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1(USP- SP - 2015)Número Original: 2Código: 5801717

Segunda Fase - Primeiro Dia - Prova A

Preposição Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - USP 2015
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Leia o seguinte texto jornalístico: PARA PARA Numa de suas recentes críticas internas, a ombudsman desta Folha propôs uma campanha para devolver o acento que a reforma ortográfica roubou do verbo “parar”. Faz todo sentido. O que não faz nenhum sentido é ler “São Paulo para para ver o Corinthians jogar”. Pior ainda que ler é ter de escrever. Juca Kfouri, Folha de S. Paulo, 22/09/2014. Adaptado. a) No primeiro período do texto, existe alguma palavra cujo emprego conota a opinião do articulista sobre a reforma ortográfica? Justifique sua resposta. b) Para evitar o “para para” que desagradou ao jornalista, pode-se reescrever a frase “São Paulo para para ver O Corinthians jogar”, substituindo a preposição que nela ocorre por outra de igual valor sintático-semêntico ou alterando a ordem dos termos que a compõem. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.


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2(CFSdPM-ES- ES - 2014)Número Original: 9Código: 2455612

QPMP-C

Artigos Preposições Simples Pronomes


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Questão de Vestibular - CFSdPM-ES 2014
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Em “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa.” Assinale a alternativa em que as ocorrências do “a” no trecho retirado do texto estão justificados corretamente: a) pronome — preposição — artigo — artigo. à) artigo — pronome — pronome — preposição. b) preposição — preposição — artigo — pronome. e) pronome — artigo — preposição — artigo. c) artigo — artigo — preposição — preposição.


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3(AFA- RJ - 2013)Número Original: 32Código: 21557

Prova A

Orações Coordenadas Assindéticas Semântica das Preposições Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas Verbo Transitivo Indireto (Predicado Verbal)


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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d


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4(AFA- RJ - 2013)Número Original: 37Código: 21551

Prova A

Sujeito Simples Semântica das Preposições Adjunto Adverbial (Termos acessórios) Derivação Parassintética Átonos (Pronome Pessoal do caso Oblíquo)


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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Analise o excerto abaixo e assinale V para as proposições (verdadeiras) e F para as (falsas). Em astronomia, quando as órbitas de duas estrelas se entrecruzam por causa da interação gravitacional, tem-se um sistema binário. (£. 01-03) ( ) Aoração principal é constituída por sujeito simples. ( ) Ha três elementos que exercem função sintática adverbial. ( ) O verbo entrecruzar é formado pelo processo de formação vocabular parassíntese. ( ) As duas ocorrências do se classificam-se morfologicamente como pronome pessoal oblíquo. ( ) Há, no excerto, uma preposição e uma locução prepositiva que estabelecem relações de estado e consequência, respectivamente. A sequência correta é: a) V-F-V-F-V c) F-F b) V-V-F-F-F d) F-V-


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