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1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 17Código: 34457

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Neologismo


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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Segundo o texto, a lenda do Caapora foi responsável pela cria- ção de uma palavra no português com o significado de dor, sofrimento, má sorte, fracasso. Tal palavra é: (A) destino. (B) fatalidade. (O jurupari. (D) tapuio. (E) caiporismo.


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 117Código: 10821

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Plebeísmo Neologismo

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Cabeludinho Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um pertume die noesia à nassa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a nãv gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro. BARROS, M Memórias inventadas. a infância. São Poui: Planeta, 2003, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes lades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca OQ os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto. a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa. a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas. o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias. a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem. vo oo


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3(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 10Código: 16020

Segundo exame de qualificação

Neologismo Composição da Palavra Artigo de opinião


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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Ficamos na mesquinhez dos nossos interesses imediatos negando fazer a revolução educacional que poderia completar a quase-abolição de 1888. (1. 39-40) A criação da palavra composta, quase-abolição, cumpre principalmente a função de: (A) desfazer a contradição entre os termos (B] estabelecer a gradação entre os termos (C) enfatizar a abstração de um dos termos (D) restringir o sentido de um dos termos


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4(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 10Código: 10618

Discursivo

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Onomatopeia Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Neologismo


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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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O emprego das palavras com finalidade artístico-expressiva envolve recursos variados, dois dos quais estão exemplificados nas formas sublinhadas nas seguintes passagens dos textos Il e III, respectivamente: entre olhagens que me folham. (£. 15) subindo ladeira custosa, fluque-fluque, ((. 21 - 22) Nomeie o recurso lingúístico empregado em cada passagem e descreva o valor estilístico de cada um.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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