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1(UECE - 2015)Número Original: 14Código: 7853810

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Características dos seres vivos aquáticos nectônicos.f Características dos seres vivos aquáticos planctônicos.f Características dos seres vivos aquáticos bentônicos.f
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna 1. Coluna 1 . Coluna II CLASSIFICAÇAO DEFINIÇÃO 1. Plâncton ( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas. 2. Nécton ( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). 3. Bentos ( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 2,3,1. B) 1,2,3. CO) 1,3,2. D) 2,1,3.


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2(UFPR- aa - 2015)Número Original: 71Código: 6339761

Primeira Fase

Importância dos mamíferos para o ecossistema .f Importância das abelhas para o ecossistema .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas árvores dependem de animais como macacos e antas. Na agricultura, a produção de muitas culturas depende das abelhas, que estão desaparecendo. Os animais citados no texto, mamíferos e abelhas, atuam, respectivamente, a) na dispersão das sementes e na polinização. b) na dispersão das sementes e no controle de pragas. c) na polinização e na dispersão das sementes. d) no controle de pragas e na dispersão das sementes. e) no controle de pragas e na polinização.


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3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 55Código: 8218

Terceira série

Marinho (Talassociclo) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s): () Nos tios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos. () Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no domínio bentônico. Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda. Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos. () Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral. A sequência correta é: a) FVFVV b) VFVFF c) VFVFV d) FFVVV e) FVFVF


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 13Código: 14720

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Marinho (Talassociclo) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Leia as afirmações seguintes. I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é susten- tada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre. II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é susten- tada pela produção primária do fitoplâncton. Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente. (A) (B) (©) (D) (E) I. Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem. I Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, sendo que os animais precisam se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade. I Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica. I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, o que faz com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem. I. Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não per- mite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.


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5(UECE - 2017)Número Original: 57Código: 7858434

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Definição do conceito de biótopo.t Definição do conceito de cadeia alimentar.t Definição do conceito ecológico de ecossistema .f Definição do conceito de nicho ecológico .f Definição do conceito de habitat .f
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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Ecologia é uma ciência ampla e complexa, direcionada ao entendimento do funcionamento da natureza, que apresenta conceitos especificos utilizados para definir as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. Considerando os conceitos ecológicos, é correto afirmar que A) B) C) D) um ecossistema corresponde a uma regiao de transição entre duas comunidades, onde se encontra grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos. a cadeia alimentar é definida pelas interações entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, pela transferência de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente. analogicamente, um habitat corresponde ao “endereço” de um ser vivo na natureza, enquanto um nicho ecológico pode ser comparado à “profissão” desempenhada por uma espécie em um determinado ecossistema. biótopo corresponde a áreas geográficas sempre localizadas em elevadas altitudes, nas quais vivem determinadas comunidades compostas predominantemente por espécies endêmicas.


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