Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ - 2019)Número Original: 56Código: 6976816

Primeiro exame de qualificação

Manifestações estudantis mexicanas em outubro de 1968.g História Comparada Aspectos e características das manifestações estudantis de Paris em maio de 1968 .f Questões com imagens (Hist.) Causas e consequências da grande manifestação popular em oposição ao regime militar de 1964.g Manifestações políticas e sociais contra a Guerra do Vietnam nos EUA.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

WASHINGTON, OUTUBRO DE 1967 PARIS, MAIO DE 1968 ye call ; E ensei igna ) fe: 7 fn wey ants, a dis Tia Jan Rose Kasmire, contra a Guerra do Vietna. Na faixa: “estudantes, professores, trabalhadores, solidários”. aa 4 a + É blogs.weta.org drapeaurouge.fr CIDADE DO MEXICO, AGOSTO DE 1968 e Per age triz ESSA) Ag a Sa E rs E Di ciara ON Ma É: o x iy ee 1 en. i 4 , 4 o q PAP Ee Ya q q vos Pes 4 = Fr a" ' E E E ez ça iv É ee ihe 4% 3 ale To “as do LN eae ES pe E O fat ie + Po re a eee 2 ] = EI Rs o aa ER. i LE o. É iu o Passeata dos Cem Mil Estudantes na praça da Constituição. amet: racismoambiental.net.br commons.wikimedia.org Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vários países movimentos de contestação de grandes proporções e com motivações variadas, como retratado nas fotos. Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi: A) crítica dos partidos políticos à bipolaridade internacional B) oposição de segmentos sociais a decisões governamentais C D ( ( (C) repressão dos protestos populares pelas autoridades militares (D) agravamento de problemas financeiros pelo mercado mundializado


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880834

Exame Discursivo

Neonazismo Segunda Guerra Mundial (Hist.) Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Cultura de Memória e Patrimonialização Criação da OTAN Pacto de Varsóvia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. Ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de Mauthausen | O novo memorial — “Mauthausen, lugar de um crime” - inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções. Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2013)Número Original: 27Código: 19702

Verão

Revolta da Armada Guerra de Canudos Revolta da Chibata Guerra do contestado Revolta da Vacina Cangaço
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2013
Exibir texto da questão

A instauração da República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares. São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos conhecidos como A) Revolta da Chibata, Revolta da Armada e Cangaço. B) Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e Revolta da Armada. C) Canudos, Contestado e Cangaço. D) Canudos, Revolta da Armada e Revolta da Vacina. E) Canudos, Contestado e Revolta da Chibata.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2019)Número Original: 25Código: 7871736

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos políticos, sociais e econômicos do movimento do Cangaço no contexto das tensões sociais da Primeira República .f Aspectos da Revolta da Chibata.g Sentido político, econômico e social da Guerra de Canudos na Primeira República .f Processos e fatos históricos sobre a Guerra do Contestado ocorrida na Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Relacione, corretamente, os movimentos sociais da Primeira República com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação: 1. 2 3. 4, ( ( ( ( Cangaço . Canudos Contestado Revolta da Chibata ) ) ) ) Ocorrido no sertão da Bahia, sob liderança de um beato cearense, a comunidade por ele organizada foi destruída após ser atacada pela quarta expedição militar que contava com cerca de 7 mil soldados. Iniciado no século XIX, esse movimento que durou até a década de 1940 era formado por homens armados que agiam principalmente no nordeste brasileiro; alguns grupos atuavam sob mando dos poderosos e outros eram independentes. Rebelião dos marinheiros, em sua maioria negros e mestiços, contra os castigos corporais a que eram submetidos pelos oficiais, também reivindicavam melhores salários e folgas semanais. Movimento liderado por beatos, ocorrido na regiao Sul do Brasil, e que teve como pano de fundo a disputa por território entre dois estados, o interesse de grandes companhias e o fanatismo religioso. A sequência correta, de cima para baixo, é: 3,1,2,4. A) B) C) D) 1, 3, 4, 2. 2, 1, 4, 3. 4,3, 1, 2.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNEB - 2019)Número Original: 26Código: 7941691

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do processo educacional dos jovens no período da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das sociedades muçulmanas da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das civilizações ocidentais do período da Idade Moderna.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade espartana da antiguidade.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade egípcia da antiguidade.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
Exibir texto da questão

Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...| eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018). A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete a civilização (A) egípcia, quando a ameaça de democratização do poder pelas reformas empreendidas a partir da unificação dos reinos do Baixo Egito e Alto Egito, exigiu a formação de uma guarda imperial submetida ao Faraó. espartana, quando a formação de uma camada de guerreiros, que detinha o poder político e econômico, exigia uma educação de caráter militarista, para a manutenção de um sistema oligárquico no poder através da coerção dos hilotas. medieval, quando a carreira militar, através da consagração como cavaleiro, era uma das poucas possibilidades de o servo camponês ascender socialmente e abandonar sua situação de miserabilidade. muçulmana, quando a jihad foi utilizada pela doutrina islâmica para a formação de um império militarista, que expandiu suas conquistas pela Península Ibérica, em detrimento do desenvolvimento científico e comercial. moderna, quando a conquista e colonização do continente africano pelos europeus ocorreu com a formação do movimento das Cruzadas para a reconquista da Terra Santa, durante o processo da expansão marítima e comercial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?