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Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 13Código: 12917729

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O intelecto humano não é ato de algum órgão, mas é uma certa capacidade da alma, que é forma do corpo. Por isso, é próprio dela conhecer a forma existente individualmente na matéria corporal, não porém na medida em que está em tal matéria. Ora, conhecer o que está na matéria individual, não na medida em que está em tal matéria, é abstrair a forma da matéria individual, que as fantasias representam. Por isso, é necessário dizer que o nosso intelecto intelige o que é material abstraindo das fantasias; e, através do que é material, assim considerado, chegamos a algum conhecimento do que é imaterial, assim como, pelo contrário, os anjos conhecem o que é material através do imaterial. AQUINO, Tomás de. Suma de Teologia. Primeira Parte, questões 84-89. Tradução de Carlos A. R. Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 133. Sobre o modo como conhecemos as coisas materiais, é correto afirmar que, segundo Tomás de Aquino (1224-1274), A) conhecemos a natureza das coisas por rememoração, com base nas ideias eternas, que estão em nosso intelecto desde o nascimento. B) conhecemos a natureza das coisas do mesmo modo que os anjos, ou seja, por iluminação divina, sem utilizarmos os nossos sentidos. C) não conhecemos a natureza das coisas materiais pelo nosso intelecto, e sim pelos sentidos, pelo intelecto conhecemos apenas as coisas imateriais. D) não conhecemos a natureza das coisas materiais diretamente, e sim por meio de uma cooperação entre os sentidos e o intelecto, cnamada de abstração.


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     D     
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2(UFU - 2021)Número Original: 1Código: 11750043

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Medicina

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“No contexto das linhas metafísicas expostas, não será difícil captar o valor das cinco provas ou caminhos através dos quais Tomás alcança a única meta, Deus, no qual tudo se unifica e adquire luz e coerência. Para Tomás, Deus é o primeiro na ordem ontológica, mas não na ordem psicológica. Mesmo sendo o fundamento de tudo, Deus deve ser alcançado por caminhos a posteriori, isto é, partindo dos efeitos e do mundo.” REALE, G. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, volume |, 1990, p. 561. A) Quais são as cinco vias para provar a existência de Deus em Tomás de Aquino? B) Analise três dessas vias e demonstre por que essas provariam a existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UFU - 2020)Número Original: 12Código: 9141202

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O filósofo e monge dominicano São Tomás de Aquino (1225 — 1274 d.C.) elaborou uma filosofia que estava fundada em dois pilares principais: a fé cristã e a filosofia de Aristóteles (384 — 322 a.C.). A respeito da filosofia tomista, é INCORRETO afirmar que Tomás de Aquino A) debateu, com outros filósofos, sobre a filosofia de Aristóteles. B) escreveu sobre várias áreas da filosofia: ética, lógica e outras. C) admitiu, por fim, a superioridade da filosofia sobre a fé cristã. D) propôs argumentos racionais para provar a existência de Deus.


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4(ENEM - 2015)Número Original: 25Código: 6346510

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim. AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos politicos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado). No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de refrear os movimentos religiosos contestatórios. promover a atuação da sociedade civil na vida política. unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum. reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística. dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual. v O 000


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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 66Código: 6971192

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente. TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002. O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por O reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos. O sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé. O explicar as virtudes teologais pela demonstração. O flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados. O justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.


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