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1(UFU - 2022)Número Original: 82Código: 12917821

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Trazendo um recorte racial, [...] percebemos que pessoas brancas candomblecistas tendem a sofrer racismo religioso somente quando estão paramentadas ou quando assumem publicamente sua identidade religiosa. Por outro lado, no caso da população negra, percebemos que, junto a essa discriminação religiosa, vem a discriminação racial a partir do fenótipo dessa população. RODRIGUES, Ozaias da Silva; NYACK. As múltiplas faces do racismo religioso: reflexões acerca do impacto desse fenômeno em “corpos- macumbeiros”. 32. RBA, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. O texto exemplifica como o racismo no Brasil A) ocorre de maneira implícita, buscando incorporar a diversidade étnica e religiosa. B) envolve a intolerância em relação aos cultos e seitas que não são reconhecidos oficialmente pelo Estado. C) está subordinado à desigualdade econômica, permitindo que a discriminação recaia sobre brancos e negros. D) está disseminado na sociedade, depreciando modos de vida de matriz africana.


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2(UECE - 2023)Número Original: 35Código: 12798190

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Debates sociológicos sobre o mito da democracia racial no Brasil e as mudanças de concepção sofre a formação da nação brasileira na Constituição de 1988 .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para Gilberto Freyre, a miscigenação que ocorreu desde o início do processo de colonização do Brasil corrigiu, ao longo do tempo, a distância social entre os brancos conquistadores e senhores de engenho e os indígenas e os negros escravizados. São dois polos, duas classes ou dois grupos sociais antagônicos de dominantes-dominados, mas que teriam sido aproximados na formação da sociedade brasileira pela mestiçagem. É aqui que se fundamenta o mito da democracia racial. Segundo Freyre, os mestiços desde a colonização brasileira ocasionaram efeitos sociais que equilibraram diferenças e desigualdades. E foram, principalmente, a mulher índia, a negra-mina e depois a mulata, aponta Freyre, as categorias de mulheres que agiram poderosamente no sentido dessa “democratização social no Brasil”. Faltou a Freyre, todavia, ressaltar que essas mulheres estavam, em grande maioria, na condição de escravizadas ou subalternizadas na relação com seus senhores e donos e foi assim que conceberam a mestiçagem na história brasileira. Essa concepção mitológica foi fortalecida pelos séculos de dominação patriarcalista e branca sobre indígenas, negros e mestiços. Trata-se de um mito ou uma ideologia que persiste sem maior reflexão, conhecimento histórico, consciência crítica e tanto disfarça a existência do racismo na sociedade brasileira contemporânea como não contribui para o debate público das lutas políticas e sociais dos movimentos negros e dos povos tradicionais indígenas. A partir do exposto, é correto afirmar que A) diferentemente da sociedade norte-americana, a formação social brasileira é oriunda de três raças que contribuíram para uma luta étnico-racial equilibrada. B) para Freyre, as mulheres negras e as indígenas eram valorosas e resistiram aos antagonismos estabelecidos pelo domínio da sociedade patriarcal branca. C) a dominação patriarcal e branca na história brasileira explica a força ideológica de mitos como o da democracia racial, que se difunde irrefletidamente. D) tal mito, na verdade, esconde um equilíbrio histórico entre as raças e demonstra que já não somos mais negros, índios ou brancos, mas, sim, mestiços.


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3(UEMA - 2022)Número Original: 35Código: 11657703

PAES - Prova Objetiva

Questões de identificações (Sociologia) Considerações sociológicas sobre os três tipos de racismo identificados na sociedade brasileira.f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Segundo Silvio Almeida, em O que é Racismo estrutural?, existem três aspectos do racismo: o individual, o institucional e o estrutural. O racismo individual são atos efetivados pelos indivíduos que discriminam outras pessoas de raça diferente; o racismo institucional é a discriminação racial de instituições privadas e públicas dominadas por um tipo de raça, em ambiente institucional, no qual o poder de um grupo persevera; O racismo estrutural já é mais abrangente, caracterizando-se por uma sociedade que tem toda sua estrutura social, pessoas e instituições, de modo a privilegiar, apenas, uma classe. A relação adequada entre tipo de racismo e a situação de discriminação é a seguinte: a) Racismo individual: a matança de negros, de jovens e de crianças, nas favelas brasileiras, a garantia de segurança de jovens de condomínios, pois esse tipo de racismo é praticado pela ação individual do policial. b) Racismo estrutural: a morte de George Floyd, nos EUA, se compõe pela ação violenta dos policiais e a padronização dessa conduta ao ser normatizada para a comunidade preta. c) Racismo institucional: a resistência aos programas de cotas dedicados a grupos de minorias, em instituições públicas, no Brasil, e o chefe que privilegia como seu melhor funcionário pela cor da pele. d) Racismo individual: a proibição em condomínios à entrada de funcionários através do elevador social e somente a permissão de entrada desses, nas residências, pela escada. e) Racismo estrutural: exclui as discriminações negativas (preconceito) das ações das pessoas nas instituições, pois visa ao combate do preconceito racial nas instituições pelas discriminações positivas (cotas).


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4(UEMA - 2022)Número Original: 38Código: 11657714

PAES - Prova Objetiva

Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Leia o gráfico sobre taxa de pobreza por grupo étnico-racial e gênero. Taxa de pobreza no Brasil em 2020-21, por grupo EH Mulheres negras E Homens negros EH Mulheres brancas E Homens brancos 40% 30 20 10 Pré-pandemia Julho/2020 Outubro/2020 2021, com AE Fonte: Made-USP “Dados de 2020 observados e dados de 2021 baseados em simulação https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/25/Desigualdade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A 7a-o-perfil-da-pobreza-na-crise. Agora, analise as assertivas abaixo, considerando os dados apresentados no gráfico. I) As pessoas negras encontram-se nos grupos com maior percentual de pobres, em todos os contextos pesquisados, expressando as desigualdades econômicas e sociais entre brancos e negros. II) O grupo com maior percentual de empobrecimento, no contexto pandêmico de 2021, é o das mulheres negras, expressando que esse grupo sofre ainda mais as desigualdades econômicas e sociais, em virtude do gênero. III) O percentual de homens brancos, entre os pobres, apresenta uma leve redução em 2021, quando comparado aos contextos anteriores, expressando a vantagem econômica dos homens sobre as mulheres. IV) As mulheres brancas apresentam gradativo aumento no percentual de empobrecimento, a partir de outubro de 2020, expressando os efeitos do crescimento econômico direcionado, apenas, para os homens brancos. Estão corretas as assertivas a)lelll b) Ile III c)lell d) Ile IV e) Ile IV


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5(UEMA - 2022)Número Original: 40Código: 11657721

PAES - Prova Objetiva

Considerações sociológicas sobre a miscigenação como formadora da sociedade brasileira .f Questões de identificações (Sociologia) Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Na obra Canaã, dentre as temáticas discutidas pelos imigrantes alemães, está a questão das raças e da miscigenação. O personagem Lentz afirma que “Não acredito que da fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma raça sobre que se possa desenvolver a civilização. Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas. Enquanto não se eliminar a raça que é o produto de tal fusão, a civilização será sempre um misterioso artifício, todos os minutos rotos pelo sensualismo, pela bestialidade e pelo servilismo inato do negro. O problema social para o progresso de uma região como o Brasil está na substituição de uma raça híbrida, como a dos mulatos, por europeus. A imigração não é simplesmente para o futuro da região do País um caso de simples estética, é antes de tudo uma questão complexa, que interessa o futuro humano.” ARANHA, G.. Canaã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. O recorte do diálogo de Lentz apresenta visão sobre os resultados da miscigenação no Brasil que se contrapõe à perspectiva sociológica de a) Sérgio Buarque de Holanda, uma vez que, para este intelectual, o problema da complexa formação histórica da sociedade brasileira era consequência da divisão da sociedade entre o meio urbano patriarcal e a modernização do meio rural, não estando, portanto, relacionado à sua composição étnico-racial. b) Gilberto Freyre, pois, para este intelectual, a miscigenação brasileira, ou a mestiçagem, em seus termos, não poderia ser vista como atraso ou um problema social, mas era, justamente, a construtora da principal particularidade cultural da sociedade brasileira, que a diferenciava daquelas onde imperava a segregação racial. c) Roberto DaMatta, tendo em vista que, para este intelectual, desde a colonização portuguesa os grupos étnico- raciais já se misturavam, sendo a fonte do desenvolvimento da Colônia e da Metrópole, assim como foi com a chegada dos africanos que, para sobreviverem, mantinham relações estreitas com a população indígena. d) Darcy Ribeiro, posto que, para este intelectual, a mistura étnica do povo brasileiro, iniciada com a chegada dos africanos escravizados, possibilitou o desenvolvimento econômico do país, pois eram esses mestiços que trabalhavam na lavoura do café e da cana-de-açúcar, sendo, portanto, heróis nacionais. e) Karl Marx, na medida em que, para este intelectual, a miscigenação proporcionava crescimento quantitativo da população brasileira, sendo esse aumento necessário para o setor produtivo, pois, assim, ter-se-ia a oferta de mão de obra e, ao mesmo tempo, a oferta de consumidores para os produtos produzidos, o que deveria incentivar a miscigenação.


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