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1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 27Código: 3572

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A politica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALÉRY, P Cadamos Apud BENEVIDES, M.V.M A cdadania ativa São Pad: Áco, 106. Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política? O Adistribuição equilibrada do poder. O O impedimento da participação popular. & O controle das decisões por uma minoria. O Avalorização das opiniões mais competentes. & Asistematização dos processos decisórios.


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2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 23Código: 3566

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? Ea Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? Agrande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares? BRECHT, 8. Pergurtas de um trabalhador que be. spaniel om: hprocantodadotmeuoLcomir. Acesso am: 28 abr 2010 Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. Acrítica refere-se ao fato de que O osagentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória. O a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo. @ osgrandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos govemantes das sociedades que os construíram. O os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo. & as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.


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3(URCA - 2024)Número Original: 3Código: 14064422

Primeiro Semestre - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - URCA 2024
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4(ENEM- BR - 2011)Número Original: 32Código: 3203

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Governo Lula.g Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http:/hwww planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado), A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque © legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico- racial do país. o o sua cultura. o o


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5(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 48Código: 17494

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Mesolítico Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Observe as reportagens abaixo. NEM TÃO NÔMADES Descoberta no sítio arqueológico de Star Carr, no Reino Unido, uma área circular, com 3,50 m de diâmetro, foi anunciada por pesquisadores das universidades de Manchester e de York como a casa mais antiga do país. A “construção”, de cerca de 11 mil anos, teria sido feita com troncos colocados, verticalmente, em torno de um buraco, forrado por restos de material orgânico, semelhantes à palha. A existência da pequena casa reforça teses que defendem que o homem do período Mesolítico, classificado ainda como nômade, já tivesse tido pequenos períodos de sedentarismo. ARCO E FLECHA Pontas de pedras, que provavelmente eram utilizadas com setas, foram desenterradas da caverna Sibudu, na África do Sul, e anunciadas por cientistas como as amostras mais antigas de flechas feitas pelo homem. Com cerca de 64 mil anos, as pedras têm vestígios de sangue e osso, dando pistas de que foram confeccionadas para caçar. Acreditava-se, anteriormente, que o desenvolvimento de armas como arco e flecha tivesse ocorrido cerca de 20 mil anos mais tarde. Segundo os pesquisadores, se o homem dessa região conseguia montar esse tipo de ferramenta para caçar, é sinal de que ele já possuía habilidades cognitivas, diferentemente de humanos primitivos de outras áreas. Revista Aventuras na História As notícias demonstram que a) ideias e conceitos até então estabelecidos a respeito da chamada Pré-História serão revistos, uma vez que pesquisas e descobertas recentes apontam para conclusões diferentes das elaboradas anteriormente. b) uma vez estabelecidos os argumentos a respeito da Pré-História, não é possível alterá-los, já que as recentes descobertas arqueológicas não apontam erros nas conclusões até então elaboradas sobre o período. c) descobertas recentes sobre a Pré-História colocam em xeque as conclusões elaboradas anteriormente sobre o período, e apontam para a necessidade, urgente, de revisão de toda a historiografia pertinente ao assunto. d) conclusões elaboradas sobre a Pré-História poderão sofrer um processo de revisão, mas não serão alteradas com tanta facilidade, uma vez que precisa- se de mais argumentos e achados para demonstrar suas inconsistências. e) analisar processos históricos é uma tarefa difícil, uma vez que argumentações consideradas verdadeiras são facilmente contestadas, como nos demonstram os achados arqueológicos citados nos textos.


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