Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Xilema e Floema
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 6Código: 6977376

Exame Discursivo

Resposta no nome do tópico .f Uso de figuras (Biologia).t Características da formação dos anéis de crescimento das árvores .f Características gerais do xilema .f

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

A contagem e a análise dos anéis de crescimento presentes nos troncos de árvores e arbustos possibilitam estimar a idade da planta e investigar as condições climáticas de épocas pré- existentes. Sabe-se que a grande disponibilidade de água, durante os períodos úmidos, favorece o crescimento de células com grande calibre, formando anéis claros. Já em períodos mais secos, as células ficam mais compactadas, formando anéis escuros. Observe a ilustração de um corte transversal do tronco de uma árvore, com anéis de crescimento claros e escuros; Adaptado de revistas.ufpr.br. Indique o tipo de tecido condutor responsável pela formação dos anéis de crescimento. Indique, também, dentre as substâncias químicas presentes nesse tecido, aquela que confere mais rigidez às paredes das células. Aponte, ainda, as duas principais funções desse tecido para os vegetais.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 67Código: 7506005

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do transporte de água pelos vasos condutores das plantas .f Uso de figuras (Biologia).t

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Um coqueiro (Cocos nucifera) pode atingir até 30 metros de altura e produzir até 80 frutos por ano. Cada fruto, ainda ver- de, tem em média 289 mL de água, na qual estão dissolvidos açúcares e sais minerais. (www.agencia.cnptia.embrapa. br) Por analogia, os frutos de um coqueiro assemelham-se a caixa dágua de uma residência. Em ambos os casos, a água obtida ao nível do solo é armazenada, em grande quantidade, metros acima do nível desse solo. Caixa d'água | Rede pública be, t (www.forumdaconstrucao.com.br. Adaptado.) Para que a água ascenda à caixa d'água e à copa do coquei- ro, é necessário que, (A) ao nível do solo, haja no cano e no floema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores. (B) metros acima do nível do solo, haja no cano e no xile- ma uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (C) metros acima do nível do solo, haja no cano e no floema uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (D) ao nível do solo, haja no cano uma impulsão da coluna de água e, metros acima do nível do solo, haja no xilema uma sucção da coluna de água, elevando-as desde o nível do solo. (E) ao nível do solo, haja no cano e no xilema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FATEC - 2018)Número Original: 49Código: 7876947

Primeiro semestre

Uso de figuras (Biologia).t Análise das características dos anéis de crescimento de uma espécie nativa .f

Questão de Vestibular - FATEC 2018
Exibir texto da questão

As madeiras continuam sendo, no século XXI, um dos recursos naturais mais explorados pela humanidade. Em decorrência da grande demanda por serviços ofertados por construtoras e mobiliárias, essas empresas buscam certificações que as qualifiquem, no mercado, perante as concorrentes. Para obter certificação internacional, uma empresa precisa demonstrar que os produtos de madeira que comercializa são obtidos de reflorestamentos com plantas nativas. Assim sendo, considere que uma empresa brasileira venda móveis fabricados com a madeira representada na figura, que essa empresa alega ter vindo de um reflorestamento no estado do Tocantins. A comercialização desses móveis . Acesso em: 07.11.2017. Original colorido. (A) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas temperadas, que são nativas do Tocantins. (B) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento secundário de briófitas temperadas, que são nativas do Tocantins. (C) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de briófitas tropicais, que são nativas do Tocantins. (D) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas tropicais, que não são nativas do Tocantins. (E) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de fanerógamas temperadas, que não são nativas do Tocantins.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FATEC - 2020)Número Original: 45Código: 7877216

Primeiro semestre

Características da formação dos anéis de crescimento das árvores .f

Questão de Vestibular - FATEC 2020
Exibir texto da questão

Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas. Isso é possível porque, em certas especies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do cambio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, àgua disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os aneis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos. ; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. - 3. ed. - Sao Paulo: Moderna, 2009. Adaptado.) Já Sobre os aneis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados (A) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano. (B) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas. (C) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral. (D) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica. (E) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2020)Número Original: 3Código: 9473108

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências da retirada do Anel de Malpighi para as plantas .f Características do fluxo em massa de solutos no vegetais .f Características das funções dos tecidos vegetais .f

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

As figuras a seguir ilustram a prática conhecida como Anel de Malpighi. B C Essa pratica consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma arvore. Em A, está representado o movimento da condução de seiva, em B, o caule principal da planta após a retirada do anele, em C, o aspecto apresentado pelo caule principal após algumas semanas. Com base nas figuras, responda aos itens a seguir. a) Qual a função dos tecidos representados pelos números 1 e 2 em A? Em C, o que ocorrerá com a planta após algum tempo e por quê? b) O anel de Malpighi interfere no fluxo em massa de solutos. Como ocorre esse fluxo em massa?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.