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1(UFU - 2022)Número Original: 13Código: 12917729

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O intelecto humano não é ato de algum órgão, mas é uma certa capacidade da alma, que é forma do corpo. Por isso, é próprio dela conhecer a forma existente individualmente na matéria corporal, não porém na medida em que está em tal matéria. Ora, conhecer o que está na matéria individual, não na medida em que está em tal matéria, é abstrair a forma da matéria individual, que as fantasias representam. Por isso, é necessário dizer que o nosso intelecto intelige o que é material abstraindo das fantasias; e, através do que é material, assim considerado, chegamos a algum conhecimento do que é imaterial, assim como, pelo contrário, os anjos conhecem o que é material através do imaterial. AQUINO, Tomás de. Suma de Teologia. Primeira Parte, questões 84-89. Tradução de Carlos A. R. Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 133. Sobre o modo como conhecemos as coisas materiais, é correto afirmar que, segundo Tomás de Aquino (1224-1274), A) conhecemos a natureza das coisas por rememoração, com base nas ideias eternas, que estão em nosso intelecto desde o nascimento. B) conhecemos a natureza das coisas do mesmo modo que os anjos, ou seja, por iluminação divina, sem utilizarmos os nossos sentidos. C) não conhecemos a natureza das coisas materiais pelo nosso intelecto, e sim pelos sentidos, pelo intelecto conhecemos apenas as coisas imateriais. D) não conhecemos a natureza das coisas materiais diretamente, e sim por meio de uma cooperação entre os sentidos e o intelecto, cnamada de abstração.


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     B     
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     D     
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2(UECE - 2023)Número Original: 3Código: 12798217

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações filosóficas sobre o livre-arbítrio na obra de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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O filósofo, teólogo e padre cearense Manfredo Ramos, um grande estudioso do pensamento de Agostinho de Hipona (354-450), afirma o seguinte sobre a relação entre liberdade humana e graça divina. “Deus não salva ninguém obrigado. Ele nos criou sem pedir licença, mas não nos salva sem a nossa vontade. [...] Ele nos fez à sua imagem e semelhança, dotados de inteligência, por isso nos dá a liberdade. Toda a natureza criada é determinada para Deus. [...] Deus criador põe, em tudo o que faz, a sua marca, que é uma marca de bondade. Tudo é dirigido para o bem, porque Deus é bom. Mas o homem é chamado por Deus de uma maneira diferente, com liberdade. [...] o pobre do homem, ferido pelo pecado, ele quer o bem, quer fazer aquilo que está na marca dele, e não consegue. Por isso que essa perspectiva de salvação deve ser abraçada, deve ser querida, mas não sem a graça de Deus. Aqui é que está o mistério.” RAMOS, Manfredo. A ressurreição de Cristo e a perspectiva da Salvação. Entrevista ao site da Paróquia Nossa Senhora da Glória em 04-04-2018. Disponível em https://www .paroquiagloria.org.br/confira-entrevista-com- monsenhor-manfredo-ramos-a-ressurreicao-de-cristo-e-a-perspectiva-da- salvacao/. Acessado em 05-11-2022. Com base na passagem anterior, é correto afirmar, sobre a teoria agostiniana da liberdade e da graça, que A) | aliberdade humana se conquista contra a graça divina. B) aliberdade humana não se relaciona com a graça divina. C) é preciso renunciar à liberdade para obter a graça divina. D) aliberdade humana age bem se conforme a graça divina.


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3(UEL - 2023)Número Original: 16Código: 12907386

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. Foi a Filosofia que me libertou totalmente daquela su- perstição na qual eu te precipitei junto comigo. É ela que me ensina, e me ensina de forma verdadeira, que não se deve cultuar, que, ao contrário, é preciso des- prezar tudo aquilo que se vê com nossos olhos mor- tais, tudo quanto se percebe por qualquer um dos nossos sentidos. Essa filosofia mesma promete de- monstrar de forma clara o veríssimo e secretíssimo Deus, e quase já se digna a mostrá-lo como que por entre nuvens translúcidas. Adaptado de: AGOSTINHO, Contra os Acadêmicos, 1.3. Trad. de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 16. (Vozes de Bolso) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensa- mento de Agostinho, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (. ) A Filosofia é concebida de modo indissociável da Teo- logia. ( ) Só se obtém ciência se ela está relacionada à Revela- ção. ( ) Fée razão são opostos inconciliáveis. (. ) A Filosofia é autônoma e crítica em relação à Teologia. (. ) A fé é esclarecida pela razão graças à Filosofia. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, V, F. b) V, V, F, F, V. c) V, F, V, F, F. d) F, F, V, V, F. e) F, V,F, V, V.


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4(UECE - 2019)Número Original: 17Código: 7871561

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre o livre-arbítrio na obra de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Em diálogo com Evódio, Santo Agostinho afirma: “parecia a ti, como dizias, que o livre- arbítrio da vontade não devia nos ter sido dado, visto que as pessoas servem-se dele para pecar. Eu opunha à tua opinião que não podemos agir com retidão a não ser pelo livre-arbítrio da vontade. E afirmava que Deus no-lo deu, sobretudo em vista desse bem. Tu me respondeste que a vontade livre devia nos ter sido dada do mesmo modo como nos foi dada a justiça, da qual ninguém pode se servir a não ser com retidão”. AGOSTINHO. O livre-arbítrio, Introdução, III, 18, 47. Com base nessa passagem acerca do livre-arbítrio da vontade, em Agostinho, é correto afirmar que A) olivre-arbitrio é o que conduz o homem ao pecado e ao afastamento de Deus. B) o poder de decisão - arbitrio —- da vontade humana é o que permite a ação moralmente reta. C) é da vontade de Deus que o homem não tenha capacidade de decidir pelo pecado, já que o Seu amor pelo homem é maior do que o pecado. D) a ação justa é aquela que foi praticada com o livre-arbítrio; injusta é aquela que não ocorreu por meio do livre-arbitrio.


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5(UPE - 2019)Número Original: 41Código: 10019149

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Fundamentos teóricos gerais da filosofia praticada no período medieval .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Sobre a dimensão do saber filosófico no âmbito da história, analise o texto a seguir: 5 ig É , Disponível em: https://www. google.com/search?q=atfilosofiatnatidade+media O mundo antigo termina aproximadamente, no século V da nossa era. A Idade Média se considera acabada no século XV. Nesse período, na história do pensamento filosófico, surgem problemas capitais sobre a filosofia e a totalidade do saber no plano do conhecimento. No tocante ao saber filosófico no âmbito da história, a cnamada Idade Média continua predominando na totalidade do conhecimento humano, do saber racional. Mas a ideia central que polariza a singularidade da filosofia nesse período gira em torno a) da cosmologia. b) do pensamento lógico e estético. c) da revelação divina. d) da dimensão ontológica. ) do valor científico. D


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