Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • África.b
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 26Código: 17201

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Egito.b Síria.b Tunísia.b Líbia.b Geografia Política Oriente Médio.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

A crise no mundo Árabe “.. Nos últimos dois meses, um furacão de revoltas populares varreu boa parte do norte da África e do Oriente Médio, com o olho do monstro tocando baixo na Tunísia e depois no Egito, pegando ritmo na parte inferior da Península Árabe, no Iêmen, e nem mesmo poupando o pequeno reino do Golfo Pérsico do Bahrein. As repercussões desta tempestade chegaram, até mesmo, a países periféricos, como a Jordânia ea Siria.” (Fonte: S. Hesam Houryaband - 25 de março de 2011 à Carta Capital) O analista diplomático iraniano, S. Hesam Houryaband, elucida a ação da coalizão internacional no país árabe de acordo com os interesses de cada país envolvido nela. Ciente da importância do tema para a geopolítica mundial, identifique, abaixo, a alternativa que situa, corretamente, nos mapas, os países citados no texto acima. África Político Oriente Médio Político Wa (Fonte: Mapas Mudos Geografiaparatodos.com.br) a) 1-Libia; 2- Egito; 3-Tunisia; 4-Siria; 5- Iémen. b) 1- Tunísia; 2- Líbia; 3- Egito; 4-Síria; 5- Iêmen. e) 1- Egito; 2- Líbia; 3- Síria; 4- Iêmen; 5- Tunísia d) 1- Síria; 2- Tunísia; 3- Iêmen; 4- Egito; 5- Líbia e) 1-Líbia; 2- Egito; 3- Síria; 4- Iêmen; 5- Tunísia


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR - 2023)Número Original: 21Código: 13024018

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

África.b Aspectos das relações entre o reino da Etiópia e o colonialismo europeu na África .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Considere o seguinte excerto de jornal: Mundo Negro A Etiópia é o nosso coração. [...] A Abissínia veio a proeminência sob a chefia do genial negro que foi Menelik II, derrotando a Itália [...]. O Mundo tem reparado que a Etiópia ainda é, por sua insigne vitória, uma nação de valor. (A Ethiopia é nosso coração. O Clarim da Alvorada. São Paulo, 26 jul. 1931, Seção Mundo Negro.) O trecho acima, retirado do jornal O Clarim da Alvorada, importante veículo da imprensa negra paulista, faz referência tanto à resistência etíope contra a colonização italiana no final do século XIX quanto à ascensão de Haile Selassie, último imperador da Etiópia, coroado em 2 de novembro de 1930. A partir desse trecho e dos conhecimentos sobre a História da África e dos afrodescendentes, assinale a alternativa que relaciona corretamente o papel da Etiópia com o colonialismo no continente africano e os impactos desse papel no mundo. a) b) e) d) e) A Etiópia se tornou um importante símbolo de luta e independência para pessoas africanas e afrodescendentes por ter sido um dos únicos estados africanos a resguardar sua soberania durante o processo conhecido como “Partilha da África”. Após a vitória de Menelik II contra os italianos, a Etiópia se estabeleceu como a principal nação islâmica do continente africano, dando origem ao movimento conhecido como “etiopismo”. A vitória de Haile Selassie contra a invasão italiana de Benito Mussolini em 1935 inspirou outros países africanos na luta contra o colonialismo e deu início ao processo de libertação da África. A derrota italiana contra os etíopes na Batalha de Adwa, em 1896, foi o ponto de partida para o surgimento do pan-africanismo que, em sua origem, pregava a união dos estados africanos contra o avanço europeu no continente. A Etiópia conquistou reconhecimento global por ter sido a única nação africana a participar da Conferência de Berlim, ocorrida entre os anos de 1884 e 1885.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(USP- SP - 2012)Número Original: 5Código: 5035

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) África.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da interferência europeia no continente africano no período moderno e no período contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. Desde o século XVI, os portugueses e, trezentos anos mais tarde, os franceses, britânicos e alemães souberam usar os povos [africanos] mais fracos contra os mais fortes que desejavam submeter. Aliaram-se àqueles e somaram os seus grandes números aos contingentes, em geral pequenos, de militares europeus. Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 98. a) Diferencie a presença europeia na África nos dois períodos aos quais o texto se refere. b) Indique uma decorrência, para o continente africano, dessa política colonial de estimular conflitos internos.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(FGV - SP - 2013)Número Original: 47Código: 6341388

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

África.b Aspectos e características do comércio estabelecido com a África a partir da Idade Média .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Entre os séculos XIII e XV, havia um intenso comércio de cerâmicas, produtos agrícolas, de cobre vindo da Zâmbia e de Chaba, de sal, ouro e marfim, enviados até a costa. De fora, chegavam (...) porcelana da China e da Pérsia, peças de vidro da Síria e outras mercadorias de luxo. O Grande Zimbábue (...) tinha o monopólio do comércio de ouro que era levado para Sofala e de lá embarcado para Quíloa. (Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afo-brasieira) A partir do trecho, é possível considerar que (A) o oceano Índico e a Península Arábica foram impor- tantes “portas de entradas” de ideias e mercadorias da África, mesmo antes da costa atlântica. (B) a economia africana apenas ganhou importância em fins do século XV, quando ocorreu a chegada dos gran- des negociantes europeus. (C) o isolamento cultural e político africano não impediu que esporádicas relações comerciais fossem travadas com outros continentes. (D) desde a Antiguidade a África esteve aberta às influén- cias externas, mas o continente só passou a ter história com o contato com a Europa modema (E) até meados do século XVI, a costa mediterrânea foi o único espaço africano com contato externo, em função da expansão do Império carolíngio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ETEC - 2017)Número Original: 28Código: 7808818

Primeiro semestre

África.b Aspectos e características das relações históricas entre a África e o Ocidente e suas consequências para o continente nos séculos XX e XXI
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo, observado no continente de origem da escritora, de uma forma de dominação de um povo sobre outros. (A) (B) A escravidão, que obrigou habitantes da Ásia a se refugiarem em outros países no início do século XX. A imposição do uso do latim, tanto em transações comerciais quanto na vida política da Ásia do século V. O imperialismo, que dividiu territórios da África entre as potências europeias a partir do final do século XIX. A adesão de um único modelo de governo, que obrigou adoção de uma única religião na África do século XVIII. O regime do apartheid, que promoveu a segregação racial em países africanos como Nigéria e Haiti, no século XIV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?