Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Historiografia.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(URCA - 2023)Número Original: 2Código: 12877394

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

(URCA/2023.1) Em seu livro de verbetes História & Memória, o historiador francês Jacques Le Goff escre- veu sobre a predominância e o domínio da corrente his- toriográfica sistematizada no Ocidente. Segundo ele: “A partir do século XVI, a historiografia no Ocidente, a dos eruditos, secundada pela dos universitários, divide a história em três idades: Antiga, Medieval e Moderna, cada um dos adjetivos apenas remete, na maior parte dos casos, a um período cronológico, e o termo moderno opõe-se mais a medieval do que antigo. Finalmente, este quadro de leitura do passado nem sempre corresponde ao que os homens desse passado pensavam.” ax corr Jacques. Segunda Parte - Pensar a História: a ambiguidade de antigo: a Antiguidade greco-romana e as outras. In: História & Memória. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. p. 162). A partir da compreensão ocidental da História, é COR- RETO afirmar que: No século XX, o ponto de vista dos modernos manifesta- se acima de tudo no campo da ideologia cristã. Na construção da modernização do pensamento moral dos ci- dadãos de bem. Ao final do século XIX, a oposição antigo/moderno volta a encontrar-se no campo das artes, em que várias tendências se definem como sagradas na perspectiva cristã. No campo religioso, origina-se a corrente modernista, exaltada pela Igreja como um avivamento do espírito hu- mano, levando a sociedade na direção dos padrões de civi- lidade. A oposição antigo/moderno desenvolveu-se num contexto de passagem das grandes cruzadas, e das disputas religi- osas constituídas no seio da Antiguidade Clássica para o contexto de trevas da Idade Média. A oposição antigo/moderno, que emerge periodica- mente nas controvérsias dos intelectuais europeus desde a Idade Média, não pode ser reduzida à oposição progresso/reação, pois se situa fundamentalmente em nível cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2022)Número Original: 55Código: 11674848

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e X

Classificação dos períodos históricos relacionados aos processos de rupturas das civilizações no tempo e no espaço .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Exibir texto da questão

É uma tarefa difícil realizar um diagnóstico do tempo presente. Definir o presente como “época”? Os marcos canônicos (geralmente de natureza política) variam, sabidamente, ao gosto das experiências nacionais. Na França, na península Ibérica e no Brasil, o marco que define o início da história contemporânea é a Revolução Francesa. Na Alemanha e na Inglaterra, o historiador que se dedica à história contemporânea trabalha preferencialmente com eventos posteriores à Il Guerra Mundial. Contemporânea, na Rússia, é a história posterior a 1918. Na Italia, por sua vez, trata-se do período que advém após o Congresso de Viena (1814-1815). (Adaptado de Helena Miranda Mollo, Sergio da Mata, Mateus Henrique de Faria Pereira e Flávia Varella, Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. Posição Kindle: 107-111.) A partir da leitura do texto, é correto afirmar que a) o recorte temporal de História Contemporânea é natural e consensual entre as civilizações ocidentais e resume o que podemos definir como História do Tempo Presente. b) experiências traumáticas marcadas, por exemplo, pelas duas grandes guerras mundiais, definem nossa experiência de tempo presente e delimitam o início da História Contemporânea. c) as balizas cronológicas da História que definem as periodizações usadas pelas grandes narrativas históricas e livros escolares são de natureza política, variando de acordo com as experiências nacionais. d) os riscos de se construir narrativas múltiplas sobre a história do tempo presente tornam urgente uma revisão histórica que estabeleça balizas cronológicas universais na linearidade do tempo histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2019)Número Original: 21Código: 10006389

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Função da historiografia na análise de obras religiosas e literárias como fontes do saber histórico .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

A seguir observa-se um quadrinho da série Um Sábado Qualquer, do cartunista Carlos Ruas. Sib Cu. A BÍBLIA É A comprovação DE MINHA EXISTÊNCIA! AAAH, POR QUE (VÃO DISSE ANTES? (NÓS TAMBÉM TEMOS OS ossos! — TEOGONIA! POPOL VUH! O MEU SE CHAMA “EDDA POÉTICAN os . . AQUI É O sósevocê NOSSA, O SEU ENCONTRO Lero meu TAMBÉM TEM E o seu um DE LEITURA ANTES. PILÚVIO! APOCALIPSE. EU TAMBÉM — pOS LIVROS MAIS UMA SAGRADOS? DOSE, SHIVA! Disponível em: https:/Awww .umsabadoqualquer.com/cada-um-com-o-seu/ Acesso em: 24/09/2017. O quadrinho mostra vários deuses e seus respectivos livros sagrados. No que tange ao trabalho historiográfico, a abordagem de tais obras deve a) prová-las nas mentiras de seus postulados. b) aceitá-las como são, provas da vontade divina. c) refutá-las, por serem exemplos do “ópio do povo”. d) rejeitá-las, pois não se constituem em fontes históricas. e) analisá-las dentro do contexto da sociedade que as criou.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2020)Número Original: 59Código: 8950384

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido dos estudos sobre diferentes indivíduos e grupos no tempo e espaço
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo —, sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época. DEL PRIORE, M. Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topoi, n. 19, jul.-dez. 2009. De acordo com o texto, novos estudos têm valorizado a história do indivíduo por se constituir como possibilidade de Q adesão ao método positivista. expressao do papel das elites. resgate das narrativas heroicas. acesso ao cotidiano das comunidades. interpretação das manifestações do divino. VOO DO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2015)Número Original: 10Código: 6346532

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido do Brasil na historiografia do professor Sérgio Buarque de Holanda .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação singularmente enérgica do afetivo, do irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se, segundo a análise do historiador, na rigidez das normas jurídicas. prevalência dos interesses privados. solidez da organização institucional. legitimidade das ações burocráticas. estabilidade das estruturas políticas. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?