Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fontes e documentos históricos.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ETEC - 2020)Número Original: 5Código: 7846949

Primeiro semestre

Aspectos dos depoimentos orais na produção de memória para o registro e testemunho dos processos históricos.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2020
Exibir texto da questão

Eu herdei da minha mãe esse trabalho de artesanato com barro. E, desde a minha bisavô, ja se fazia desse jeito. Ela era india. Então, a minha mãe fazia pote, bilha, qualquer tipo de louça. A gente faz assim: pega o barro mole, mistura com caraipé*, amassa até ele ficar mesmo bem ligado e, depois que ele ja estã bem ligado, a gente já vai começar a formar a louça. Agora, tem que ter uma coisa, tem que saber a temperatura e a quantia que o barro pega do caraipé. Se estiver bem areadinho, ele já tá bom. E eu tenho esperança que meu filho também vai continuar a trabalhar e alguém além dele vai também. Vai aprender um filho dele, um sobrinho, porque toda criança sempre mostra logo uma coisa que ela quer ser, que ela quer fazer. Eu acho que vai ter alguém assim, não vai ficar parado, não. Vão continuar a fazer essas panelas aqui. Acesso em: 0910.2019. * Árvore cujas cinzas são utilizadas pelos oleiros da região Amazônica para misturar com o barro, também denominada caripé-verdadeiro (Licania floribunda). O depoimento de Maria da Saúde de Souza, artesã do Pará, foi gravado em vídeo e transcrito pelo Museu da Pessoa, website dedicado a coletar e a publicar as histórias de vida de milhares de brasileiros. Os depoimentos orais são considerados fontes (A) históricas, pois contêm informações e conhecimentos transmitidos de geração a geração ou a versão pessoal de indivíduos que testemunharam acontecimentos históricos. (B) etnográficas, pois são utilizadas para confirmar as diferenças culturais existentes no interior de uma mesma sociedade, fortalecendo os preconceitos e preservando os privilégios. (C) científicas, pois sua obtenção se dá por meio de entrevistas realizadas por repórteres profissionais, vinculados aos grandes portais de notícias. (D) epistemológicas, pois são documentos certificados por instituições extraoficiais, vinculadas a organismos diplomáticos internacionais. (E) mitológicas, pois as versões pessoais são ratificadas pelos cientistas, comprometendo a credibilidade dos testemunhos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC - 2019)Número Original: 15Código: 7877041

Primeiro semestre

Sentido da importância dos vestígios arqueológicos na construção de narrativas históricas sobre os processos de formação das civilizações americanas pré-históricas.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2019
Exibir texto da questão

No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade científica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia. Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado. O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, pois (A) sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. (B) é uma evidência utilizada nas pesquisas que buscam desvendar a origem dos primeiros povoadores da América. (C) sua descoberta confirma a teoria segundo a qual os primeiros indivíduos do gênero Homo conviveram com dinossauros não avianos. (D) o tamanho de seu crânio e a datação de sua ossada sugerem que o povoamento humano da América ocorreu há cerca de 3,5 milhões de anos. (E) foi possível concluir, por meio de exames de seu DNA, que os povos pré-históricos tinham uma expectativa de vida superior à dos homens modernos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 14Código: 6991595

Segunda Fase

Razões da importância dos documentos históricos na construção dos conhecimentos sobre a colonização da América a partir do início da Idade Moderna.g Aspectos e características dos contatos culturais de povos de todos os continentes no contexto da expansão marítima europeia na Idade Moderna.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

14. Sobre o diário do indígena Chimalpahin, o historiador Serge Gruzinski escreveu: Toda a obra do cronista transborda de anotações que desenham um imaginário planetário, cujas referências nos parecem muitas vezes inesperadas. Dois meses depois de ter evocado o assassinato do rei de França, em 15 de novembro de 1610, Chimalpahin dirige seu olhar para o Japão e anota: “Dom Rodrigo de Vivero, vindo do Japão, perto da China, fez sua entrada na Cidade do México. Fez-se amigo do imperador japonês e este lhe emprestou a fortuna que Rodrigo trouxe à Cidade do México; ele trouxe, além disso, alguns japoneses com ele. Todos estavam vestidos como se vestiam lá, com uma espécie de colete e um cinto em torno da cintura, onde levavam sua katana de aço, uma espécie de espada. Não se mostravam tímidos, não eram pessoas calmas ou humildes, tinham, ao contrário, o aspecto de águias ferozes.” (Adaptado de Serge Gruzinski, As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Edusp, 2014, p. 36.) Considerando o estudo histórico de Gruzinski e seus conhecimentos, a) identifique, a partir do texto, dois aspectos que caracterizam os contatos culturais; b) explique a importância do diário de Chimalpahin para a compreensão do processo de colonização da América.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 1Código: 7506122

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Limitações da metodologia de estudos sobre fósseis na construção da história das sociedades ao longo do tempo.g Importância e significado dos fósseis e da cultura material dos seres humanos para o estudo sobre a história de suas sociedades ao longo dos tempos.g Informações sobre a pré-história americana coletadas pelos pesquisadores através do fóssil de Luzia .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Luzia, com cerca de 12500 anos, é o fóssil humano mais antigo encontrado no território do atual Brasil. À imagem 1 mostra a reconstituição virtual de sua cabeça, realizada em 1999. À imagem 2 mostra a reconstituição virtual de sua cabeça, realizada em 2018, após estudos mais recentes. IMAGEM 1 IMAGEM 2 (https://oglobo.globo.com) a) Defina o que é um fóssil. O que significa “cultura material”? b) Considerando as imagens, cite uma informação que foi obtida pelos pesquisadores a partir do estudo do fóssil de Luzia. Mencione uma limitação desse tipo de estudo.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?