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1(UFPR - 2023)Número Original: 22Código: 13024019

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, sociais e econômicos do discurso norte-americano do Destino Manifesto no século XIX .f Estados Unidos.b

Questão de Vestibular - UFPR 2023
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A doutrina de “Destino Manifesto” surgiu nos Estados Unidos no século XIX e se tornou influente no pensamento político daquele país. Nesse contexto, “Destino Manifesto” designa uma doutrina: a) b) e) d) e) anticolonial que visa resguardar a autonomia e a soberania das Américas contra a interferência das nações europeias. pan-americanista e busca a união política entre os Estados da América Latina e da América do Norte. de excepcionalismo dos Estados Unidos baseada em argumentos religiosos e civilizacionais. emancipatória que propunha a abolição da escravidão nas Américas e a demarcação de terras indígenas. revolucionária que defendia a independência dos Estados Unidos e o fim das relações políticas com o Império Britânico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2017)Número Original: 36Código: 6986877

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, sociais e econômicos do discurso norte-americano do Destino Manifesto no século XIX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiana francesa pelo gover- no central, da anexação de territórios mexicanos, da distri- buição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas. Esse processo expansio- nista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Des- tino Manifesto, segundo a qual (A) o direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos. (B) o mundo deve ser transformado para o engrandeci- mento da humanidade. (C) o povo americano deve garantir a sobrevivência eco- nômica das sociedades pagãs. (D) as terras pertencem aos seus descobridores e primei- ros ocupantes. (E) a nação deve conquistar o continente que a Providên- cia lhe reservou.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 15Código: 4158

Segunda Fase

Destino Manifesto

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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No fim do século XIX, Frederick Jackson Turner elaborou uma tese sobre a “fronteira” como definidora do caráter dos Estados Unidos até então. A força do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter rude estariam presentes no diálogo entre a civilização e a barbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeias foram sendo abandonadas à medida que o desbravador se aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos. Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos, responda: a) De quais grupos ou países essas terras foram sendo retiradas no século XIX? b) O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessa expansão?


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4(USP- SP - 2014)Número Original: 61Código: 31739

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Expansão para o Oeste (Estados Unidos no século XIX) Destino Manifesto

Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raizes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”. Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19. A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840, a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste. b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social. c) baseava-se no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos. d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado. e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano.


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