Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Temática (Filosofia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2021)Número Original: 3Código: 12907190

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre o conceito de pós-verdade nas relações humanas das sociedades contemporâneas .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Mundo.b

Questão de Vestibular - UEL 2021
Exibir texto da questão

Leia a charge e o verbete a seguir. Pós Verdade Penso, logo Acredito, logo existo. estou certo. Pós-verdade: o que relaciona ou denota cir- cunstâncias nas quais os fatos objetivos são menos influentes na opinião pública do que os apelos à emoção e à crença pessoal. Oxtord dictionary, 2016 i MT i) medium.com/pensatempos Com essa definição, a Universidade de Oxford incorporou, em seu dicionário, o termo “pós-verdade”. Eleita a palavra do ano de 2016, ela teria ultrapassado a distinção entre verdade e mentira e instituído uma caracterização particular da “realidade” presente nas ações políticas, nas mídias e nas redes sociais. Com base nas características da pós-verdade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Coloca-se como o padrão explicativo, não comportando críticas e pautando-se pelas teorias da conspira- ção. ( ) Coloca em dúvida a objetividade científica e impõe pseudoteorias como fundamento de sua visão de mundo. ( ) Fazuso de fake news com vistas a desinformar a sociedade, demoniza o conhecimento científico e promove os negacionismos. ( ) Opera o conhecimento de forma racional, abolindo as fronteiras da subjetividade que caracterizava a ciên- cia moderna. ( ) Reconhece as dinâmicas contraditórias da sociedade, harmonizando ciência e religião, embora reafirme a superioridade do pensamento sobre esta última. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V,F, F, V. b) V, V, V, F, F. c) V, F, V, F, V. d) F,F,F,V, V. e) F, V,F, V, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2023)Número Original: 27Código: 12907351

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações sobre a filosofia da ciência no pensamento de Thomas Kuhun .f

Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Não há dúvida de que o trabalho de investigação que um dado paradigma permite torna-se uma contribui- ção duradoura para o corpo de conhecimento cientí- fico e técnico, mas os paradigmas eles próprios são com frequência postos de lado e substituídos por ou- tros bastante incompatíveis com eles. Não podemos recorrer a noções de “verdade” ou “validade” a pro- pósito dos paradigmas na tentativa de compreender a especial eficácia da investigação que a sua aceitação permite. KUHN, Thomas S. A função do dogma na investigação científica. Trad. de Jorge Dias de Deus. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012, p. 39. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Thomas Kuhn, assinale a alternativa correta. a) No processo de desenvolvimento científico, uma revolução acontece quando se prova a falsidade de um paradigma, que é substituído por outro verdadeiro. Um paradigma científico é um momento do desenvolvimento científico, que é linear e cumulativo, num processo que se aproxima cada vez mais da verdade. A ciência tem como fim o estabelecimento de um paradigma verdadeiro, que será capaz de explicar todos os fenômenos de acordo com uma única teoria unificada. Verdade e falsidade são noções aplicadas aos resultados das pesquisas desenvolvidas no interior de um paradigma e não ao próprio paradigma, que em si não é verdadeiro nem falso. As revoluções científicas devem ser evitadas, pois com elas os paradigmas são constantemente substituídos, o que com- promete a possibilidade de a ciência solucionar seus proble- mas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2022)Número Original: 16Código: 12917734

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Debates filosóficos sobre a condição humana expressos ao longo do tempo .f Questões de identificações (Filosofia)

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

A ação, única atividade que se exerce diretamente entre os seres humanos sem a mediação das coisas, corresponde ao fato de que seres humanos, e não o Ser Humano, vivem na terra e habitam o mundo, [...] somos todos os mesmos, isto é, humanos, mas de tal maneira que ninguém nunca é igual a ninguém que já tenha existido, existe ou venha a existir [...]. ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15. Nesse trecho, a filósofa está descrevendo a condição humana que corresponde à ação, a qual ela chama de A) vida. B) pluralidade. C) mundanidade. D) singularidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2023)Número Original: 18Código: 12798191

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Conceitos do jusnaturalismo nas expressões artísticas brasileiras .f Brasil.b Questões de identificações (Filosofia)

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Leia com atenção essas duas estrofes do poeta cearense e, em seguida, marque a alternativa que apresenta uma ideia jusnaturalista moderna presente no poema. Camponeses, meus irmãos, E operários da cidade, É preciso dar as mãos E gritar por liberdade. Em favor de cada um, Formar um corpo comum, Operário e camponês! Pois, só com essa aliança, A estrela da bonança Brilhará para vocês! Uns com os outros se entendendo, Esclarecendo as razões. E todos, juntos, fazendo Suas reivindicações! Por uma Democracia De direito e garantia Lutando, de mais a mais! São estes os belos planos, Pois, nos Direitos Humanos, Nós todos somos iguais! PATATIVA DO ASSARÉ. O agregado e o operário. In: Antologia poética. Org. Gilmar de Carvalho. — 82 ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2015. A) A defesa do desenvolvimento econômico. B) Aluta de classes de operários e camponeses. C) Aigualdade natural entre os seres humanos. D) A democracia com direitos sociais dos pobres.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2023)Número Original: 15Código: 12798195

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Debates filosóficos sobre a natureza humana no pensamento de Clóvis Moura .f Brasil.b

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

“As diferenças biológicas que existem entre os membros de diversos grupos étnicos não afetam de maneira nenhuma a organização política ou social, a vida moral ou as relações sociais. As pesquisas biológicas ancoram a ética da fraternidade universal; elas estão dizendo que o homem é, por tendência inata, levado à cooperação e, se este instinto não encontra em que se satisfazer, indivíduos e nações padecem igualmente por isso. O homem é por natureza um ser social, que só chega ao pleno desenvolvimento de sua personalidade se relacionando com os seus semelhantes”. MOURA, Clóvis. O racismo como arma ideológica de dominação. Princípios: Revista Teórica, Política e de Informação, 34, ago/set/out, 1994, p. 28-3. Com base no texto anterior, podemos concluir que, para O filósofo brasileiro Clóvis Moura, A) as desigualdades sociais, políticas e econômicas são produtos das diferenças biológicas. B) a natureza tende a eliminar as diferenças étnico-raciais entre os grupos humanos. C) a diversidade étnica é natural à humanidade, que tende naturalmente à cooperação. D) afraternidade universal é natural, mas só dirigida a indivíduos biologicamente iguais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.