Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Geografia Humana
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2008)Número Original: 26Código: 4020

Prova amarela

Petróleo Fontes não Renováveis de Energia Geografia Econômica Xisto Betuminoso
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como — xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuiram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado. trtemet sem petrobras comb (com aepnções A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos O ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo. técnicos: a fuidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos. econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto. políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países. estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 82Código: 3915

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Combustíveis Fósseis Extrativismo Mineral Aquecimento Global (Geografia) Geografia Política
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências. KOPP, 0. Guerra Fria sobre o Ártico. Lo monde diplomatique Brasil. “Setembro, n. 2, 2007 (adaptado). No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios — diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco — toma-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por O situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio. © possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, além de promover seu desenvolvimento econômico. O garantir, aos países em desenvolvimento, acesso a matérias-primas e energia, necessárias ao crescimento econômico. © contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa @ promover a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 18Código: 3541

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Meio Ambiente(Geografia) Questão indígena (Geografia) Desmatamento (Geografia) Energia Hidrelétrica
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA,D; QUEIROZ, G; BORGES, R Fm do lo, comoçoda contusão Istoé Dinheiro. Ano 13,1º655, 25 ai 2910 (adatado) Osimpasses, resistênciase desafiosassociados àconstrução da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados O ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços. para a conservação ambiental. @ ágrande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras. O ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras. @ ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do pais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2013)Número Original: 65Código: 4981

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Urbanização Brasileira Concentração Industrial Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Observe os gráficos. POPULAÇÃO URBANA E RURAL DO BRASIL (em milhões de hab.) Nordeste 2 Norte 0 1950 1970 Tot 210 1950 1970 1091 2010) 20 Centro-Oeste o mono 1950 1870 1981 20101 o 3 Sul 1850 1870 E 2010 29] o 1950 1370 TST 2010 www seriesestatisticas.ibge.gov.br. Acessado em julho de 2012 Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana. b) O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região. c) O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período. d) Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970. e) A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 5Código: 10686

Discursivo

Modal Ferroviário Modal Hidroviário Fluvial Modal Rodoviário Expansão da fronteira agrícola no Brasil
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Uma nova dinâmica de transportes no território brasileiro, com a integração de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, vem possibilitando a expansão do cultivo de soja em direção à Amazônia Legal. Essa dinâmica contribui para a presença, nessa região, de empresas multinacionais que industrializam e comercializam grãos. Indique dois corredores de transportes que viabilizam a expansão do cultivo de soja e dois aspectos dessas redes de circulação de mercadorias que oneram as exportações do setor.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?