A tribo não possui um rei, mas um chefe que não
é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente
que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de
nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma
ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da
tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço
da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente
encarregado de eliminar conflitos que podem surgir
entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe,
para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio
que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente
prestígio não significa poder, e os meios que o chefe
detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se
ao uso exclusivo da palavra.
CLASTRES, P. À sociedade contra o Estado.
Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).
O modelo político das sociedades discutidas no texto
contrasta com o do Estado liberal burguês porque se
baseia em:
Imposição ideológica e normas hierárquicas.
Determinação divina e soberania monárquica.
Intervenção consensual e autonomia comunitária.
Mediação jurídica e regras contratualistas.
VODOO
Gestão coletiva e obrigações tributárias.