número Original: 7Código: 9157279

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Exibir texto da questão

Durante anos, Penélope esperou que seu marido, Ulisses, retornasse da Guerra de Troia (IX e Vlla.C.). Essa viagem é o tema da Odisseia, poema épico grego atribuído a Homero. Como os anos passavam e não havia notícias de Ulisses, o pai de Penélope sugeriu que ela se casasse novamente. Diante da insistência do pai, resolveu aceitar a corte dos pretendentes, com a condição de que o novo casamento somente aconteceria depois que ela terminasse de tecer um sudário, que ficou conhecido como “Tela de Penélope”, que serviria de mortalha para Laerte, pai de Ulisses. Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite, secretamente, desmanchava todo o trabalho. Com esse artifício, adiava a escolha de outro marido até a volta de Ulisses. (Adaptado de Penélope, Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%A9lope. Acessado em 09/01/2021.) Penélope (1) De dia, tramas, de noite, traças. O que o dia tece a noite esquece. De dia, sedas, de noite, perdas. O que o dia traça a noite esgarça. De dia, malhas, de noite, falhas (Ana Martins Marques, A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum, 2009, p. 105.) a) (Como as palavras “traça” (na segunda estrofe) e “traças” (na terceira estrofe) constroem uma relação antitética no poema? b) No poema, a palavra “tramas” remete a Penélope por duas razões. Quais são elas? Explique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 15Código: 9639

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2010
Exibir texto da questão

O poema sugere que o saber está relacionado à experiência. Essa relação encontra-se expressa principalmente nos seguintes versos: (A) Como dizer o sabor, / seu clarão seu perfume? ((. 7-8) (B) A linguagem dispõe / de conceitos, de nomes (/. 13-14) (C) mas o gosto da fruta / só o sabes se a comes (/. 15-16) (D) já que a coisa é fechada / à humana consciência. ((. 27-28)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 5Código: 10536

Primeiro exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

O poema de Fernando Pessoa se relaciona com um mito grego que aproxima a alma — psique — do amor — eros -, simbolizados, respectivamente, pelos personagens Princesa e Infante. Esses dois personagens se tornam representativos da seguinte idéia: (A) Vivenciando o amor, enfrentamos o desespero. (B) Buscando o outro, descobrimos a nós mesmos. (C) Procurando o sonho, perdemos nossa identidade. (D) Perseguindo a solidão, encontramos o autoconhecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 6Código: 10538

Primeiro exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Além da referência intertextual a um mito grego, esse poema dialoga ainda com outro texto. Os únicos versos que não indicam, claramente, essa intertextualidade estão apontados em: (A) “Conta a lenda que dormia / Uma Princesa encantada” (v.1e2) (B) “A Princesa Adormecida, / Se espera, dormindo espera.” (v. 11 e 12) (C) “Longe o Infante, esforçado, / Sem saber que intuito tem,” (v. 16 e 17) (D) “E, vencendo estrada e muro, / Chega onde em sono ela mora.” (v. 29 e 30)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?