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1(UEMA - 2023)Número Original: 33Código: 12911719

PAES - Prova Objetiva

Considerações filosóficas sobre o tema da liberdade no mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Em sua obra "O Ser e o Nada", o filósofo francês Jean Paul Sartre (1905 -1980) trata da condição humana, mais precisamente, da liberdade. Para o referido filósofo, o homem, pela sua condição de ser homem, é ser livre e, portanto, ele, o homem, é fruto de sua liberdade porque, no seu dia a dia, escolhe as ações que fará. Dessa forma, a liberdade não é uma conquista humana, mas é uma condição da própria existência dele, do homem. Explica o filósofo que “Com efeito, sou um existente que aprende sua liberdade através de seus atos; mas sou também um existente cuja existência individual e única temporaliza-se como liberdade [...] Assim, minha liberdade está perpetuamente em questão em meu ser; não se trata de uma qualidade sobreposta ou uma propriedade de minha natureza; é bem precisamente a textura de meu ser” Jean-Paul Sartre. Ser e o Nada. (Adaptado) De acordo com o referido filósofo, se somos livres, temos sempre de escolher. Ao analisar essa premissa, como condição em uma sociedade capitalista, afirma-se que “Se você fracassa, as escolhas foram suas.” Essa afirmação mais popular decorrente da premissa de Sartre está centrada no entendimento de que a) o Estado é que proporciona a capacitação para as escolhas. b) o capitalismo é que pode oferecer o trabalho remunerado. c) a formação familiar é limitante para a educação do filho bem-sucedido. d) a formação escolar é determinante para as escolhas de um sujeito. e) o próprio indivíduo é que escolhe seu percurso de projeto de vida.


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2(UECE - 2022)Número Original: 69Código: 11854676

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre o conceito de linguagem da ação no penamento de Condillac .f Questões de identificações (Filosofia) França.b
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Na edição de 2022 do Oscar, o surdo Troy Kotsur recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua participação no filme No ritmo do Coração (2021). Essa premiação ocorreu justamente no ano em que, no Brasil, se comemoram os 20 anos da Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras), aprovada em 24 de abril de 2002. No seu tempo, o filósofo francês Etienne de Condillac (1714-1780) buscou fundamentar a língua de sinais francesa em um ponto de vista filosófico. Ele o fez dizendo o seguinte sobre o ensino em língua de sinais que o Abade de I'Epeé (1712-1789), importante professor de surdos à época, oferecia às crianças surdas: “Com base na linguagem da ação, o abade De |'Epée criou uma arte metódica, simples e fácil, com a qual dá a seus pupilos ideias de todo tipo e, ouso dizer, ideias mais precisas do que as que, em geral, se adquirem com a ajuda da audição. O abade De |I'Epée só tem um meio de dar às crianças surdas ideias sensoriais: é analisar e fazer com que o pupilo analise junto. Assim, ele os conduz de ideias sensoriais a ideias abstratas”. CONDILLAC, E. Apud SACKS, Oliver. Vendo vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. bras. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.30. Adaptado. A expressão “linguagem da ação” deve ser entendida no sentido do que a linguística atual nomeia de língua gestual-visual. Considerando a citação acima, é correto afirmar que o ponto de vista filosófico em que Condillac se baseia para justificar a língua de sinais é A) idealista. B) racionalista. C) marxista. D) empirista.


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3(USP - 2022)Número Original: 15Código: 11677320

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Considerações filosóficas sobre racionalidade e relações sociais .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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No texto do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty é estabelecida uma conexão entre as relações sociais e a racionalidade dos indivíduos: A sociedade humana não é uma comunidade de espíritos racionais, só se pode compreendê-la assim nos países favorecidos, em que o equilíbrio vital e econômico foi obtido localmente e por certo tempo. Maurice Merleau-Ponty, Fenomenologia da percepção, p.89. Qual sentença, se tomada como verdadeira, reforça a posição exprimida pelo filósofo no trecho? (A) A racionalidade é uma potência espiritual que se impõe sobre as circunstâncias históricas. (B) O equilíbrio vital e econômico é uma força irracional que se contrapõe aos espíritos racionais. (C) Nos países favorecidos, as pessoas são naturalmente mais racionais. (D) A racionalidade das relações sociais depende da estabilidade de circunstâncias históricas. (E) Os espíritos racionais são responsáveis pelo equilíbrio vital e econômico dos países favorecidos.


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4(ENEM - 2021)Número Original: 59Código: 11215806

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Corrente da ética contemporânea fundamentada na igualdade de todas as espécies sencientes .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Queremos tratar da tirania de animais humanos sobre animais não humanos. Essa tirania causou e ainda causa dor e sofrimento apenas comparáveis aos que resultaram de séculos de violência de seres humanos brancos sobre seres humanos negros. A luta contra ela é tão importante quanto outras disputas morais e sociais. SINGER, P Libertação animal. Sto Pade: Marin Fontes, 209, O trecho apresenta características de uma importante corrente da ética contemporânea que se designa: O Ecoética — visão superior da natureza. O Bioética — implicação biológica das ações. O Antiespecismo — definição igualitária das espécies. O Existencialismo — valorização crescente da subjetividade. O Relativismo — compreensão diferenciada das alteridades.


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5(ENEM- BR - 2011)Número Original: 2Código: 3198

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Construção e desenvolvimento das normas morais e sua influência sobre indivíduos e grupos.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado), O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são OQ decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. O parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. O amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. O criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. & cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.


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