Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Mineradora Vale
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 3Código: 7507895

Segunda Fase

Interdisciplinar Consequências da extinção de espécies endêmicas pelo acidente ocorrido em Brumadinho para o equilíbrio ambiental do ecossistema.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

3. Leia os três excertos e responda às questões. Texto 1: “Mas cachoeira é barranco de chão, e água se caindo por ele, retombando; o senhor consome essa água, ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma”? Viver é negócio muito perigoso...' (João Guimaraes Rosa, Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 26.) Texto 2: “Chego à sacada e vejo a minha serra, / a serra de meu pai e meu avô, / de todos os Andrades que passaram / e passarão, a serra que não passa. / (...) / Esta manhã acordo e / não a encontro. / (...) / foge minha serra, vai / deixando no meu corpo e na paisagem / mísero pó de ferro, e este não passa.” (Carlos Drummond de Andrade, Boitempo !l. Rio de Janeiro: Record, 1994, p. 72.) Texto 3: “Menor em quilômetros do que o desastre de Mariana, causado pela Samarco, controlada pela mesma Vale, o de Brumadinho é gigante em gravidade: as florestas e rios afetados eram muito mais ricos e importantes para o equilíbrio ambiental, salientam especialistas.” (Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/dano-ambiental-em-brumadinho-ameaca-centenas-de-especies-23424033. Acessado em 06/11/2019.) a) A vida imita a arte. Quando Guimarães Rosa, que se criou nas terras do sertão do Paraopeba, e Drummond escreveram, provavelmente não imaginavam o que ocorreria em Brumadinho e Mariana. Percebe-se uma relação entre um processo de transformação e as expressões “mísero pó de ferro”, em Drummond, e “desfaz o barranco”, em Rosa. Identifique a atividade econômica e descreva o processo de transformação da matéria-prima implícitos nos textos desses autores. b) Em Brumadinho, a lama afetou espécies endêmicas de “florestas e rios” da Mata Atlântica e do Cerrado mineiros, em área da Reserva da Biosfera da Unesco da Serra do Espinhaço. Considerando a possível extinção das espécies endêmicas afetadas, identifique e explique uma consequência biológica para o equilíbrio ambiental desses ecossistemas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UEG - 2020)Número Original: 1Código: 9633354

Primeiro Semestre - Curso de Medicina - Objetiva, Discursiva Específica e Redação - Prova A

Uso de figuras (Biologia).t Consequências do acidente em Brumadinho para o equilíbrio ambiental nos ecossistemas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2020
Exibir texto da questão

No estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) orientou a população e os serviços de saúde sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, como exemplificado a seguir. ORIENTAÇÕES SES-MG CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A LAMA E REJEITOS PROVENIENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO (4) Não consuma alimentos que tenham tido contato com a lama, incluindo alimentos embalados, enlatados ou perecíveis, como frutas, legumes e verduras (4) Evite contato com a agua do Rio Paraopeba atingido pela lama, tanto para consumo (ingestão, preparação de alimentos, higiene) como recreação; Não pesque ou consuma peixes provenientes do Rio Paraopeba; A agua tratada pela COPASA não apresenta risco para saúde humana; O OO Se você teve contato com a água, lama ou alimentos contaminados, e apresentar os seguintes sintomas: vômitos, coceira, tonteira, diarreia, procure a unidade de saúde mais próxima e informe à equipe de saúde sobre o contato, Atenção para as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, elas salvam vidas! » exo É “= Disponivel em: http://www.saude.mg.gov.br/brumadinho. Acesso em: 09 out. 2019. © No estado de Goias, nos dias 19 e 20 de agosto de 2019, a Superintendéncia de Vigilancia em Saude/ Secretaria de Estado da Saude de Goias (Suvisa/SES/GO), juntamente com a Universidade Estadual de Goias (UEG) e com outras instituições realizaram um seminário nas cidades de Goiás e de Goiânia para debater impactos da mineração e desastres, como o de Brumadinho. Ainda sobre o ocorrido em Brumadinho, a equipe de pesquisa liderada pela Profa. Daniela de Melo e Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiviersidade (ICMBio) investigam alterações causadas nas populações humanas pela contaminação do Rio São Francisco. Diante dessas e múltiplas outras demonstrações de preocupação com as consequências do desastre em Brumadinho, enumere os possíveis efeitos decorrentes dos riscos/impactos a seguir: a) risco/impacto - contaminação de rios e sedimentos. (4,0 pontos) b) risco/impacto - contaminação do solo e da atmosfera. (4,0 pontos) c) risco/impacto - alterações nos ciclos de vetores de doenças, hospedeiros e reservas. (4,0 pontos) d) risco/impacto - dano à infraestrutura e às moradias. (4,0 pontos) e) risco/impacto - socioeconômicos. (4,0 pontos)


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?