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1(ENEM- BR - 2018)Número Original: 67Código: 6971188

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Conceito sobre a natureza humana em Hobbes.g História Comparada Conceito sobre a natureza humana em Rousseau.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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TEXTO | Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983. TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado). Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma predisposição ao conhecimento. submissão ao transcendente. tradição epistemológica. condição original. vocação política. YVO@QOSO


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 59Código: 6971152

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Modelos políticos e sociais das civilizações tribais ao longo da História.g História Comparada Modelo Político e Social do Estado Liberal Burguês.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES, P. À sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado). O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em: Imposição ideológica e normas hierárquicas. Determinação divina e soberania monárquica. Intervenção consensual e autonomia comunitária. Mediação jurídica e regras contratualistas. VODOO Gestão coletiva e obrigações tributárias.


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