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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 99Código: 3885

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Cruz e Sousa
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Cárcere das almas Ah! Toda a alma num cárcere anda presa, Solucando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhões as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etéreo o Espaço da Pureza. Ó almas presas, mudas e fechadas Nas prisões colossais e abandonadas, Da Dor no calabouço, atroz, funéreo! Nesses silêncios solitários, graves, que chaveiro do Céu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistério?! CRUZ E SOUSA, J Poosia completa. Florianápois: Fundação Catarinense de Cutura 1 Fundação Banco do Brasi, 1003. Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Carcere das almas, de Cruz e Sousa, são o a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista. o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais. a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras. a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.


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2(ENEM - 2014)Número Original: 105Código: 4288267

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Cruz e Sousa Simbolismo
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Vida obscura Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, 6 ser humilde entre os humildes seres, embriagado, tonto de prazeres, o mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste no silêncio escuro a vida presa a trágicos deveres e chegaste ao saber de altos saberes tornando-te mais simples e mais puro. Ninguém te viu o sentimento inquieto, magoado, oculto e aterrador, secreto, que o coração te apunhalou no mundo, Mas eu que sempre te segui os passos sei que cruz infernal prendeu-te os braços e o teu suspiro como foi profundo! SOUSA Obra completa. Rio do Janes: Nova Aguiar 1961 Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade ém confito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em O sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação. O tendôncia latente ao vício como isolamento social. extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes. intelectuais. o O frustração amorosa canalizada para as atividades e vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.


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3(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 6Código: 17019

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Cruz e Sousa Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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A leitura do texto I confirma que: a) o eu lírico expressa sua particular percepção do som inebriante de uma orquestra de vozes harmoniosas, como prova o uso da expressão dolência velada das sonatas (v.3). b) o poeta expressa subjetivamente a impressão que lhe causava o som da voz do interlocutor, conforme se pode compreender da leitura do verso 2. c) o autor descreve com metáforas sombrias o cantar melancólico de sua musa, por isso afirma, no verso 8, que Tanta harmonia melancolizava. d) oeulírico tem uma visão idealizada da falecida amada; daí o uso do verbo no passado imperfeito (deliciava, perfumava etc.). e) o autor narra o envolvimento amoroso que marcou sua vida — som da tua voz deliciava...(v.2) — e, ao mesmo tempo, lamenta, no verso 8, a perda da mulher amada.


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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 13Código: 13908

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Cruz e Sousa Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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No poema, os conceitos relacionados com a alegria e o riso, ca- racterísticos da imagem dos palhaços, são aproximados de con- ceitos como dor, tristeza, agonia, sangue. Aponte a alternativa que melhor justifica essa aproximação de conceitos contraditórios: (A) As imagens de “palhaço” e “coração” apontam a um mes- mo significado, o próprio homem, apresentado como um ser cuja imagem de alegria apenas disfarça tristezas, dores, so- frimentos. (B) O “palhaço” é comparado com o “acrobata” que caiu, donde a ocorrência de imagens relacionadas com sangue e dor. (C) O poema de Cruz e Sousa constitui uma alegoria da vida circense em todos os seus aspectos. (D) É tradicional na literatura explorar o tema do palhaço sob os vieses da superação e da frustração. (E) Os poetas simbolistas tinham uma tendência doentia a utili- zar temas relacionados com dor, sangue e sofrimento.


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